TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PERFIS DOS INVESTIDORES EM MERCADOS DE CAPITAIS

Por:   •  13/1/2017  •  Artigo  •  4.607 Palavras (19 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 19

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PERFIS DOS INVESTIDORES EM MERCADOS DE CAPITAIS – GESTÃO ESTRATÉGICA DE INVESTIMENTOS

Kleber Akioka Spina¹

Orientador: Prof.ª Esp. Caroline Vieira de Macedo Brasil²

RESUMO

O presente artigo científico visa analisar os Investimentos e o Perfil dos Investidores, com a finalidade de identificar qual é o investimento adequado para cada perfil. No mercado financeiro, sabe-se que os investidores querem obter a maior rentabilidade possível sobre seu capital, sendo que cada um avalia o grau de risco que vai correr e a disponibilidade de tempo do investimento. As análises apresentadas neste trabalho abordam, em sentido amplo, os Fundos e suas classificações, tais como de renda fixa ou de renda variável. A partir daí, existe uma diversidade de tipos que são criados para atender aos diferentes interesses dos investidores, do mais conservador ao mais agressivo. Esse assunto é de suma importância e relevância, pois nos dias atuais, com todas as variações de taxas de juros e a diversificação dos investimentos, devem-se analisar vários aspectos do setor. Entre estes, quais os investimentos mais seguros, que oferecem menores riscos, maiores ganhos e os que trazem perdas financeiras para os investidores e para as empresas. Neste artigo, serão avaliados alguns tipos de Fundos de Investimentos, suas rentabilidades e as respectivas análises sobre rentabilidades, os riscos de investimentos e a correlação entre os perfis dos investidores ao tipo mais adequado de investimento.

Palavras-chave: Gestão Estratégica. Investimentos. Mercado de Capitais. Perfil.

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem por objetivo analisar os Investimentos e o Perfil dos Investidores, com a finalidade de identificar qual é o investimento adequado para cada perfil.

                

__________________________

¹ Graduado e atualmente cursando a Pós-Graduação em Administração e Finanças pela UNINTER.

² Professor(a) e Orientador(a) Acadêmico da FACINTER do Grupo UNINTER.


 

        Os investidores querem obter a maior rentabilidade possível sobre seu capital, porém cada um que aceita o grau de risco que vai correr e a disponibilidade de tempo do investimento.

FORTUNA (2002, p.365) destaca que esta forma de aplicação pela aquisição de cotas de aplicações abertas e solidárias, representativas no patrimônio do Fundo, que têm o benefício da valorização diária.

        Tradicionalmente, e em sentido amplo, os Fundos podem ser classificados como de renda fixa ou de renda variável. A partir daí, existe uma diversidade de tipos que são criados para atender aos diferentes interesses dos investidores, do mais conservador ao mais agressivo.

Esse assunto é de suma importância e relevância, pois nos dias atuais com todas as variações de taxas de juros e a diversificação dos investimentos; é interessante analisar quais os investimentos são mais seguros, que correm menores riscos, os que podem oferecer maiores ganhos e quais estão trazendo perdas financeiras para os investidores e para as empresas.

Verificam-se alguns tipos de Fundos de Investimentos, suas rentabilidades e análises através do cálculo de Desvio Padrão, o percentual da variância e quanto maior essa variância, maior será o risco do investimento e assim identificar a correlação entre os perfis dos investidores ao tipo mais adequado de investimento.

  1. MERCADOS FINANCEIROS E MERCADOS DE CAPITAIS

Em qualquer economia, há indivíduos que poupam e, portanto, dispõem de recursos financeiros excedentes, enquanto outros precisam de recursos financeiros além do que possuem.

Com isso é possível encontrar diferentes classificações para o mercado financeiro na área de Finanças. O mercado financeiro divide-se em duas categorias, sendo Mercado de Crédito e Mercado de Capitais.

Mercado de Crédito

É composto pelo conjunto de agentes e instrumentos financeiros que se envolvem em operações de prazo curto, médio ou aleatório. Tem exemplos dos depósitos à vista, com a possibilidade de resgate a qualquer momento, conforme manifestação de vontade do credor.

Mercado de Capitais

É composto pelo conjunto de agentes e instrumentos financeiros envolvidos em operações de prazo médio, longo ou indeterminado. Tem exemplo das ações. Aplica-se, principalmente, ao financiamento de capital fixo e a financiamentos especiais, como habitação.

Os tipos de mercados envolvem títulos públicos, CDIs, e em mercado cambial. Também destina-se para controlar a liquidez monetária da economia.

Nesse mercado as instituições financeiras atuam como facilitadora na realização de negócios, cobrando sempre uma comissão. A instituição financeira não empresta e nem capta recursos em seu nome.

Mercado Financeiro

Predominantemente, nesse mercado, os bancos centralizam a oferta e a procura de mercado de capitais e atuam como partes nas intermediações. Assim, os bancos assumem os riscos das operações.

As instituições financeiras atuam como parte na intermediação podendo ser o sujeito ativo ou passivo nas operações. Pode-se dizer que depósitos e conta corrente são exemplos de operações passivas e empréstimos e financiamentos são exemplos de operações ativas.

Como o banco precisa assumir o risco da operação cobra uma taxa de juros superior à taxa contratada para cobrir suas despesas e também obter lucro. Essa diferença entre os valores pagos pelos tomadores e o dinheiro captado chama-se spread.

2. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN

A complexidade das economias modernas faz com que não seja possível que a transferência de recursos se dê diretamente entre os agentes econômicos, sendo necessária a intermediação de instituições especializadas que fazem parte do mercado financeiro.

Essas instituições formam o setor de intermediação financeira da economia.

 

É o conjunto de instituições que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores para os tomadores, sendo compostos por órgãos normativos, fiscalizadores e intermediário-auxiliares financeiros. (GITMAN, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com