TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE 1

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

10



  1. INTRODUÇÃO

Com base nos estudos realizados em Ciências Contábeis neste primeiro semestre, como solicitado, foi realizado, entrevistas a uma contabilidade e uma empresa. De posse das respostas é possível identificar as ferramentas utilizadas para a realização do trabalho, tanto na empresa quanto na contabilidade. Pelo relato das respostas nota-se o grau de importância atribuída ao conhecimento adquirido. A experiência no ramo, juntamente com os problemas a serem solucionados é que fazem valer a teoria que a contabilidade proporciona, pois sem isso dificilmente haveria um alvo ou meta a seguir.

O reconhecimento e valor da contabilidade é o resultado eficiente do processo dependendo a forma que foi aplicada, pois há muitos que usam dessa ferramenta para enganar, fazendo com que os resultados sejam alterados em benefício próprio. Não vem ao caso das entidades a seguir indagadas. Pelo contrário a preocupação é deixar em dia suas contas, evitando problemas com a lei. Ao prezar pelo nome, muitas entidades buscam adequar-se com normas legais de prestação de contas, muitas até publicam oficialmente para gerar credibilidade.

A contabilidade faz valer a transparência dos dados apontados. Neste trabalho veremos na prática o conhecimento da teoria aplicada, a fim de relatar os principais pontos relevantes utilizados tanto na contabilidade quanto na empresa para manterem-se ativos.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Questionário e respostas ao prestador de serviços contábeis.

  1. Qual a formação do responsável pela contabilidade?

R: Contador.

  1. Qual o tempo de atuação na profissão?

R: Sete anos.

  1. Porque escolheu a profissão contábil?

R: Escolhi contabilidade, pois gosto disso, me identifico com a matemática e os cálculos. Gosto de desafios, pois eles me sustentam na profissão.

  1. Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação?

R: Sim, foi importante ter realizado.

  1. Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação?

R: Sim, isso me fez ter a certeza que era isso mesmo minha profissão.

  1. Qual a importância da profissão contábil na sociedade?

R: A contabilidade é fundamental como instrumento de gestão e controle patrimonial, bem como, geradora de uma infinidade de informações de caráter gerencial e tributário e sendo também uma exigência legal que trás benefícios sociais, enquadra-se perfeitamente nos citados conceitos. Com esta visão o contabilista deve ser considerado um dos profissionais de maior relavência na sociedade, cujo trabalho quendo realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, tem forte influência positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontamente na vida das pessoas.

  1. Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?

R: As três devem andar juntas, pois uma depende da outra e ao mesmo tempo trabalhar com ética e respeito, somente assim obterão excelentes resultados.

  1. Como está composto o seu mix de clientes? Qual o percentual de clientes indústria, comércio ou prestação de serviços?

R: Comércio 45% Indústria 15% Serviços 40%.

  1. Quais demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?

R: Demonstrativo de Impostos, fluxo de Caixa, Balancete.

2.2 Discussões sobre as respostas do contador.

Avaliando as respostas do responsável da contabilidade identificamos o compromisso que tem assumido perante aos seus clientes. Principalmente a dedicação em cuidar do patrimônio alheio. Não basta apenas uma formação na área para uma boa atuação. Acima de tudo a satisfação em prestar este tipo de serviço faz com que ambas as partes, tanto empresário e contador somam esforço para realizarem um bom trabalho.

Além da formação o contador possui cursos de extensão, frisado ser muito importante para sua formação e pelo visto indispensável no seu trabalho do dia-a-dia. O gosto pela atividade é que mantém sua atividade. Atender os clientes é sua satisfação e compromisso. Embora tenha começado a pouco tempo no ramo, possui quantidade razoável de clientes atendidos mensalmente. O foco do trabalho esta voltado na transparência das informações, na legalidade dos dados fornecidos para os interesses governamentais e empresarias.

A prática dos conhecimentos adquiridos é essencial para exercer a contabilidade de forma justa e eficaz, assim pode fornecer dados coerentes da situação real. Segundo as respostas obtidas no questionário, conhecimento e compromisso não faltam na realização das tarefas. Tudo isso é aliado para o retorno do esforço e dedicação, empregadas em cuidar do patrimônio através de informações exatas contidas em relatórios apresentados.

De modo geral, percebemos que não basta haver conhecimento, dedicação e esforço, precisa-se ganhar acima de tudo a confiança de quem contrata seu trabalho. Depois disso começa a aumentar a clientela, não pelo trabalho executado, mas pelo nome da contabilidade em jogo. Quanto mais lucro a empresa obtiver pelos seus relatórios e sugestão de decisões tomadas, o espaço na área contábil vai aumentado. A credibilidade do contador é um fator levado em consideração nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com