TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Por:   •  2/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

Custos diretos

São aqueles que podem ser identificados   por direito de um produto, linha produto, centro de custo ou departamento. Não é preciso realizar rateio.

Ex.: Matéria-prima, mão de obra que seja ligada diretamente ao produto.

 Os custos diretos possuem a propriedade de ser mensuráveis de forma maneira objetiva. Os custos são qualificados aos produtos, individualmente considerados.

Os custos diretos são todos aqueles custos individualizáveis com respeito ao produto e/ou serviço, identificam com a produção, mantendo a correspondência proporcional. Uma medição é necessária para determinar estes custos.

APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DIRETOS

Para se conhecer consumo de materiais, é preciso que a empresa mantenha um sistema de requisições, para saber sempre para qual produto foi utilizado que foi material retirado do Almoxarifado.

Já para o consumo de mão-de-obra direta, é necessário, que a empresa tenha o que chamamos de sistema de apontamentos, para ter conhecimento de qual operário trabalha em cada produto e/ou serviço no período e por quanto tempo.

Nas empresas de serviços, fazemos o acompanhamento pela ordem de serviço, anotando os custos de mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados.

CUSTOS INDIRETOS

Não pode se apropriar diretamente do bem e/ou função de custo. São apropriados para os portadores finais por critérios pré-determinados, como por ex.:  mão-de-obra indireta, rateada por horas, gastos com energia, com base em horas/máquinas.

Atribui a parcelas de custos por meio de critérios de rateio. É o mais comum a muitos tipos diferentes de bens, sem poder separar a parcela referente a cada um. Ou ainda pode ser colocado como aquele custo que não pode ser identificado diretamente ao produto, linha de produto, centro de custo.

Apenas mediante aproximação podem ser atribuídos alguns critério de rateio.
Mão-de-obra indireta: são auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços.
Materiais indiretos: são materiais auxiliares de produção, ou como produto é irrelevante.
Outros custos indiretos: são os custos do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, manutenção de equipamentos.

Terminologia Contábil Básica

Vamos definir alguns termos contábeis.

Gasto
Sacrifício financeiro para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, representa a entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro). Compromisso financeiro de uma empresa na ação de bens ou serviços. Podendo ser definido como gasto de investimento, quando o mesmo for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando for consumido no momento da produção ou do serviço que a empresa realizar. Podendo o gasto de consumo converter-se em custo ou despesa.

 Desembolso

Pagamento pela aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer a qualquer momento da entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.

Investimento

Gasto ativo pela função da vida útil do bem adquirido que poderá gerar benefício no futuro.  São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização. O consumo na fabricação de um produto ou na realização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisões administrativas ou de vendas gera uma despesa. Exemplos: Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período de Greve, Estoque Obsoleto, etc. 

Despesa

Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Considere uma compra de uma matéria-prima.  Ao abastecer o estoque de matéria-prima, temos um investimento ao requisita-lo do estoque e aplicá-lo na produção, temos a ocorrência do custo. Ao concluir o produto e estoca-lo para venda, temos novamente um investimento no estoque (estoque de produtos acabados). Para realizar a venda do produto, os gastos incorridos serão considerados despesas, como também os gastos incorridos na administração da empresa.
Assim, os custos são a parcela do gasto ligado à produção, como mão-de-obra da área fabril. Despesa é a parcela do gasto não ligado à produção, como mão-de-obra dos departamentos de administração e de vendas, comissões de vendedores, aluguéis de escritórios etc.

Despesas Operacionais

São os gastos necessários à manutenção.

Despesas Não-Operacionais

As transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Receita

Entrada de elementos para o ativo sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, que são normalmente a venda de bens ou serviços. 

Ganho

Resultado líquido de transações ou situações não relacionados as operações normais da entidade.

Lucro/Prejuízo

Diferença positiva negativa entre receita e despesa.

Custeio

Apropriação dos custos ao produto.

Custo

Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção. São os gastos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa. 

Exercícios

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo (C), Despesa (D) ou Perda (P), seguindo a terminologia contábil:

(I) Compra de matéria-prima

(C) Consumo de energia elétrica

(C) Utilização de mão-de-obra

(C) Consumo de combustível

(C) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(I) Aquisição de máquinas

(D) Depreciação das máquinas

(C) Comissões proporcionais às vendas

(C) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(D) Depreciação do prédio da Empresa

(C) Consumo de matéria -prima

(C) Aquisição de embalagens

(D) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

(C) Remuneração do tempo do pessoal em greve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (127.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com