TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Frequentemente estamos tomando diversas decisões: a que horas acordar, que chegar no trabalho, comprar ou não alguma coisa. Claro que certas decisões, necessitam de uma análise mais profunda, pois uma decisão importante mal tomada pode prejudicar muitas coisas ou toda uma vida.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração em suas tomadas de decisões dentro de uma entidade. Evidentemente, o processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa mas também á outros fatores como:

Investidores: é por meio dos relatórios contábeis que se identifica  a situação econômico-financeira da empresa, assim facilita os investidores em certas tomadas de decisões

Fornecedores e bens de serviços a credito: Usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora

Bancos: Utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limites de créditos, etc

Governo: Usa os relatórios não só coma finalidade de arrecadação de impostos, mas também como fonte de dados estatísticos.

Sindicatos: Utilizam os relatórios para analisar a produtividade do setor , fator importante para negociações de reajuste de salario

Outros interessados: Funcionários, órgão de classe, as pessoas, clientes, concorrentes, CRC’s CFC, etc

A função básica de contador é produzir informações importantes aos usuários da contabilidade para as tomadas de decisão

Infelizmente em nosso país a função do contador acabou seno distorcida, e este ficou conhecido, apenas, para satisfazer as ordens do fisco.

O objetivo principal da contabilidade é permitir aos seus usuários as informações econômica e financeira das entidades.

A contabilidade surgiu basicamente da necessidade dos donos de bens de patrimônio, que desejavam mensurar, acompanhar e controlar suas riquezas. Com o passar dos anos novas pessoas e funções foram surgindo neste meio tais como, os banqueiros, fornecedores, clientes, governo, a compra de mercadorias a prazo, etc, e assim chegou-se hoje a situação moderna da economia e com ela a expansão da contabilidade que não está mais centrada nos “donos”.

Hoje a contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades para os profissionais que a ela se dedicam. É este profissional que lida com o patrimônio das empresas e instituições, passando as informações econômicas e financeiras da empresa para seus responsáveis e assim, estes tomam as decisões cabíveis para a entidade.

Com esta expansão da contabilidade e dada a sua importância ao profissional dela, o contador, aumentou muito a demanda por profissionais qualificados que conheçam as normas e os padroes da contabilidade internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com