TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Por:   •  18/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.631 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

fagno borges glória

CONTABILIDADE APLICADA: BALANÇO SOCIAL

[pic 4]

Porto Alegre do Norte – MT

2015

fagno borges glória

CONTABILIDADE APLICADA: BALANÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Contabilidade áreas diversas, contabilidade do setor público, contabilidade social e ambiental, Seminário VI.

Professores: Carla Patricia Rodrigues Ramos, Valdeci da Silva Araujo, Regiane Alice Brignoli Moraes, Debora Cristiane Barbosa Kirnev.

        

Porto Alegre do Norte – MT

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................        4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................        5

2.1 BALANÇO SOCIAL        5

2.1.1 Histórico CONAB        8

2.1.1.1 Personalidade Jurídica        9

2.1.1.2 Contratação de pessoal        11

2.1.2 Finalidade e Objetivos da Criação da CONAB        13

2.1.3 Normas que regem os aspectos contábeis        14

2.1.4 Instrumentos Acionados        14

2.1.5 Cooperativa da Região        15

2.1.6 Empresas da Região        17

2.1.6.1 Vantagens e Desvantagens         17

2.1.7 Indicadores existentes        17

3CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................        21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................        ...................................22

1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual foi elaborada com o objetivo de  compreender como ocorre a contabilidade aplicada com relação ao balanço social, o que é. Qual o objetivo de sua criação, sua relevância mediante as organizações que o elaboram.

Foi realizada uma analise detalhada quanto ao balanço social da Cooperativa CONAB indicada na orientação do portfólio onde, foi possível conhecer sua história, personalidade jurídica, finalidades e objetivos bem como foi possível compreender as normas que regem a contabilidade, e as ferramentas utilizadas para efetivar as políticas de sustentação da renda de seus associados, produtores rurais.

O trabalho ainda objetivou realizar uma analise regionalizada localizando qual a principal cooperativa da região, e quais as vantagens  e desvantagens proporcionadas por esta, observando a incidência de empresas rurais na região. E por fim realizando uma analise detalhada do Balanço Social da CONAB de 2013 quanto aos acréscimos e decréscimos dos exercícios apresentados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BALANÇO SOCIAL

Balanço social é um termo utilizado para denominar a demonstração publicada anualmente (em geral) pelas organizações, onde são agrupados uma série de dados sobre suas ações sociais, projetos e benefícios direcionados aos seus próprios colaboradores, investidores, e para a comunidade na qual está inserido com foco de ser analisado por analistas de mercado e acionistas. (DEGRAF, 2013)

É geralmente visto como uma ferramenta de avaliação e multiplicação da exibição da responsabilidade social de grandes empresas.  (DEGRAF, 2013)

Para Degraf (2013) o balanço social de uma a empresa deve evidenciar o que a mesma faz em prol de seus colaboradores, dependentes, e de um modo geral pela comunidade, deve ainda estar evidenciada a forma com que estas atividades contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos de forma transparente.

A principal função do balanço social é expressar publicamente a forma com que sua responsabilidade social faz a diferença para esta comunidade, de modo que construa ligações proveitosas entre a sociedade, a organização e o meio ambiente. (DEGRAF, 2013)

O balanço social ainda considerado uma ferramenta que, quando construído por múltiplos profissionais, tem a capacidade de apontar e conferir a apreensão da organização para com a comunidade, as pessoas e a vida em geral.  (DEGRAF, 2013)

Segundo Degraf (2013), a origem do Balanço Social ocorreu durante a década de 1960, nos Estados Unidos da América e na Europa, após a população repudiar a guerra do Vietnã, o que originou uma agitação de boicotagem quanto à aquisição de produtos e ações relacionadas e originadas de companhias ligadas ao conflito.

Foi a partir desse período que as comunidades e a sociedade de um modo geral passaram a exigir uma nova postura ética das mais diversas instituições empresariais e estas passaram a oferecer uma prestação de contas com relação a suas ações e objetivos sociais.  

No Brasil o balanço social ganhou destaque durante a década de 1970, originando as movimentações entre as organizações empresariais do país, no entanto, foi apenas alguns anos depois, na década de 80 que um número pequeno de organizações iniciaram a divulgação  do Balanço Social tornando-se pioneiras em tal.

Nos anos seguintes, mais e mais empresas se interessaram pelo balanço social, vislumbrando no mesma uma possibilidade de ganhar destaque e se divulgar, ganhando a simpatia popular como uma empresa preocupada com os aspectos sociais. Na década de 90, as organizações que passaram a apresentar seus balanços sociais aumentaram. (DEGRAF, 2013)

As pioneiras na apresentação do Balanço Social no Brasil foram:

Nitrofértil

Empresa estatal da Bahia, realizou o balanço social em 1984, foi considerado o primeiro documento brasileiro do gênero.

Sistema Telebrás

Também no mesmo período publicou em meados da década de 80.

Banespa

Realizou o balanço social em 1992

Fonte: DEGRAF, 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (615.6 Kb)   docx (341 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com