TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.179 Palavras (33 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ERNANE SILVA PESSOA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º SEMESTRE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL

[pic 2]

Lagoa da Prata - MG 2014

ERNANE SILVA PESSOA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5º SEMESTRE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL

Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para complemento das atividades do 5º semestre do curso de Ciências Contábeis, abordando o tema Gestão Industrial.

[pic 3]

Lagoa da Prata - MG 2014


SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        DESENVOLVIMENTO        

3-        CONCLUSÃO        

4-        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar de forma clara e direta todo o cenário econômico de uma determinada empresa, onde, cada vez mais, a necessidade de criar novos meios de reduzir custos, pois é desta forma que, ela pode enfrentar a concorrência e algumas instabilidades para se manter no mercado.

O referido estudo irá nos auxiliar sobre a importância do controle de custos para as organizações. Desta forma, termos a possibilidade de conhecer as definições conceituais dos métodos de custeio, isso significa que iremos abordar separadamente os sistemas de acumulação de custo, custos, diretos, indiretos, saberemos também como proceder com o rateio dos custos e também abordar o ponto no que diz respeito aos produtos em processo e produtos prontos.

Teremos também a oportunidade de conhecer as Unidades Equivalentes de Produção, assim, entender melhor, como devem ser feitas. Outro ponto importante neste trabalho refere-se a formação do preço de venda, onde, muitas pessoas, empresários não tem o conhecimento necessário para chegar ao resultado esperado, com isso, pode gerar prejuízos para a empresa. Assim, estudaremos a forma correta que deve ser feito a formação do preço, tanto com base no preço de custo, como com base no preço de venda, lembrando sempre que, esta formação de preço é determinante para o crescimento da empresa.

Outro ponto importante trata sobre os impostos incidentes na cadeia de produção e venda dos produtos. Este assunto, já foi abordado anteriormente, porém tentaremos abordar um pouco mais, de forma a esclarecer toda e qualquer dúvida que possa surgir, assim, falaremos mais precisamente sobre os impostos que incidem sobre as vendas, tais como o IPI, que incide sobre o faturamento, Temos também outros impostos sobre as vendas, no qual podemos citar o ICMS e temos ainda as contribuições sobre as vendas, neste caso o PIS, COFINS e a CONTRIBUIÇÃO SOCIAL, entre outros.

Vamos ainda estudar um pouco sobre a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, com isso tentaremos entender melhor estes dois pontos, saber como funcionam, qual impacto na empresa e com isso saber trabalhar de forma mais organizada para o crescimento da empresa.

Por fim, um ponto que também já foi abordado anteriormente, mas que não é menos importante que os demais, vamos falar também sobre a importância de um sistema integrado que gere informações confiáveis para a empresa, sendo que, é através destas informações que saberemos como está o mercado, se pode ser feito algum investimento, etc.

Finalizando, este trabalho irá nos ajudar muito a entender um pouco mais o mercado e a gestão industrial, assim teremos o conhecimento a noção mínima de como deve ser feito o controle da empresa para que a mesma possa gerar lucros e se estabilizar no mercado.

Por fim, entendemos que todo o embasamento abordado aqui irá nos fornecer grandes informações, com isso poderá promover o controle e evitar falhas, garantindo assim, o crescimento da empresa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para iniciarmos o nosso estudo, como já foi informado acima, iremos abordar os pontos relevantes para o bom controle de uma gestão industrial segura e eficaz. Com iniciaremos o nosso estudo tratando primeiramente das DEFINIÇÕES CONCEITUAIS, e com isso, o nosso primeiro ponto seria o SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTO. Digamos que este estudo, se considerarmos o ciclo operacional e o processo produtivo, a empresa tem condições de escolher o sistema de acumulação de custo que interage com o seu processo produtivo. Ou seja, o sistema de acumulação custo destinado a uma empresa que trabalha no ramo de atividade de produtos manufaturados por encomenda, por exemplo, utiliza-se do sistema de acumulação por ordem.

Caso a empresa tenha um fluxo continuo de operações na produção de seus produtos, deverá utilizar o sistema de acumulação por processos. O sistema de acumulação de custos é utilizado para indicar quais os caminhos para que seja feita a coleta, o processamento e a saída das informações para o custeamento dos produtos. Mas, independentemente do sistema de acumulação de custos adotado, temos que ter o conhecimento que, alguns critérios de acumulação das informações, sobre os produtos e os custos industriais, devem ser observados para facilitar o sistema de coleta, armazenamento e tratamento dos dados. Com isso temos que seguir alguns pontos importantes para não termos problemas no controle. Assim, temos que nos atentar qual aos seguintes pontos: Estrutura do Produto, Processo de Fabricação, Atividades, Unidade de Acumulação de Custo, Departamentos Fabris ou Departamentos Administrativos e a Acumulação de dados.

Basicamente, a Estrutura do Produto nada mais é que a identificação de todos os materiais que compõem cada produto fabricado pela empresa. Ou seja, a Estrutura é determinante para que se tenha um real controle de todos os produtos existentes na produção do produto que a empresa trabalha. Já o Processo de Fabricação, pode-se dizer que são as identificações de todas as operações necessárias para a produção de cada produto, indicando os processos e departamentos que atuarão sobre o produto.

Quando tratamos sobre as Atividades, estamos dizendo que se trata da menor estrutura organizacional que produz um bem ou serviço internamente, isso tanto para o produto ou para o período, e que consome recursos pata atingir seu objetivo. A Unidade de Acumulação de Custos são toso os gastos contabilizados dentro dos centros de custos. Estes centros podem ser tanto uma atividade como um departamento, isso irá depender da estrutura organizacional que a empresa adota. Departamentos Fabris ou Departamentos Administrativos são aqueles que estão dentro das empresas, e, assim, existem departamentos que têm atividades tipicamente administrativas. Assim, é possível que a empresa tenha outras áreas e departamentos que são merecedoras de centros de acumulação de custos, que apresentam dificuldades de classificação quanto a sua atividade específica, podendo ser de caráter industrial ou administrativo. A Acumulação dos Dados é utilizada para evidenciar os principais aspectos dentro dos sistemas de acumulação de custos, neste caso vamos trabalhar com os dois sistemas que estão situados nas extremidades das possibilidades sistêmicas de tratamento dos dados de custos, assim, estaremos falando da acumulação por ordem e da acumulação por processo, podendo assim se ter a utilização dos dois de forma denominada híbrida ou por operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)   pdf (332.2 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com