TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO 9

4. REFERENCIA 10.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tende a enfocar que toda e qualquer empresa deve estar preparada para enfrentar o mercado externo que é mais exigente do que o comercio interno. Neste contexto é bom ainda frisar que a empresa nacional para exportar seus produtos deve passar por um processo de seleção de sua produção adequando sua produção ou produtos às exigências internacionais, não esquecendo sobretudo de um fator predominante no que tange o preço de mercado, ou seja produzir produtos de boa qualidade com preços acessíveis possibilitando a concorrência no mercado externo. 
         No contexto do trabalho e importante comentar que a empresa produtora deve se preocupar também com a questão administrativa e burocrática interna afim de cumprir com as exigências fiscais e contábeis, tendo em vista que as exigências fiscais são diversificadas e cobra do profissional de contabilidade amplo conhecimento afim de orientar os diretores da empresa produtora, alem disso os próprios diretores, sócios ou acionistas devem incondicionalmente estar bem entrosados com a legislação externa afim de evitar sérios danos à sua empresa.
Por fim, entendo que é de suma importância que diretores, sócios ou acionistas tenha levantamentos financeiros.

O ser humano em geral passa boa parte de sua vida tomando decisões e o nível de sucesso obtido a partir dessas escolhas é um dos determinantes de sua motivação e satisfações pessoais. Desta forma podemos dizer que o homem é, em parte, fruto das escolhas que faz, e como estamos pessoal ou profissionalmente cercados por problemas que nos desafiam constantemente, se faz necessária a resolução de problemas, e os mesmos são resolvidos a partir de decisões tomadas formal ou informalmente.

E valido afirmar que a decisão pode ser considerada como um conjunto de ações eleito por quem decide como o meio mais eficaz disponível para alcançar o objetivo, ou objetivos, o qual se está enfatizando para resolver o problema que o preocupa.


A empresa Indústria e Comercio de Polpas e Sucos Naturais LTDA está passando por um dilema, á partir de uma proposta em uma feira internacional de produtos feitos a base de polpas e sucos, de uma distribuidora da Ilha de Malta da cidade de Valletta, para produzir mensalmente 11.000 mil quilos de polpas, ao preço de R$3,00 (Três Reais) por quilo com isenção de impostos diretos, tal distribuidora exige que a INDUSTRIA E COMERCIO DE POLPAS SUCOS NATUARAIS LTDA seja transformada em S/A e que as demonstrações contábeis sejam enviadas mensalmente obedecendo as normas internacionais de contabilidade, como também anseia que a Indústria e Comercio de Polpas e Sucos tenha uma taxa de retorno do patrimônio liquido de no mínimo 15% ano e a, imobilização dos recursos permanentes não superior a 70%, e também o contador da empresa terá que ir semestralmente até a sede da distribuidora na Ilha de Malta, para explicar o desempenho da Industria para detalhar o planejamento para os próximos seis meses e o detalhe é que esta apresentação deverá ser feita no idioma maltês.
O que acontece é o seguinte, que a empresa Indústria e Comercio de Polpas e Sucos Naturais LTDA, produz e comercializa diretamente ao comercio varejista, e com a demanda do mercado brasileiro para 2011, a empresa aumentará sua produção em 15% sobre 2010, e espera que o mercado aceite o preço de R$-5,00 por quilo de polpa, com impostos diretos de 6%. No entanto sua capacidade atual considerando prédios e maquinas, permite o aumento da produção em 20% independente do mix de produtos.
Todo esse processo por se tratar de um mecanismo que envolve indivíduos, o processo decisório, não é o fim, mas sim um meio para que esses indivíduos atinjam seus objetivos. No entanto o mais importante que atender o processo decisório é aplicá-lo para o comportamento do decisor. 
No momento da decisão, é necessário que se tenha claro o objetivo ou os objetivos permanentes do decisor ou da companhia, desta forma as decisões são mais seguras e duradouras, uma vez que o objetivo que a substanciou é de pouca mutação. Desta forma as escolhas não se baseiam apenas em fins particulares, mas também nas expectativas de fins que podem ser alcançados em outro momento. O problema central do decisor está no fato de que, uma vez compreendido o problema, é necessário que se façam a escolha das alternativas. O que determina o sucesso de uma decisão é o caminho que o decisor escolheu seguir para levar a cabo a solução de seu problema. A estrutura do processo de decisão são: 
a) A identificação do estudo problema, 
b) Levantamento de alternativas e ações, 
c) Estrutura das alternativas para o estudo e a tomada de decisão. Na pratica, alguns investimentos possuem retorno mais certo que outros, mas nenhum garante com total certeza o resultado pretendido. A empresa sendo considerada como a soma de ativos, possui como risco de seu empreendimento a soma dos riscos individuais desses ativos considerados separadamente, e a utilização desse percentual de risco como regra para os demais projetos certamente proporcionará decisões equivocadas.

2. DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS 

BALANÇO PATRIMONIAL (BP)
É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade em determinada data representada, podendo assim dizer, uma posição estática da mesma. O balanço apresenta ativos (bens e direitos) e passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. 

DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE)
Importante demonstração contábil, cujo objetivo é relacionar, de forma sistematizada, todas as receitas e todas as despesas (contas de resultado) da empresa durante o exercício social, a fim de apresentar o resultado final do período(lucro ou prejuízo).

DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS (DLPA)
O objetivo dessa demonstração é evidenciar todas as alterações sofridas pela conta de lucros (ou prejuízos) durante determinado exercício social. Com isto ela procura mostrar de forma bastante clara como a empresa chegou a determinado resultado, salientando as principais mutações ocorridas.

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LIQUIDO (DMPL)
No Brasil, a lei de sociedade por ações aceita tanto a demonstração das mutações do patrimônio liquido, quanto a de lucros ou prejuízos acumulados, sendo que a primeira é mais completa, contendo, inclusive, contendo uma coluna com os dados da demonstração dos lucros e prejuízos acumulados, esta porém sendo obrigatória pode ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio liquido.

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)
Procura evidenciar a origens de recursos que ampliam a folga financeira de curto prazo (ou o capital circulante liquido) e as aplicações de recursos que consomem essa folga. Com o advento da Lei 11. 638/07, que altera o dispositivo da Lei nº 6.404/76, essa demonstração foi substituída pela Demonstração do Fluxo de Caixa.

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)
É um demonstrativo que tem como objetivo evidenciar a origem de todo o dinheiro que entrar no caixa e também a aplicação de todo o dinheiro que sair dos cofres da empresa.

DEMOSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)
Esta demonstração representa o quanto de riqueza uma empresa produziu de que forma essa riqueza foi distribuída entre empregados, governo, acionistas, financiadores de capital etc. e quanto ficou retido na empresa. 



PARECER DE AUDITORES INDEPENDENTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com