TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AVANÇADA I

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Introdução........................................................................................................03

2. Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários e Outros Ativos. ..........04

3. Reestruturação Societária – Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas...................05

4. Contabilização do Imposto de Renda e Contribuição Social – Imposto de

Renda Diferido.........................................................................................................07

5. Juros Sobre Capital Próprio.......................................................................................08

6. Conclusão..........................................................................................................09

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................10

1-INTRODUÇÃO

O processo aprendizagem inerente à disciplina Contabilidade Avançada enseja o estudo, a pesquisa e o debate acerca de alguns conhecimentos considerados complexos e estratégicos no contexto dessa importante ciência social, que é a Contabilidade

A Contabilidade sempre evolui e se modifica ao decorrer dos tempos, neste sentido, os profissionais contábeis devem estar atentos às novidades, modificações e até mesmo se aprofundar ao que já se tem.

Sendo assim serão desenvolvidos neste trabalho os principais pontos de discussão da disciplina, através da produção de uma lista de verificação e uma apresentação com os conceitos elementares e formas de contabilização com assuntos referentes à Contabilidade Avançada.

2-APLICAÇÃO DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIARIOS E OUTROS ATIVOS

O principal documento técnico relativo ao assunto é o pronunciamento emitido pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis, CPC 14. O qual foi revogado e substituído pelos pronunciamentos CPC 38- Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, CPC 39-Instrumentos Financeiros: Apresentação e CPC 40- Instrumentos Financeiros: Evidenciação.

As empresas tem que gerenciar seus recursos financeiros com a eficácia e eficiência, para otimizar suas atividades. Principalmente no Brasil, onde o custo do capital é superior em relação aos padrões mundiais. Sabendo disso, os gestores financeiros de uma empresa, têm a constante preocupação de procurar as melhores alternativas de aplicação.

TITULOS DE CRÉDITOS E CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL

Há de se exemplificar como letras de cambio, certificados de depósito bancário, etc. Esses são papéis emitidos por entidades financeiras. Debêntures são papéis emitidos por entidades não financeiras com o objetivo de capitação de recursos no mercado financeiro. Estes papéis têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixado. São classificados como valores a receber de clientes e podem ser de curto, médio ou longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas, que são: Duplicatas a Receber, Clientes, Valores a Receber, etc.

VALORES MOBILIÁRIOS E CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL

São papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de fração de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio. A classificação contábil está diretamente relacionada ao grau de liquidez do título. Quanto maior o grau de liquidez, mais ele se aproxima da classificação em disponibilidades. Quanto menor o grau de liquidez, mais se aproxima de ser classificado como investimento.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS E CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL

Aplicações de recursos de natureza monetária representados por direitos ou títulos de credito, com vencimentos e taxas pré ou pós-fixada. As taxas de rendimentos são diretamente contratadas. Exemplos:

• Depósito a prazo fixo;

• Certificado de depósito bancário;

• Caderneta de poupança;

• Debêntures conversíveis ou não em ações.

INVESTIMENTOS E CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL

São aplicações de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimentos ou taxas de rendimentos predeterminada. O rendimento oscila conforme cotações de preços de compra e venda. Exemplos:

• Ações adquiridas ou cotadas em bolsas de valores;

• Investimento em ouro;

• Fundos de ações.

3-REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESAS

Atualmente especialistas afirmam que nas últimas décadas com a economia globalizada alguns investidores tiveram excelentes oportunidades para grandes ganhos de capital com a chamada compra alavancada de empresas.

Os processos de aquisição e fusão de empresas podem envolver valores elevados e aliando isso à complexidade dos aspectos operacionais e legais na maioria dos processos de negociação para aquisição ou fusão de empresas justifica a contratação de profissionais especializados como, por exemplo, advogados, auditores, consultores e contadores.

INCORPORAÇÃO

Segundo o artigo 227 da Lei 6.404 incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Devendo obedecer às formalidades gerais já expostas (arts. 223 a 226).

Na incorporação, as sociedades incorporadas deixam de existir, mas a empresa incorporadora será a sucessora de suas personalidades jurídicas, direitos e obrigações.

FUSÃO

É a união de duas ou mais sociedades que se extinguem formando uma nova e única grande empresa, que as sucede em direitos e obrigações, e está descrita na Lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com