TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º SEMESTRE

ADEC 1

CONTABILIDADE COMO CIÊNCIA SOCIAL

PIRACICABA, SP

AGOSTO, 2014

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º SEMESTRE

SUMÁRIO

        

1 INTRODUÇÃO        

2 CIÊNCIA        

2.1 O que é Ciência?        

2.2 Classificação da Ciência        

2.3 Ciência social        

3 ORIGEM DA CONTABILIDADE        

4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS        

4.1 Ciências Contábeis, como Ciência Social        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

        

        O presente trabalho fundamenta-se em uma breve pesquisa sobre a ciência e também, peculiarmente sobre a ciência contábil. Caracteriza-se em esclarecer alguns conceitos e principalmente, em apresentar a contabilidade como uma ciência social e a justificativa referente a esta colocação.

        Este estudo apresenta três pontos importantes: Conceito da Ciência e sua Classificação, a Ciência Contábil sendo considerada uma Ciência Social e por fim, a conclusão do grupo.

2 CIÊNCIA

2.1 O que é Ciência?

Ao longo da história da humanidade, várias definições foram dadas à palavra ciência. Segundo Sérgio de Iudícibus, o conceito de ciência “é um conjunto de conhecimentos sistemáticos sobre os fenômenos de uma mesma natureza e das leis que os regem, obtido por meio de investigação, raciocínio e experimentação intensiva, capaz de ser submetida à verificação”.

Logo, a ciência é chamada de construtivista, ou seja, possui elementos racionalistas (uso da razão) e empiristas (experimentação).

As teorias podem ser criadas, aperfeiçoadas, ou até abandonadas, para que a quantidade e a qualidade dos conhecimentos sejam ampliadas. Entende-se que as ciências passam por processos de renovação e estão sujeitas a mudanças no tempo e no espaço, desta forma, não apresentam um conhecimento cientifico absoluto ou indiscutível.

O termo Ciência visa buscar os conhecimentos científicos sobre fenômenos da natureza.

2.2 Classificação da Ciência

A ciência é classificada em dois grupos, sendo as Ciências Formais e Exatas e as Ciências Factuais.

A Matemática e a Lógica são ciências pertencentes ao grupo de ciências formais e exatas. Para Paulo Schimidt, “as ciências formais tratam de entes ideais, tanto abstratos, quanto interpretador, existentes apenas na mente humana conceitualmente e não fisiologicamente”.

Por outro lado, as ciências factuais desdobram em naturais e sociais. A Física, Química e Biologia são exemplos de ciências factuais naturais. Já a Antropologia, Sociologia, Direito é denominada ciências factuais sociais.

Segundo Paulo Schimidt “as ciências factuais referem-se a fatos que supostamente ocorrem no mundo, recorrendo, desta forma, à observação e à experimentação para comprovar ou refutar suas hipóteses”.

2.3 Ciência social

As ciências ou sociais estudam as relações do homem consigo próprio, com os outros homens e com a natureza. Estas relações são aquelas que têm a sua origem do ato pelo qual o homem produz cultura, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criações. Pertencem ao conjunto das ciências humanas ou sociais a História, a Sociologia, a Psicologia, a Antropologia Cultural, a Economia, a Administração e a Contabilidade, entre outras.

 O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura

3 ORIGEM DA CONTABILIDADE

A Contabilidade surgiu, em locais e épocas diversas, da necessidade que o homem tinha de controlar seus haveres ou riquezas, como técnica.

Não se pode precisar a época em que se iniciou a Contabilidade. Contudo, acredita-se que ela seja antiga quanto à origem do homem. A partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve consequentemente a necessidade de controlar esses bens, surgindo assim o inventário (RIBEIRO, 2009, p. 9).

Depois com a Evolução da contabilidade o campo de atuação dessa ciência ampliou-se enormemente. Até os dias atuais sua essência não alterou, somente aprimorou com o avanço tecnológico.

4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS

4.1 Ciências Contábeis, como Ciência Social

A curso de ciências combateis é considerado uma ciência social pois esta, que tem por objetivo estudar o patrimônio e seus fenômenos e variações.   O seu objeto de estudo é o patrimônio que deve ser visto em suas relações internas, com a sociedade, e com a natureza, que se originam do ato pelo qual o patrimônio produz riquezas, com valores que podem ser monetários, culturais, éticos e de responsabilidades social e ambiental, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com