TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Anhanguera teoria da contabilidade e responsabilidade social e meio ambiente

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

NOME

EDGAR DA COSTA SOARES

RA

1915184780

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutora EAD: Carmem Martins Régis

MARINGÁ / PR

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Desafio Profissional

Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tutora EAD: Carmem Martíns Régis

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração, disciplinas norteadores Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera

Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º bimestre 2015_02, sob orientação da tutora EAD Carmem Martíns Régis.

CIDADE / UF

2015

Sumário

1. INTODUÇÃO1

2. DESENVOLVIMENTO2

2.1. DIAGNÓSTICO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE4

2.2. ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA5

2.3. ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL6

2.4. ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS9

INTRODUÇÃO

A finalidade do trabalho é a elaboração de um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, empresa tal atuante na área da construção civil, consolidada no mercado desde 1983, localizada no estado de Sergipe. Destaca-se por realizar um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade.

O gerente de negócios da empresa, Sr. Manoel, preocupado com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente, percebe a necessidade de adotar novas práticas para realizar suas atividades de modo a evitar danos ainda maiores. Além de contribuir com a sociedade, estará valorizando a marca, obtendo maiores lucros e mantendo-se competitiva no mercado com um grande diferencial.

Serão apresentados então projetos, ações e resultados, seguindo as três dimensões da Sustentabilidade: econômica, ambiental e social para que a empresa alcance os resultados desejados.

DESENVOLVIMENTO

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.

O aluno deverá apresentar neste tópico as tarefas desenvolvidas nos passos de 01 a 04.

A construção civil é responsável por cerca de 70% dos resíduos gerados nos grandes centros urbanos, e consequentemente, além de proporcionar grandes mudanças nos ambientes em que atua, acaba causando grandes problemas, tanto na interferência do ambiente natural, quanto na produção de resíduos em tão grande proporção. É necessário urgente encontrar uma nova forma de se construir, de maneira a reduzir os impactos nos sistemas, ambientes e culturas onde se instala, ou seja, é necessário um planejamento sustentável, é necessário desenvolver além de projetos de prédios e casas, desenvolver a sustentabilidade, gozar de recursos naturais no presente, de maneira que não comprometa as gerações futuras, que também precisarão desses recursos para sobreviver. Sintetizando, repor na natureza o que foi retirado.

Para ser uma empresa sustentável, a L&Construção precisa desenvolver atividades envolvendo os pilares da sustentabilidade sendo eles, econômico, ambiental e social. Ações estas que além de trazer grandes benefícios financeiros, gera um grande valor para a marca, reconhecimento na sociedade e na economia, adição de bens intangíveis para a empresa.

Para desenvolver sua sustentabilidade econômica, a empresa L&Construção precisa desenvolver novas formas de produção e reduzir custos . Isso envolve ações como investimentos em novas tecnologias que não necessitem tanto recursos não renováveis, criar programas de controle ao desperdício, desenvolver colaboradores com o pensamento ecológico, ter locais apropriados para o descarte de entulho e até mesmo o reaproveitamento do mesmo em novas obras e apoiar empresas de pavimentação que necessitem de aterro. Estas são ações que irão gerar grande retorno para a empresa, e resolver um dos maiores problemas da construção civil.

Há também ações para o desenvolvimento sustentável na área ambiental, onde a empresa para ter sucesso de tomar algumas atitudes como apoiar empresas de selo verde, por exemplo, comprar apenas madeira de reflorestamento, pensando no futuro, construir edifícios que tenham sistema de aquecimento solar e captação da água da chuva, a fim de reduzir o consumo desses recursos que se tornam cada vez mais escassos, deve procurar áreas a serem construídas que não necessite desmatar e evitar o máximo interferir na natureza, em biomas e meio ambiente, como desvio de cursos de rios e extinção de algumas espécies que vivem nesse meio.

A fim de ser totalmente sustentável, não basta apenas se preocupar com a economia e com o ambiente, mas também pensar de como pode ajudar a desenvolver uma sociedade melhorada a cada dia, deve se então desenvolver a melhoria de seus colaboradores e também projetos sociais, providenciar convênios médicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com