TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL CONTABILIDADE COMERCIAL NOÇÕES DE ATUÁRIA

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDERP – Catalão-GO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ACADÊMICO(s):

TUTOR (ES) A DISTÂNCIA: André Juliano Machado, Cleverson Neves, Eric Ferreira dos Santos, Joenice Leandro Diniz dos Santos e Regis Garcia.

DESAFIO PROFISSIONAL

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL

CONTABILIDADE COMERCIAL

NOÇÕES DE ATUÁRIA

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV

Catalão-GO, Maio, 2019


ACADÊMICO(s):

TUTOR (ES) A DISTÂNCIA: André Juliano Machado, Cleverson Neves, Eric Ferreira dos Santos, Joenice Leandro Diniz dos Santos e Regis Garcia.

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Mercado Financeiro e de Capitais, Contabilidade de Custos e Industrial, Contabilidade Comercial, Noções de Atuária e Seminário Interdisciplinar IV.

Catalão-GO, Maio, 2019

Sumário


  1. INTRODUÇÃO

A empresa Desentendida Modas S.A está em vista sua expansão no mercado de vestuário feminino e masculino, então fez com que se adentrasse no mercado de capitais.

O principal objetivo do trabalho é analisar conceitos contábeis e as demonstrações da empresa estudada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que segundo Raymundo (2018), essa pesquisa é à base de qualquer trabalho científico. Essa etapa serve para juntar o conhecimento teórico já disponível em outras fontes. A partir daí, pode- se analisar ou explicar o objeto de estudo proposto.


  1. EVENTO A

De acordo com o material proposto, o primeiro passo, é a abertura de capital, o IPO (Initial Public Offering), que significa Oferta Publica Inicial, onde o próprio nome já diz, a empresa vende ações para o publico pela primeira vez. Os proprietários renunciam uma parte da propriedade em favor de acionistas em geral. Para que ocorra todo esse processo, é necessário escolher quem irá participar da equipe responsável onde, pode demorar cerca de um ano para que aconteça a abertura.

Depois de a equipe escolhida reunir as informações necessárias, claro cada um tem uma função primordial no processo, seguem um cronograma. Não podemos esquecer-nos do seu alto custo, com taxas, honorários e despesas.

A partir disso, o processo começa a seguir, já que é bem demorado.

  • Cerca de 10 meses antes da data que está prevista, monta-se um prospecto e o divulgam para comentários. Onde inclui o histórico das demonstrações financeiras de três anos.
  • Em seis meses os contratos de transição de propriedade devem ser escritos. Em seguida, as demonstrações financeiras são realizadas e submetidas à auditoria.
  • Três meses antes, o conselho se reúne e analisa a auditoria. A empresa é listada na bolsa de valores onde vai emitir suas ações.
  • No último mês a companhia deposita seu prospecto junto à CVM, emite o comunicado de imprensa e finalmente vende as ações. Além das taxas iniciais, as empresas pagam cerca de R$1.000.000,00 por ano em taxas apenas por ser uma empresa pública.

O principal motivo para abertura de capital é capturar recursos, isso significa que a empresa se tornou bem sucedida o suficiente para exigir mais capital para continuar a crescer, porém tudo tem suas vantagens e desvantagens.

  • Lucro para os proprietários: Para os proprietários finalmente é hora de tirar proveito de seu trabalho árduo, costumam vender uma grande porcentagem das ações.
  • Atração de melhores profissionais: O IPO pode permitir que as empresas atraíssem os melhores talentos oferecendo a opção de receber um menor salário com um retorno substancial na abertura de capital.

Já as desvantagens:

  • Burocracia: O principal é a burocracia e os custos que o processo representa. Porque para lançar um IPO precisa de ajuda externa para cuidar de todo o procedimento, que é bastante complexo.
  • Liberdade na empresa: os proprietários perdem um pouco da liberdade dentro da sua própria empresa, pois, deve responder ao conselho de acionistas e a contabilidade ser mais detalhada.

Enfim, para fazer o IPO deve estudar bastante às opções, tem várias vantagens, mas tem suas desvantagens. Então, para não escolher a opção inexata, que prejudique a empresa, pois seu principal objetivo é adquirir recursos para crescer ainda mais..

Considerando o projeto de abertura de capital da Desentendida Modas S.A. e analisando as ações de empresas que operam no mesmo segmento de mercado, os investidores buscam saber qual a taxa de retorno mínima. Com bases nos dados apresentados a taxa exigida pelos investidores é 11,4%. 

Ke= (RF + Beta) * (Rm – RF)

Ke= 0,06 + 1,2 * (0,105 – 0,06)

Ke= 0,06 + 1,2 * 0,045

Ke: 0,114 (11,4%)

A origem da governança corporativa aconteceu quando as organizações deixaram gradativamente de ser familiares e migrou para um modelo de participações acionárias ou de cotas, é bastante utilizada para que a gestão fique mais transparente entre ambas as partes.

Sugere-se que a empresa siga as praticas de governança corporativa para alcançar seu maior nível, pois seu objetivo é deixar de ser uma empresa familiar.

A Transparência vem em primeiro lugar nas práticas necessárias, onde disponibiliza para todas as partes as informações sobre a empresa e não apenas aquelas impostas por leis e regulamentos, levando em consideração principalmente o desempenho econômico-financeiro.

Equidade é determinada pelo tratamento justo com todos os sócios e todas as partes envolvidas na organização. Levando em consideração que cada um tem seus direitos, deveres, necessidades e expectativas.

Prestação de Contas (accountability), os agentes responsáveis devem prestar contas de modo transparente, preciso, para que não haja duvidas de nenhuma das partes. São também totalmente responsáveis pelos seus atos, assim assumindo supostos erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com