TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE SCUSTOS

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Através de estudos e pesquisas feitas durante o trabalho apresentado abaixo, observamos que o custo nada mais é do que um gasto relativo de bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Os custos são feitos por medidas monetárias, auxiliando nas tomadas de decisões em uma organização.

No decorrer do trabalho iremos destacar a divisão desses custos, que se dividem em diretos e indiretos o conceito de cada um, e como cada um deles pode ser apropriado.

 Dentro da Contabilidade de Custos estudamos também a Terminologia Contábil Básica, onde destacamos seu real conceito, e suas divisões.

ETAPA 1- Terminologia e Classificação dos Custos

 Passo 3. Custos Diretos e Indiretos e a Terminologia Contábil Básica

         Ao estabelecer um preço, para seu produto ou serviço, deve-se saber qual é seu custo total por unidade. Diferentes tipos de custos são usados para diferentes propósitos, e a escolha correta poderá assegurar o uso dos recursos do departamento.

O custo ocorre pela requisição da matéria-prima, do material de consumo, e da depreciação das máquinas e equipamentos.

De um modo mais simples a definição de custo se resume em um gasto relativo de bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviço, eles se dividem entre custos diretos e indiretos.

Custos diretos

Eles podem ser identificados como aqueles que estão diretamente ligados ao produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Além disso, não precisa de rateios para ser atribuído ao item custeado e são diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos: material, mão de obra e etc.

Custos indiretos

São aqueles que incidem sobre vários centros de custeamento, e por isso precisam ser rateados com outros mediante a um critério pré-estabelecido.  De uma forma mais simples, eles são identificados como todos os custos que o orçamentista não consegue atribuir diretamente a um serviço.

Existem muitos custos que poderiam ser mensurados e identificados com cada produto, mas que, pela dificuldade de fazer a medição ou, ainda, pelo quanto se gastaria para fazer todo o controle, acabam sendo considerados como indiretos e, por isso, rateados.

Exemplos: despesa de energia da obra e o salário do engenheiro.

TERMINOLOGIA CONTÁBIL BASICA

A comunicação entre pessoas é necessária, com isso passa a se tornar importante também a conceituação e ideias aos objetos. São notórios diversos tipos de conceituações para uma única palavra.

Muitas pessoas se confundem ao se referir aos conceitos dessas palavras como, por exemplo, na diferenciação entre custo e despesa.

Abaixo veremos a conceituação básica de cada um desses itens que está relacionado à Terminologia Contábil Básica:

Gasto: Pode ser definido como o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa. Ex: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

Desembolso: É o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Podendo ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

Investimento: É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo.  Ex.: Máquinas, ações de empresas etc.

Custo: É o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex.: Matéria-prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

Despesa: São bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. O dinheiro (ativo) é consumido ao se pagar os salários dos empregados. Ex.: comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas. Todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa. Costumamos chamá-lo Custo do Produto Vendido, ele então aparecerá na Demonstração de Resultados.

Já a mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto, um investimento que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo. Logo, o nome Custo das Mercadorias Vendidas.

Perda: É o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal

ETAPA 1 Passo 4

Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ),  Custo ( C ),  Despesa ( D )  ou  Perda  ( P ), seguindo a  terminologia contábil:

(  I  ) Compra de matéria-prima

(  D ) Consumo de energia elétrica

(  C ) Utilização de mão-de-obra

(  D ) Consumo de combustível

(  D ) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(  I  ) Aquisição de máquinas

(  C ) Depreciação das máquinas

(  D ) Comissões proporcionais às vendas

(  D ) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(  D ) Depreciação do prédio da Empresa

(  D ) Consumo de matéria -prima

(  C ) Aquisição de embalagens

(  P ) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

(  D ) Remuneração do tempo do pessoal em greve

(  D ) Geração de sucata no processo produtivo

(  P ) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

(  D ) Reconhecimento de duplicata como não recebível

(  I  ) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

(  D ) Gastos com seguro contra incêndio.

(  C ) Consumo de embalagens.

- Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:

( V  ) O registro dos encargos financeiros deve ser tratado na Contabilidade como despesa, não como custo.

( V ) O Custeio por Absorção deriva da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com