TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.

Por:   •  12/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

Curso de Ciências Contábeis

 

 

 

 

 

 

Adriane Gonzaga Kuibida

Kamylla Souza

Katiane Nery Marco

Tatiane Souza

Thaís Fernanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá/MT

2017

Adriane Gonzaga Kuibida

Kamylla Souza

Katiane Nery Marco

Tatiane Souza

Thaís Fernanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR : As principais características dos Elementos Patrimoniais do Terceiro Setor.

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Professora Adriana Soares

 

 

 

 

         

 

 

 

Cuiabá/MT

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................................3

 

  1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NESSE SETOR ....................................................13
  1. Balanço Patrimonial ........................................................................................................13
  2. Demonstração do Resultado do Exercício .....................................................................14
  3. Demonstração do Fluxo de Caixa ...................................................................................14
  4. Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos ......................................................14
  5. Notas Explicativas ............................................................................................................15
  6. Demonstração do Valor Adicionado ..............................................................................15

 

  1. SUBVENÇÃO SOCIAL
  2. REFERÊNCIAS .....................................................................................................................27 1 


  1. INTRODUÇÃO 

 

Diante de um cenário econômico onde o Estado não consegue atender todas as necessidades dos cidadãos, acarretando num agravamento as carências sociais, observa- se o crescimento do Terceiro Setor, que de acordo com a Constituição Federal, art.6º, surgiu da incapacidade do Estado de cumprir com suas obrigações constitucionais: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e infância, a assistência aos desamparados”. No entanto é de grande importância que os setores possam interagir para atender as necessidades de toda a sociedade. 

Em qualquer instituição há necessidade de demonstrar com clareza e transparência seus resultados obtidos, mesmo voltado para o social, o terceiro setor também tem um processo econômico que precisa ser controlado e divulgado aos seus usuários, sendo a contabilidade uma ferramenta essencial para atender as necessidades do âmbito externo e interno e capaz de fornecer informações para tomada de decisão.


  1. CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR

 

Segundo ZANLUCA, as entidades do terceiro setor são aquelas quando o efeito é positivo não é destinado aos donos do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados de superávit ou déficit, respectivamente.

Na Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976) é explícito que a estrutura do balanço patrimonial é o pilar da contabilidade do terceiro setor, mas é necessário que se faça algumas adaptações referentes à nomenclatura de algumas contas a serem utilizadas.

A contabilidade nas entidades sem fins lucrativos não tem como objetivo somente a demonstração da origem e da aplicação dos recursos, mas também tem que obter a validação dos atos financeiros juridicamente.

De acordo com IUDÍCIBUS (2010), a contabilidade neste setor tem como objetivo prestar informações aos usuários para atender as necessidades do planejamento e do controle, independentemente de sua natureza, assim irá estabelecer objetivos e demonstrativos financeiros para auxiliar na tomada de decisão.

Por esse motivo a contabilidade contribui de forma significativa para o terceiro setor, principalmente na área de prestação de conta à sociedade, no desenvolvimento das atividades e nos processos decisórios. Portanto, ela busca informar os seus usuários sobre seu patrimônio líquido e suas alterações, dispondo de registros, análises, demonstrações e diagnósticos sob a forma de relatórios e pareceres.

 

  1. Patrimônio Líquido X Patrimônio Social

 

A definição básica do patrimônio líquido é a mesma tanto nas empresas quanto nas entidades sem fins lucrativos, a equação patrimonial também não se altera, mas o título é modificado. Ao invés de Patrimônio Líquido é Patrimônio Social, pelo motivo de pertencer à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (181.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com