TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE E FINANÇAS APLICADAS II RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE E FINANÇAS APLICADAS II

        RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

A partir da segunda metade do século XX, houve a consolidação do termo Responsabilidade Social, onde o tema passou a ser alvo de estudos e debates, e fez com que as empresas começassem a enxergar a necessidade de integrar a estrutura social em que atuam, uma vez que suas atividades geram consequências sociais e ambientais que afetam diretamente a sociedade.

Quando uma empresa escolhe, voluntariamente, ser socialmente responsável, ela adere a praticas sustentáveis, éticas e transparentes para sua administração, colaborando para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Isso tornou-se algo de suma importância, haja vista que a sociedade e as empresas mantém um vinculo social, e este prospera de acordo com as atitudes de ambos. Os indivíduos da sociedade passaram a entender que a responsabilidade da empresa vai muito alem da obtenção de lucros, pois estão inseridas e afetam diretamente no espaço em que operam, desta forma, passaram a condenar as corporações cujas praticas causam danos ao ambiente social e ambiental, que assim perdem a confiabilidade, credibilidade e rentabilidade.

Na outra face da moeda, autores como Friedman, acreditam fielmente na ideia de que a responsabilidade social das empresas está apenas em aumentar os benefícios econômicos, gerando empregos, pagando tributos e cumprindo as normas da legislação, enquanto que a função social fica para as organizações de cunho social. Entretanto, como não esperar um posicionamento realmente social das corporações, se são elas, em sua maioria, as causadoras de grande parte dos problemas ambientais e desigualdades sociais?

A Responsabilidade Social Empresarial pode ser vista, dentro dos planos da empresa, como uma estratégia empresarial, o que é capaz de causar um grande diferencial, promover a conscientização, cooperar e favorecer para uma sociedade mais devida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com