TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CPMF Fichamento

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Berti,Mario. CPMF: o imposto que penaliza os pequenos. Jornal online: Portal Contábil SC. Disponível em:    http://portalcontabilsc.com.br/artigos/cpmf-o-imposto-que-penaliza-os-pequenos/ Acesso em: 15/03/2016.

Mario Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas (Fenacom).

O objetivo do texto é alertar que a CPMF é prejudicial as empresas de pequeno porte, fazendo com que as gestões das mesmas optem pelo caminho da ilegalidade, tendo em vista que muito mais fácil trabalhar com dinheiro vivo que pode se não emitir nota fiscal, isso desestimula o mercado financeiro e está tributação acaba enfraquecendo a saúde financeira das empresas de menor porte.

A ideia central do texto é justamente a penalização que estão sendo empregadas a empresas de pequeno porte, devido a CPMF ser um imposto progressivo.

O autor vem por meio de seu texto mostrar com a CPMF é injusta para com quem contribui e gera grande reflexões das pessoas que leem sobre o desestímulo financeiro que acaba incitando a ilegalidade.

O texto poderia ter tido mais embasamento bibliográfico pois o autor se utilizou de poucos dados para reafirmar seu posicionamento, fazendo como única fonte de pesquisa a FGV.

Contudo Berti, critica o atual governo quando diz ¨O sistema brasileiro é viciado em impostos, em tributos. “ Está citação reafirma o pensar de muitos brasileiros, pois a cada dia que passa o governo não diminui os seus gastos e sua receita não é equivalente com a demanda dos custos e despesas, então para cobrir as despesas descontroladas eles criam mais impostos e mais tributos, ao invés de reavaliar seus orçamentos, não é somente as empresas de pequeno porte que sofrem com as alterações tributarias mais sim todas as empresas sem exceções e a sociedade não pode se deixar enganar por que ,como consumidores esses impostos são repassados a todos nós .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (6.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com