TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA

Por:   •  21/12/2015  •  Artigo  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 13

CUSTOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA

   Gilvan Junior Meira Ribeiro[1]

Gabriel Melgarejo Mateus[2]

Salete P. Borilli[3]

RESUMO: Este estudo tem por objetivo mostrar o conhecimento que os alunos do 4° do Curso de Ciencias Contábeis possem na área de custos industriais. Pois a contabilidade de custos é usada por empresas do ramo industrial, que se assemelha bastante com os demais tipos de atividades, com exeção da parte relacionada a linha de produção, ela é o principal artificio para tomada de decisões, pois o gestor só consegue tomar decisões sobre o procedimento se estiver portando informações verdadeiras e relevantes, e as mudanças no mercado como aumento de preço de materia prima e insumos ou queda do preço venda são realidades eminetes do dia a dia da empresa, e se o gestor de custos nao possuir um real controle de custos da produção, não será possivel formular um preço de venda competitivo. Para tal foi elaborado e aplicado um questionário para levantamento das informações para ser aplicado em um estudo de caso, que no qual foi usado o método quantitativo, que tem por idéia o modo estatistico, tanto da coleta dos dados como na tabulação e, após a tabulação dos mesmos chegou-se a conclusão de que a maioria dos entrevistados teve seu primeiro contato com o assunto abordado somente na universidade, tendo a maioria dos entrevistados sendo do gênero masculino e possuindo idade em sua maioria acima de 25 anos. A escolha do tema foi devido a sua suma importancia dentro de uma indústria, seja qual ramo ela pertença, pelo retorno que ela procporciona pra quem a utiliza, evitando perdas, tanto de matéria prima quanto em lucros.

Palavras Chave: Custo industrial, acadêmicos Ciências Contábeis.

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual que as empresas se fazem presente, deve-se ter em mãos instrumentos eficazes que promovam a correta tomada de decisões, que no caso mostrado é a contabalidade de custos, buscando atender as necessidades de gestores de custos, que seje capaz de ilustrar a realidade atual do sistema economico da empresa, auxiliando na tomada de decisões.

A contabilidade de custos é uma ferramenta fundamental nas pequenas, medias e grandes indústrias, proporciona uma analise em tempo real do quanto custa o procedimento industrial e seu lucro obtido em determinado exercício, no mundo globalizado, a facilidade de se encontrar um bem de consumo ou serviço se torna mais rápida, portanto uma das maneiras conhecidadas atualmente para deixar o produto mais atraente à visão dos consumidores é o preço de venda, portanto, quem detem o menor preço de venda leva vantagem sobre o mercado.

A contabilidade de custos origina da contabilidade financeira, quando se percebeu a necessidade de sua individualização, ela é a reponsavel por medir a situação da empresa, uma vez que atua como ferramenta fundamental para analise e tomada de decisões.

Com o propósito de buscar equivalência no preço praticado pelo mercado e de sua importância de elaborar preços de venda, se baseando em planilhas de controle de custos, a Contabilidade de Custos se faz totalmente relevante, mediante seus sitemas e metodologia de informação que permitem melhor gestão empresarial.

Uma empresa que não apura seus custos não consegue saber se está obtendo lucro ou prejuizo, nem quanto é esse lucro ou prejuizo,

É importante o conhecimento na área de custeio para saber quais as decisões a se tomar diante das diversas variáveis que se procedem no mercado, para vender de maneira correta um determinado produto.

O tema desse artigo consiste em descrever o quanto os alunos do 4° ano conhecem da área de custos e com base no seu conhecimento adquirido ao longo da vida acadêmica qual a importância do sistema de custos.

2 METODOLOGIA

A pesquisa se realizou na cidade de Toledo, cidade da região oeste do Paraná, que em 2010 possuí 119.313 habitantes e com área territorial de 1.196,999 quilômetros quadrados segundo IBGE (Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O método de abordagem indutivo, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 86) são “[...] se refere a um procedimento por intermédio do qual, partindo de dados coletados, devidamente averiguados, infere-se uma verdade geral ou universal, não existente nas partes examinadas”. Segundo eles, a indução permite estipular dados do estudo que estão contidos nas premissas.

Defende sobre indução Filho e Santos (1998, p. 76) que se autoriza a criação de leis e princípios juntamente com suas relações. Pra isso, se usa da sensível e também através da observação.

Já a pesquisa quantitativa segundo Vieira (2008, p. 99) “[...] procura classificar, por em ordem ou adequar as variáveis para descrevê-las ou para propor associações e relações entre as mesmas”. Alega que este processo causa uma ciência capaz de abrandar o resultado com uma margem de erro para toda a população estudada de onde surgiram as premissas tanto quanto as conclusões.  

O uso do quantitativo para Beuren (2006, p. 92) se associa ao uso de meios estatísticosem em que é empregado tanto para recolher os dados quanto no seu processo. Assegura o autor, que o uso deste método não entranha-se no conhecimento que se deseja alcançar, seje observado o mesmo se atentar aos comportamentos superficiais dos fatos.

O método comparativo segundo Markoni e Lakatos (2003, p. 107) se atenta numa experimentação indireta, isto é, aclarando os fenômenos deriva-se a investigar a informação de onde, então, finalmente se obtem os elementos contínuos, imaterial e global.

A descrição para Gil (1999 apud Beuren, 2006, p. 81) “[...] se toma como principal objetivo apresentar características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis”. Ainda pontua que o uso de técnicas padronizadas no momento da reunião dos dados se constitui numa das características mais significativas da descrição.

Segundo afirmações de Cruz e Ribeiro (2004, p.18) o mesmo tem a vantagem de os fatos se sucederem por uma instrução, consequentemente examinados, serem estabelecidos e enfim se justificar.

As informações coletados pelo questionário conforme Severino (2007, p. 125) detém um “conjunto de questões, sistematicamente articuladas, que se destinam a levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião dos mesmos sobre os assuntos em estudo.” Ele pondera que as perguntas devem ter afinidade com os assuntos abordados e bem formulados para que o entrevistado não tenha dúvida ao responder.

Todo trabalho cientifico necessita de uma pesquisa bibliográfica, assim diz Cruz e Ribeiro (2004, p. 18) onde “todas as áreas de pesquisa, independentemente da sua classificação [...] supõem e exigem uma pesquisa bibliográfica prévia [...]” Eles ainda repetem que este tipo de pesquisa dá suporte, base, para explanar os mais variados objetivos de um dado estudo ou trabalho científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com