TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS UNIDADE I

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDADE I – Terminologia e expressões usadas em custos.

- Gastos;

- Custo;

- Despesas;

- Investimento;

- Perda normal e anormal;

- Receita;

- Desembolso;

- Custo de produção;

- Custo de produtos vendidos;

- Custo total;

- Lucro.

1. Definição: é o ramo da contabilidade que utiliza técnicas específicas para identificar, classificar e registrar os custos ligados diretamente à produção de bens e/ou serviços. Aplica-se ao departamento de produção das empresas, tendo como objetivo controlar os gastos envolvidos na fabricação dos produtos.

2. Terminologia Contábil

  • Gastos: consiste no sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).  Um gasto pode ter como contrapartida um investimento, um custo ou uma despesa.

Somente é considerado gasto no momento que existe o reconhecimento contábil da divida ou da redução do ativo dado em pagamento.

Ex. gasto com mão de obra (salários e encargos); gasto com aquisição de mercadorias para revenda; gasto com aquisição de matéria-prima para industrialização; gasto com aquisição de máquinas e equipamentos.

  • Investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. Corresponde a aquisição de bens ou serviços que se incorporam ao patrimônio como ativo para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo.

Ex. matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente.

  • Custo: gastos relativos à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços; são todos os gastos relativos à atividade de produção.

Ex. salário do pessoal da produção; depreciação dos equipamentos da fabrica; gastos com manutenção das máquinas da fabrica.

Obs.  O custo só ocorre com o consumo dos bens e serviços pelo setor de produção. Assim, a matéria-prima adquirida pela indústria, enquanto não usada no processo produtivo, representa um investimento; no momento em que é requisitada pelo setor de produção passa a ser considerada um custo, pois será utilizada para produzir um bem ou serviço e torna-se despesa  quando o produto fabricado é vendido.  

  • Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas, e não utilizado na atividade produtiva. As despesas são itens que reduzem o patrimônio líquido, pois representa uma saída de recursos que não retornam ao Patrimônio. Uma despesa será recuperada por uma receita.

 Ex. comissão do vendedor; salário do pessoal do escritório de administração; energia elétrica consumida no escritório.

  • Perda Anormal ou Improdutiva: representam bens ou serviços consumidos de forma anormal. Consiste em um gasto não intencional decorrente de fatores externos extraordinários, assim como as despesas, devem ser apropriados diretamente ao resultado.

Ex. perdas por roubo, incêndio, remuneração da mão-de-obra durante um período de greve.

  • Perda Normal ou Produtiva: decorrente da atividade produtiva normal da empresa. Representa um gasto intencional, conhecido e esperado, devendo ser classificado como custo de produção do período. Podem ocorrer por problemas de corte, tratamento térmico, reações químicas, evaporação,etc.

Ex. perdas normais de matéria-prima na produção industrial.

  • Desembolso: pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer concomitantemente com o gasto (pagamento à vista) ou depois deste (pagamento a prazo).

Ex. pagamento de uma fatura.

  • Ganho: Resultado líquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais das atividades

É bom saber!!!

 Diferença contábil entre custos e despesas

Custos estão diretamente relacionados ao processo de produção de bens ou serviços. Diz-se que “os custos vão para as prateleiras”: enquanto os produtos ficam estocados, os custos são ativados, destacados na conta Estoques do Balanço Patrimonial. Somente farão parte do cálculo do lucro ou prejuízo quando de sua venda, sendo incorporados, então, a Demonstração do Resultado do Exercício e confrontados com as receitas de vendas.

Despesas estão associadas a gastos administrativos, com vendas e/ou com financiamentos. Não estão relacionadas ao processo produtivo, integrando a demonstração do resultado do período em que incorrem. Estão associados ao momento do seu consumo ou ocorrência.

        Teoricamente, a separação é fácil: gastos incorridos até o momento em que o produto esteja pronto para a venda são custos; a partir daí, devem ser considerados como despesas.

        

Em situações específicas, pode ocorrer alguma confusão ou dúvida na separação clara entre custos e despesas. Nessas ocasiões, algumas regras podem ser seguidas:

  • Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (conservadorismo e materialidade).
  • Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a característica de se repetirem a cada período, devem ser considerados na sua íntegra (conservadorismo).
  • Valores com rateio extremamente arbitrário também devem ser considerados como despesa do período.
  • Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos:Como despesas do período em que incorrem ou investimento para amortização na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente

Importante: só devem ser rateados e ter uma parte atribuída aos custos de produção e outra às despesas do período os valores relevantes que visivelmente contêm ambos os elementos e podem, por critérios não excessivamente arbitrários, ser divididos nos dois grupos.

Gastos do Departamento de Produção

Custos

Apropriados aos produtos

Quando vendidos

DRE

Lançados ao resultado como despesa(CPV)

Gasto dos demais Departamentos

(venda, administração, financeiro)

Despesa

[pic 2]

DRE

Lançadas diretamente ao resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (652.3 Kb)   docx (192.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com