TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calcular os seguintes índices financeiros

Trabalho acadêmico: Calcular os seguintes índices financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução

Etapa 1 –

Passo 1 – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Passo 2 – Cálculos Análise Vertical e Horizontal

Passo 3 - Descrever as possíveis causas das variações:

• Nas vendas

• Nos custos dos produtos

• Na margem bruta

• Nas despesas operacionais

• Nas contas patrimoniais

Etapa 2 –

Passo 1 – Calcular os seguintes índices financeiros:

• Estrutura

• Liquidez

• Rentabilidade

• Dependência bancária

Passo 2 - Planilha

Passo 3 – Quadro resumo

Etapa 3 –

Passo 1 – Importância do Modelo Dupont para as empresas

Passo 2 – Calcular a rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont

Passo 3 – Utilizar o Modelo de Stephen Kanitz, termômetro de insolvência, para determinar:

• A insolvência

• Penumbra

• Solvência

Etapa 4 –

Passo 1 - Determinar a necessidade do Capital de Giro da empresa, o Ciclo Operacional e o Ciclo Financeiro

Conclusão –

Considerações finais

Bibliografia -

Introdução

Estas análises oferecem uma visão clara da situação financeiro-econômico da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos mostrando sua evolução durante os anos.

De acordo com a análise dos índices econômicos e financeiros do empresa Romi em 2007 e 2008, bem como com a interpretação da Análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e do DRE.

Com eles compreendemos a necessidade e a função dos índices econômicos e financeiros de uma empresa, a elaboração de projetos de viabilidade econômica e prevenção de possíveis falências ou tendências das empresas.

O estudo nos mostra o objeto principal e a finalidade das modificações do patrimônio líquido e nos resultados das empresas.

Pois toda informação serve para um controle gerencial da empresa, desde que os fatos ocorridos sejam lançados e registrados no seu balanço.

Etapa 1

Passo 1 - Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.

Para desenvolver o seu trabalho o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas. Além disso, deve estar muito bem informado sobre as mudanças no mercado financeiro.

As demonstrações financeiras básicas são: Balanço Patrimonial (apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimônio Líquido); Demonstração do Resultado do Exercício (tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operações da empresa em um determinado período); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (relata as alterações ocorridas na conta durante o período).

As análises dessas demonstrações financeiras são divididas em:

• Situação financeira: apresentada pelos Índices de Liquidez (medem a capacidade da empresa em honrar seus compromissos) e pelos Índices de Endividamento (mostram as grandes linhas de decisões financeiras, em termos de origens e aplicações de recursos);

• Situação econômica: apresentada pelos Índices de Rentabilidade (mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos) e pelos Índices de Atividade (mede a velocidade com que as contas do Ativo Circulante são convertidas em vendas ou interferem nas disponibilidades).

As informações de Fluxo de caixa são essenciais para que a entidade possa avaliar sua capacidade na geração de recursos, e também possibilita um melhor desempenho na comparação dos relatórios de desempenho operacional para entidades diferentes onde reduz os efeitos dos tratamentos contábeis.

As informações históricas de fluxo de caixa permitem aos gestores verificar a exatidão das avaliações feitas, no passado, dos fluxos de caixa futuros, e também para examinar a relação entre a lucratividade e os fluxos de caixa líquidos, contudo o impacto das variações de preço.

É possível observar que a empresa se enquadra se enquadra no CPC 03 - Demonstração do fluxo de caixa, uma vez que, a entidade apresenta seus fluxo de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento de forma adequada e por possuir as características acima citadas.

Passo 2 – Cálculos Análise Vertical e Horizontal

ANÁLISE VERTICAL – DRE

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO 2007 2008

R$ A.V. R$ A.V.

Receita Operacional Bruta

Mercado interno 679.099 93% 728.313 96%

Mercado externo 82.057 13% 108.312 16%

761.156 83% 836.625 83%

Imposto incidentes sobre vendas -129.168 -20% -140.501 -20%

Receita Operacional Liquida 631.988 100% 696.124 100%

Custo dos produtos e serviços vendidos -359.903 56.94% -416.550 59.83%

Lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com