TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias Aula 1 - Atividade colaborativa

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O programa escolhido para o desenvolvimento deste estudo é a Telenovela, antigamente este tipo de programa, continha temas mais suaves e fictícios, onde os telespectadores tinham um programa para sua distração, com o passar dos anos, os temas se tornaram mais pesados, mas por outro lado os autores dizem retratar o cotidiano das pessoas, como base nisso chegamos a seguinte questão: será que os telespectadores querem assistir algo que retrate a dura realidade da vida ou querem assistir algo para sua diversão.

O programa escolhido é a novela “Em família”, que foi exibida pela rede globo de televisão. Que traz a seguinte sinopse:

Duas vidas unidas pelos mais fortes laços: o amor e a família. E também marcadas pelos mais desonrados sentimentos: ciúme, culpa e inveja. Uma história de encontros e desencontros que atam e desatam os corações e as vidas dos primos Laerte e Helena. Ele é um jovem talentoso consumido por um amor que se torna uma obsessão pela prima, que é potencializada quando o amigo se aproxima dela. Helena sabe que é amada e desejada e, talvez por isso, seja inconsequente em relação ao que seu primo sente.

Uma trama onde não existem vilões ou mocinhos, mas pessoas que erram, amam e perdoam. Manoel Carlos escreve uma crônica da vida real, onde as certezas e as incertezas do coração são constantemente colocadas em prova. Com três fases, indo dos anos 1980 até 2014, Em Família conta a história dessa família e desse amor que começa em Goiás e se desenrola vinte anos depois no charmoso bairro do Leblon no Rio de Janeiro, passando por Viena, na Áustria.

Análise crítica

A novela já não esta mais no ar, e causou muita discussão nas redes sociais durante sua exibição, a quem tenha adorado a novela do inicio ao fim, e quem tenha criticado muito, pois esta teve vários temas abordados, a sinopse divulgada pelo autor só fala do amor inconsequente de adolescentes, mas quando a trama da novela chega aos dias atuais, diversos temas foram abordados, como homossexualidade, preconceito, alcoolismo, etc.

O fato é que as telenovelas estão embutidas na cultura brasileira, estamos acostumados a assistir as novelas ao final do nosso dia, talvez até pensando em estar relaxando e esquecendo os problemas do nosso cotidiano, mas ai tem algo que nos traz tudo àquilo que vemos e lemos em jornais, ou até mesmo vivemos em nossas vidas.

Alguns sites disponibilizaram ate opções para as pessoas preencherem seu tempo e não assistirem a novela citada, por que a final de contas esta é só mais uma que trouxe o mesmo enredo de algumas anteriores, das opções disponibilizadas sem sair de casa algumas foram fazer cursos on-line, assistir filmes, ler novos livros, meditar. Mas se a pessoa tiver o interesse de sair de casa poderia fazer passeios ciclísticos noturnos, visitar pontos turísticos, ir à casa de amigos, fazer musculação, cursos e etc. são diversas possibilidades para se preencher estas horas perdidas com a novela que traz a mesma estrutura narrada em novelas anteriores.

Durante a exibição da novela, se algum tema abordado não alcançasse o ibope desejado era comum a emissora realizar pesquisas entre os telespectadores para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com