TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes da estrutura salarial

Artigo: Componentes da estrutura salarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Atualmente, é observada uma grande mobilidade de trabalhadores na economia, seja setorial, ocupacional ou territorial, na busca por melhores condições de trabalho e maiores ganhos.

A desigualdade de renda causada devido à má distribuição salarial no Brasil é um dos fatores continuamente analisados em estudos econômicos e possui grande importância no país. De acordo com o relatório da ONU-Habitat (2009), a América Latina é a região onde há maior desigualdade de renda no mundo, sendo que o Brasil é o 4º país mais desigual desta região, apesar da recente queda da desigualdade de renda observada entre os anos de 2001 e 2005 (Barros e Carvalho, 2006).

Os componentes da estrutura salarial são os responsáveis pelo alto diferencial de renda entre trabalhadores, e, estes componentes variam conforme características individuais das firmas e do trabalhador, além de características não observáveis como empreendedorismo, motivação, entre outras. Assim, o presente trabalho analisa os fatores explicativos dos rendimentos dos trabalhadores, focando nos diferenciais salariais interestaduais.

Diversos estudam retratam sobre diferenciais nos salários tanto no Brasil quanto no exterior. São eles: Ferreira et al (2003), Freguglia e Menezes-Filho (2005), Borges e Ribeiro (2009), Machado et al (2013), Lizzi (1994) e Kambourov e Manoviskii (2008).

O diferencial do presente estudo está no processo de amostragem usado. Os resultados descritivos e econométricos obtidos são comparados a partir de uma amostra aleatória simples com os resultados provenientes de uma amostra estratificada, visando resultados mais precisos. Espera-se que, com a amostra estratificada e seu tratamento ao longo das regressões, seja possível identificar desvios-padrão diferenciados da amostra simples e que mostrem maior eficiência nos resultados (Skinner e Vieira, 2004).

Desta forma, o presente trabalho objetiva contribuir para o conhecimento mais aprofundado sobre os componentes da estrutura salarial e sobre como eles afetam a diferenciais salariais no Brasil. Busca-se também descobrir se, por meio da comparação entre bancos de dados com amostragem estratificada e amostragem simples, os estudos realizados até então podem ter sofrido de viés significativo, devido à falta de um tratamento amostral adequado.

A utilização do banco de dados da RAIS-Migra (Relação Anual de Informações Sociais – MTE) para o período de 1995 a 2008 é um fator importante no trabalho, porque com ele é possível analisar os mesmos indivíduos ao longo dos anos através no número do seu PIS (Programa de Integração Social, cadastrado pelos empregadores no setor formal da economia). A RAIS-Migra permite o acompanhamento e a caracterização do mercado de trabalho formal e com ela, por meio de um banco de dados longitudinal, pode-se verificar com detalhes como a estrutura salarial brasileira pode ser afetada pelos componentes da estrutura salarial.

Este estudo encontra-se organizado em seis capítulos, além desta introdução. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre diferenciais salariais e desigualdade de renda no Brasil. O terceiro capítulo apresenta a base de dados. O capítulo 4 lista as variáveis utilizadas e como elas foram selecionadas. O capítulo 5 detalha a metodologia empregada em cada uma das etapas do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com