TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Receita

Tese: Conceito de Receita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Tese  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Receita

Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

As receitas não necessariamente se limitam a empresas, existem também as receitas do Governo, chamadas de receita pública. Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma Entidade (Contabilidade) ou patrimônio (Economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a Receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não-operacional

Lucro Bruto

É a Receita líquida deduzida dos custos de produção. Tem por objetivo mostrar a lucratividade das operações da empresa, sem ainda considerar as despesas administrativas, comerciais e operacionais. É um tipo de “Lucro antes de Impostos” (sobre os resultados).

O LO é interpretado como o resultado da empresa oriundo de suas atividades operacionais, isto é, dos esforços realizados para o cumprimento de seu objeto social. Entretanto, com essa definição aparentemente clara, ainda fica difícil identificar o que “não” é operacional em uma entidade, visto que seus gestores normalmente estão dispostos a tomar quaisquer decisões para garantir a sua continuidade.

Lucro operacional

Um contador tradicional ao ser indagado sobre essa questão, provavelmente se lembraria de um item não operacional e previsto no regulamento do imposto de renda: “venda de ativo imobilizado”. E, mesmo assim, teria dificuldades para explicar tal fato. Por que o resultado na venda de ativo imobilizado é considerado como não operacional se, na verdade, é uma medida corretiva devida a erros no cálculo da depreciação. Essa venda poderia ser realizada em virtude de planos de novos investimentos ou, ainda, devido a uma necessidade da empresa de desinvestimento, ou até para complementar as necessidades de fluxo de caixa. Poder-se-ia classificar esse evento como perfeitamente operacional mas em alguma categoria de eventos não normais ou não corriqueiros, provavelmente como item “extraordinário”.

Lucro liquido

Lucro real é o lucro líquido apurado na escrituração contábil, com observância das normas da legislação comercial, ajustado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR, pelas adições, exclusões e compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária (arts . 247, 249 e 250 do RIR/99).

Finalidade:

A finalidade do lucro real é apurar a base de cálculo do imposto de renda das pessoas jurídicas que optarem por esse tipo de apuração.

I – Adições:

a) custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com