TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Com base no artigo sobre ativo e passivo observamos que a contabilidade dentro de uma empresa é extremamente importante, assim como os ativos intangíveis interagem diretamente com os ativos tangíveis dentro da empresa e consequentemente favorecem o crescimento econômico da mesma.

A contabilidade abrange uma área de muita responsabilidade que deve atentar-se aos registros, a fim de evitar que alguns fatores relevantes se percam e prejudiquem de forma direta sua empresa.

Ser um contador exige pleno conhecimento da área, responsabilidades, prevenção e mais do que isso, uma reciclagem constante para evitarmos perdas futuras e ganhos cada vez maiores.

Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas

Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade

Autores

Raimundo Nonato Lima Filho

Adriano Leal Bruni

RESUMO

1. REFERENCIAL TEÓRICO

O conceito de ativo e apresentado como o conjunto de bens e direitos de uma entidade.

Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa.

Pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim, como s bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir este potencial de serviços em unidades monetárias.

Muitos dos principais contadores considerados historicamente não sabem definir certamente a teoria do ativo, tornando-se vago o conceito ao certo.

Iudicibus (2009), por fim, destaca a conceituação elaborada por uma equipe de alunos da disciplina Teoria da Contabilidade da USP e da PUCSP que se aproxima bastante do que se aceita atualmente com a melhor caracterização de ativo – são recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa. Nesse sentido as seguintes terminologias são utilizadas por pesquisadores da Contabilidade – benefícios futuros esperados.

O sistema tradicional da Contabilidade parece ser deficiente, já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada. Assim, investimentos a imagem da empresa, representa uma despesa hoje, mas pode ser revertidas em lucro amanhã. De fato, os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses os gastos com organização, marcas e patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisas e desenvolvimento, capital intelectual e o goodwill.

Ao se constituir a busca pelo valor justo do ativo deve-se ter em mente que esse valor resume-se ao preço de compra ou de venda, em transações correntes e entre partes dispostas. Qualquer outro fator que distorça esse preço dito justo não pode ser considerado.

Outro conceito muito utilizado atualmente e o de marcação a mercado que e utilizada para avaliação de títulos de modo a que os investidores possam saber o quanto vale a sua carteira, avaliação essa baseada no preço de fechamento o mercado.

A partir do entendimento de que os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, pode-se conceber o problema de mensuração como a “tradução” do potencial de serviços, incorporado no ativo, em unidades monetárias.

Entende-se que uma compreensão satisfatória da natureza dos ativos, além de colaborar com o adequado tratamento e analise critica de questões praticas da Contabilidade Aplicada, conferira os profissionais melhores condições para enfrentar os desafios atuais da Contabilidade.

Os passivos, atualmente, assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas.

O conceito de passivo tem acompanhado a evolução das discussões cientificas e tem passado por mutações relevantes na busca para refletir a realidade.

Uma limitação deste conceito e o passivo apenas como um serviço a ser prestado, quando, na verdade, o mesmo pode esta ligado a entrega de um ativo.

A definição mais abrangente e aquela sugerida pelo FASB mediante o parágrafo 5 do SFAS 6 que diz ser os passivos “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüências de transações e eventos passados”. Esta definição apresenta o fato gerador da obrigação como o ponto forte da determinação da ocorrência do passivo e abrange o conceito ao falar de “transações e eventos” considerando aspectos ausentes nas definições preliminarmente abordadas, por isso, este conceito e o que e mais aceito pela comunidade atualmente.

Normalmente a avaliação correte da obrigação a ser paga no futuro e determinada no contrato ou acordo que deu origem ao passivo. No caso de passivo a ser liquidado no curto prazo, passivo circulante, o montante apresentando e o valor de face (valor pago no vencimento), sendo que a relevância do desconto nesse calculo tende a ser imaterial. Para os passivos á longo prazo, o montante do desconto e normalmente significativo, portanto, a avaliação corrente deve ser apresentada pelo somatório do valor presente de todos os pagamentos futuros a serem feitos conforme discriminado no contrato. Por outro lado, os passivos exigíveis não monetário são provenientes da obrigação de fornecer bens ou serviços em quantidade e qualidade predeterminadas. Normalmente são classificados no circulante e decorrem de pagamentos adiantados por serviços, a serem prestados aos clientes.

Passivos ambientais – que representam obrigação atual relacionada com a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com