TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos aplicados na área de custos

Abstract: Conceitos básicos aplicados na área de custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Abstract  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

. CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS NA ÁREA DE CUSTOS

Em uma empresa voltada para qualquer área, seja ela uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviço, necessita de uma gestão onde possa analisar todos os seus gastos para que possa fazer um planejamento para a sua melhoria.

Mas, para que essa análise seja realizada de forma adequada e correta, é preciso entender alguns conceito e terminologias de custos. Abaixo estão relacionados alguns desses conceitos:

Gastos é um compromisso financeiro que a empresa assume para uma aquisição de Bens ou Serviços, eles podem ser classificados em:

• Custos: são gastos que a empresa possui com atividades relacionadas à produção, eles podem ser divididos em custo direto ou indireto; fixo ou variável, como exemplo temos:

- Custos diretos: são custos que podem ser mensuráveis, e estão diretamente ligados aos produtos: matéria-prima, mão-de-obra, embalagens, entre outros.

- Custos indiretos: são aqueles que para serem apropriados no custo dos produtos, é necessário a realização de um rateio: energia da fábrica; aluguel da fábrica, entre outros.

- Custos fixos: como o próprio nome já diz, são aqueles custos que não variam, eles existem independente do volume de produção: Seguro da empresa, o aluguel, entre outros.

- Custos variáveis: variam conforme o volume produzido: mão- de obra, matéria- prima, entre outros.

É importante ressaltar que, alguns custos a curto prazo pode ser considerado fixo, e de médio a longo prazo é considerado variável, como por exemplo, os encargos salariais dos operários da produção.

• Despesas: diferentemente dos custos, são todos os gastos que não estão relacionados à produção. São consumidos para a obtenção de receitas. Como os custos, as despesas também possuem classificações de fixas e variáveis.

- Despesas fixas: são aquelas que independente do que aconteça, elas continuam a existir, um exemplo, é a energia elétrica da administração.

- Despesas variáveis: são aquelas que variam conforme as vendas: comissões sobre vendas; fretes nas entregas, entre outros.

• Investimentos: são gastos consumidos para a aquisição de bens e serviços que irá futuramente – a curto ou em longo prazo- trazer benefícios para a empresa.

• Perdas: pode ser entendida, como um gasto não intencional. Se for uma perda de matéria- prima, é ligada ao custo e afeta somente o mês em questão; já ser for uma perda ligada às vendas ou administração, é uma despesa que afeta o resultado do exercício.

• Desembolso: como o próprio nome já diz, são todos os pagamentos da empresa.

É importante saber diferenciar os vários conceitos de gastos de uma empresa, pois eles são fatores determinantes para que primeiramente, consiga mensurar objetivamente o preço do produto a ser colocado no mercado, e também a chegar a um resultado final do exercício mais transparente e correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com