TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Aplicados A Custo

Artigo: Principios Aplicados A Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  2.457 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho nós estaremos apresentando alguns conceitos utilizados no ramo da ciência contábeis, conceitos estes que são padronizados no Brasil, os princípios de contabilidade geralmente aceitos estão oficialmente estabelecidos pela lei nº. 6.404/76, para que acha entendimento das finanças em diferentes empresas.

Princípios aplicados a custo

Princípios contábeis representam o conjunto de procedimentos que devem ser seguidos pela contabilidade financeira, para registro dos fatos contábeis e elaboração das demonstrações contábeis. Um princípio é considerado aceito quando reúne aprovação das empresas em geral, que passam a adotá-lo como elemento disciplinador no registro de eventos e transações e na elaboração de suas demonstrações financeiras, uma vez aceito não significa que seja imutável. Com a evolução da técnica contábil em função de novos eventos sócio-econômicos, modificações na legislação, novos pontos de vista, ou outros fatores, faz com que um princípio que hoje é aceito, pode vir a ser abandonado amanhã.

Abaixo se encontram os princípios aplicáveis ao Custo:

- Realização da Receita: o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) ocorrerá apenas quando da realização da receita. E esta, por sua vez, ocorre quando da transferência do bem ou serviço para terceiros. Apesar de existirem várias exceções, vale citar o caso de construção, onde a produção de bens e formulação de projetos demandam longo prazo e têm sua receita reconhecida antes da entrega para terceiros. Assim, seus custos serão transformados em despesas antes desse momento.

- Competência ou da Confrontação entre Despesas e Receitas: Após o reconhecimento da receita, deduzem-se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas). Esses esforços podem ser subdivididos em dois grupos principais – despesas especificamente incorridas para a consecução daquelas receitas que estão sendo reconhecidas e despesas incorridas para a obtenção de receitas genéricas, e não necessariamente daquelas que agora estão sendo contabilizadas.

- Custo histórico como base de valor: Os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico. Quando há problemas de inflação, o uso de valores históricos deixa muito a desejar

- Princípio da Consistência e uniformidade: Existindo várias alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, a empresa deve adotar uma delas de forma consistente. Isto implica que a alternativa escolhida deve ser adotada sempre, não podendo a entidade mudar o critério a cada período. Após adoção de um método de apropriação de custos, deve haver consistência em seu uso, já que a mudança pode provocar alterações nos valores dos estoques e, conseqüentemente, nos resultados.

- Conservadorismo e prudência: Quando o contador tiver dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como ativo ou redução do PL (básica e normalmente despesa), deve optar pela de maior precaução, ou seja, neste caso pela segunda. Neste principio se faz necessário o uso do bom senso. Na duvida deve prevalecer a hipótese mais pessimista, para não provocar estoque do valor, e sim sua imediata transformação em despesa.

- Materialidade ou relevância: Há uma desobrigação de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais. Porém a soma de diversos itens irrelevantes pode ser material, e, nesse caso, um tratamento mais rigoroso precisa ser utilizado.

Definição de despesas: As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

Estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Exemplos

 Aluguel;

 Salários e encargos;

 Pró-labore;

 Telefone;

 Propaganda;

 Impostos.

Definição de custo: A palavra Custo possui significado muito abrangente, pode ser utilizado para representar: o Custo das mercadorias vendidas em uma empresa comercial, o Custo dos serviços prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de fabricação de um produto, o Custo direto de fabricação, etc... Desta forma torna-se necessário ter consciência de que poderão se encontrados conceitos distintos de Custo, que vão carecer de análise particular. Assim, Custo é um gasto que se faz a fim de obter um rendimento. Diferentes tipos de Custos são usados para diferentes propósitos, e a escolha correta poderá assegurar o uso apropriado dos recursos do departamento.

Classificações dos custos

Custo direto: São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque existe uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação.

Exemplos:

 Matéria-prima

 Mão de obra direta (que são os custos com os trabalhadores utilizados diretamente na produção do produto).

Custos indiretos: São os custo que depende de cálculos ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos.

Exemplos:

 Depreciação de equipamento que são utilizados na produção

 Salários dos chefes, supervisores.

 Energia elétrica

Custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com