TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

         UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

JOSINEIDE BARROSO ALVES - RA - 392567

REGIMEIRE VASCONCELOS FREITAS – RA -392169

ANA PAULA DOS SANTOS – RA - 394241

MARIA CARLIANE DE F FERNANDES  – RA – 403367

AIRTON TOMÉ DE SOUSA DA GUIA  – RA - 386683

Resumo.

A administração de produção trata de problemas reais da maneira pelas quais as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle de produção recebem da direção às metas a serem atingidas e a partir daí começa a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos e físicos com base nos planos e acompanha as ações corrigindo prováveis desvios. 

Palavras-chave: planejamento, controle, produção, estratégia, acompanhamento. 

Abstract:

The administration of production deals with real problems in the way in which organizations producing goods and services. In a production system the planning and control of production receives direction of the goals to be achieved and from there began to formulate plans to achieve them, managing the human and physical resources on the basis of plans and monitors the actions likely correcting deviations. 

Keywords: planning, control, production, strategy, monitoring. 

Sumário.

  1. Introdução._________________________________________________________05
  2. Dados, informações e conceitos sobre o planejamento e controle da produção. ____06
  3. Importância do planejamento e controle da produção.________________________06
  4. Programação da produção._____________________________________________07
  5. Quando e como utilizar PC.____________________________________________08
  6. Conceito de controle de produção._______________________________________10
  7. Desafios do controle de produção.._______________________________________11
  8. Conclusão.__________________________________________________________14
  9. Referências Bibliográficas.____________________________________________ 15


Introdução.

Vivemos em uma sociedade de organizações e, como tal, estas existem para sanar as necessidades da sociedade. Com a crescente busca por resultados mais expressivos, as empresas têm procurado maneiras de melhorar seu desempenho, e uma dessas formas são o Planejamento e Controle da Produção (PCP), através do qual se determina o que deve ser produzido, quanto, como, quando, onde e por quem será produzido.

O PCP pode ser decomposto, segundo Erdmann (1994), em Planejamento, Programação e Controle. Por planejamento devem-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recurso vai produzi-los) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito. 

O Planejamento e Controle da Produção é, segundo Zaccarelli (1979), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar comanda e coordena a produção. 
Este é realizado com base em informações de que a empresa dispõe para tomar suas decisões. Por essa razão, faz-se importante a existência de um sistema de informação eficiente, que forneça todas as informações necessárias à elaboração de um bom PCP. 

Entretanto, muitas empresas ainda tomam suas decisões de forma empírica, produzindo o que "acham" que deve ser produzido, nas quantidades "x" ou "y", sem qualquer embasamento lógico, real; são decisões tomadas apenas com base naquilo que se acredita que o mercado irá absorver. Por vezes essa decisão pode levar a um bom resultado, o que não significada que sempre será assim. Dessa forma, é bom que as empresas procurem se adequar à realidade do mercado, cada vez exigente, que conheça seus gostos, culturas, tendências, de forma a utilizar essas informações, juntamente com as informações internas da empresa, para a tomada de decisões no que tange à produção.

05

  1. Dados, informações e conceitos sobre o planejamento e controle da produção:

As empresas geralmente são estudadas como um sistema que transforma, via um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é chamado de sistema produtivo. Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ ou serviços), ele precisa ser pensado em termos de prazos, em que planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade. 

Em curto prazo, com o sistema montado e a tática de operação definida, o sistema produtivo irá executar a Programação da Produção para produzir os bens e/ou serviços e entregá-los aos clientes. É chamado de operacional porque neste nível só resta operar o sistema dentro de uma tática montada. Mudança de tática em curto prazo acarretará desencontros entre diferentes setores produtivos, visto não haver mais tempo hábil para sincronizar o processo como um todo. Geralmente, a formação de estoques desnecessários no sistema produtivo é resultado deste desencontro entre o nível tático e o operacional.Como departamento de apoio, o PPCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos, nos níveis estratégico, tático e operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com