TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  10/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Atividade da Aula 01

Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso: Pós Graduação em MBA em Contabilidade Gerencial e Controladoria.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Aluno(a): DOUGLAS SOARES REGINI        RGM: 723.530

Professora: Terezinha Bazé de Lima

Pólo: CNA / Amambai-MS

Aula 01: O perfil do pesquisador.

Atividade nº 1 será dedicada ao estudo do perfil do pesquisador, tem como objetivo analisar a construção e as características do perfil do pesquisador; compreender o desenvolvimento de pesquisa e os órgãos de fomento ao seu desenvolvimento.

  1. Todo pesquisador tem como tarefa primordial fazer o seu cadastro na plataforma lattes do CNPq, visando elaborar o curriculum lattes. Localize na ferramenta “Arquivo” as orientações para localizar e elaborar o curriculum lattes no site especifico.

Obs.:

I Essa atividade não precisa ser encaminhada no portfólio e o prazo para seu desenvolvimento será até o dia 17/05. (Valor: 1,0 – essa nota será computada como atividade extra e somada na média das atividades para todos aqueles que até a data estipulada tiverem realizado seu cadastro.)

II – A verificação da realização da atividade será feito pela professora diretamente em consulta no cadastro do CNPq.

  1. Produzir um texto de no mínimo 01 e no máximo de 03 laudas sobre o perfil do pesquisador, trazendo para o texto a ênfase para a formação em pesquisa, apontando no         texto o conceito prévio do que é pesquisa, por que e a necessidade para se fazer pesquisa Ainda apontar as qualidades do perfil empreendedor e a importância dos órgãos de fomento, destacando os mais importantes. (Valor: 2,0)

Obs. Todo texto carece de um título, um desenvolvimento com citações de fontes e ou autores pesquisados e referências de acordo com as fontes utilizadas no desenvolvimento da atividade.

Atenciosamente.

Profª Terezinha Bazé de Lima

A PESQUISA E SUAS POLÍTICAS

O pesquisador de hoje deve estar predisposto a enfrentar e vencer vários desafios, buscando criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções para os diversos problemas. Tais conhecimentos criados e alguns aperfeiçoados devem ultrapassar as barreiras físicas e políticas das instituições de pesquisa, sendo divulgados e aplicados no meio social na qual àquela instituição de pesquisa está inserida, com o objetivo de beneficiar e melhorar a realidade da sociedade.

No perfil do pesquisador, deve-se estar inserida a ideia de que é necessário estabelecer a pesquisa como princípio educativo, privilegiando a construção e reconstrução do conhecimento como processo central do ato educativo. Assim, todo pesquisador deve experimentar o ambiente da aula, fazendo dela seu próprio laboratório, abrindo assim os olhos dos alunos para as questões científicas que giram em torno dos conhecimentos transmitidos.

A pesquisa constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo científico.


Sob este enfoque, podemos trazer aqui a definição de Pedro Demo, para quem "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Deve-se observar que a realidade a que se refere Demo é a realidade social, alvo de investigação das ciências humanas e sociais, entre as quais as ciências sociais aplicadas, na qual se situam a Administração e as Ciências Contábeis.

Quanto às operações intelectuais envolvidas no processo de investigação, evocamos a definição de Delcio Salomon, que traduz muito bem o que é uma pesquisa e o que nela está envolvido: "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica" (SALOMON, 2001, p. 152).

Uma vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais as razões de sua realização. Seguindo Richardson, os cientistas sociais pesquisam para: a) resolver problemas sociais; b) formular novas teorias e criar novos conhecimentos; c) testar teorias existentes em um campo científico (RICHARDSON, 1989, p. 16-17).
As razões apontadas valem para quase todas as ciências humanas e sociais, mas ainda devemos elencar quais seriam as exigências de se pesquisar em Administração e Contabilidade. Como bem formula Matias-Pereira, pesquisa-se nestas áreas, entre outros motivos, para "gerar conhecimento sobre o processo de planejamento, organização, acompanhamento e controle que ocorrem em organizações", bem como para "aumentar a eficiência e eficácia" nestas instituições (MATIAS-PEREIRA, 2007, p. 29).

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com