TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

      FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ[pic 1]

AV. José Olegário de Barros, 45, Vila Ns Senhora das Graças,

- Taubaté/SP CEP: 12060-400 - (12) 3624-7106

www.unianhanguera.edu.br

0800 15 21 36

Ciências Contábeis

Contabilidade Internacional

Anderson Aparecido da Silva    RA: 6443300539

Ronaldo Aparecido Cirino   RA: 6442299124

Jamile Isaias Bonato    RA: 1323431169

Virginia Aparecida Domingues RA:7259592843

ATPS - Atividade Prática Supervisionada

Prof. Clodoaldo

Taubaté

2016

ATPS 3

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você entenda melhor os novos conceitos (para o Brasil) incorporados às normas de contabilidade, como “Valor Justo” e

“Impairment”, bem como as novidades acerca do reconhecimento, do controle e da depreciação do ativo imobilizado. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. Nesta ATPS Juntamos o IAS 16 com o IAS 36 e o conceito de valor justo está incluído. A maioria dos itens do ativo será registrada com base no conceito de valor justo; após o encerramento do exercício, esses itens terão de passar pelo teste de recuperabilidade impairment).

. ETAPA 1

Faça um parecer sobre o assunto de no máximo 4 paginas, onde conste a sua visão sobre o novo conceito adotado pelas normas internacionais “Valor Justo” e “Impairment” E entregue a professor conforme prazo

Conceitos segundo as normas internacionais de  Contabilidade sobre o tema: Impairment, valor justo e controle da depreciação do ativo Imobilizado.

Valor Justo

No caso do valor justo  a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si. Acontece com o objetivo  em garantir que a determinação do valor justo ocorra em condições usuais de mercado, assim sendo , dentre os  fatores que pressionem para que o valor final n’ao seja interferido.

Sabendo que o custo historico e substituído pelo valor justo, a análise para a determinação desta substituição pode ser a  necessidade e utilidade desta informação para os usuários da contabilidade, contando com  sua viabilidade e os custos de obtenção destas informações.

A aplicabilidade do valor justo e com a utilização  dados objetivos, como cotações de bens similares ou subjetivos, como estimativas internas conforme dados históricos. A forma a ser utilizado deve estar explanado nas notas explicativas.

De acordo com  CPC 27, o custo de item do ativo imobilizado é mensurado pelo valor justo a não ser que a operação de permuta não tenha natureza comercial ou o valor justo do ativo recebido e do ativo cedido não possam ser mensurados com segurança. Quer dizer  que o valor justo será  utilizado apenas nos casos em que a empresa possa assegurar que para a sua determinação for de confiaca.

O modelo de preenchimento da planilha de depreciação do ativo imobilizado. A depreciação é o resultado do custo ou a despesa decorrente do desgaste ou da obsolescência dos ativos imobilizados.

A planilha tem por finalidade o controle dos bens ativos considerando a depreciação mensal e acumulada, também, leva-se em consideração o valor residual do bem.

Impairment

De acordo com as informações fornecidas e embasadas no IAS 16 , IAS 36, e o CPC 27 ,pode se começar a interpretar que o impairment é o valor contábil de um ativo é superior ao seu preço de venda menos ao valor necessário para completá-lo vende-lo ou seu valor de uso, a partir disto se tem a visão de que o valor destes ativos , de longo prazo, no real estado, deduzido da amortização, ou depreciação , não representa seu valor econômico nas apresentações financeiras necessitando do teste de recuperabilidade, que tem o objetivo de adequar o valor dos ativos a seu valor de uso ou de venda. Sendo através dos fluxos de caixa líquidos estimados ou comparando ao valor de mercados menos custo de alienação a contabilização da provisão para desvalorização é obtida com o cotejamento entre o valor contábil e o maior dos valores apurados.

No caso em que o pronunciamento da estimada do valor recuperável da unidade geradora de caixa do qual o ativo e parte , sendo assim se deve fazer uma estimativa separada,assim facilitando a contabilização de possíveis casos como  fazer  fluxo de caixa para um ativo  que não produz, assim obedecendo o valor qualitativo da Consistência .

Em caso de perda do valor do ativo e evidenciado e reconhecido por imediato no resultado , em caso passada a razao o procedimento de ser revertido no limite custo histórico  ou valor justo anteriormente contabilizado, deduzida a depreciação , amortização ou exaustao .

De acordo com a Nº. 11.638/2007 traz a extinção da reavaliação de ativos e a inserção do impairment. Assim se pode analisar a importância do impairment como propósito de deixar os ativos registrados ao limite dos valores correspondentes ao seu retorno econômico. Contrapondo o impairment, a reavaliação, quando mal utilizada estava auferindo ao ativo registrado um valor superior à sua real capacidade de retorno econômico e geração de caixa, confundindo  as demonstrações contábeis e os indicadores de análise e, desta forma , induzia à perda de credibilidade pelos investidores estrangeiros.

A propósito e importante observar que a existência, apuração e registro do impairment podem refletir significativamente no resultado do exercício e nos

valores dos ativos que serão reduzidos aos valores recuperáveis. E, portanto alguns indicadores financeiro-econômicos das empresas podem ser impactados e expressar o desempenho das empresas diferentemente, dependente do uso ou não do impairment. O que pode levar, este procedimento ter um alcance maior ou menor do que a legislação impõe.

Em caso de uso do imobilizado é determinado uma depreciação, de tal forma que, ao fim de certo tempo, deve ser reposto. Esse custo de reposição não pode ser computado de um momento para outro, mas deve ser distribuído ao longo de sua vida útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com