TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

A Lei das Sociedades por Ações – Lei 6.404/1976 – determina que, ao final do exercício social, devem ser elaboradas e publicadas diversas demonstrações contábeis, entre elas o Balanço Patrimonial. O Balanço Patrimonial evidencia os elementos do Patrimônio, definido de forma simplista como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma Entidade. Em um Balanço Patrimonial de qualquer organização, o que representa o Patrimônio Líquido?

Tendo em vista que ATIVO são todos os bens e direitos de uma empresa e PASSIVO são todas as obrigações (exigíveis e não exigíveis), quando somamos os bens e direitos, encontramos o Patrimônio Bruto e se subtrairmos as obrigações do Patrimônio Bruto, encontramos o PATRIMÔNIO LÍQUIDO, ou Situação Líquida.

Assim, temos: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

E a representação do PATRIMÔNIO LÍQUIDO é:

PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO

Então PATRIMÔNIO LÍQUIDO é a diferença entre o valor Ativo e do Passivo (exigível) de uma empresa em um dado momento. Ele representa o registro do valor que os donos têm aplicado no negócio. Também é chamado de Capital Próprio.  

**Resumindo, em um Balanço Patrimonial, o PATRIMÔNIO LÍQUIDO é o interesse residual (valor contábil) nos ativos da empresa depois que forem deduzidos todos os seus passivos.

16/11 Correto. Mas o que ele representa? Pense a quem ele pertence...

Patrimônio Líquido é o conjunto de bens, direitos e obrigações que está diretamente ligado a uma empresa. Ele compreende tudo o que a empresa tem (bens e direitos) e tudo o que a empresa deve (obrigações). De acordo com as questões contábeis, são levados em conta apenas os bens, direitos e obrigações que possam ser avaliados em moeda.

A condição patrimonial líquida está incluída no PASSIVO (obrigações), mas em uma natureza especial, em que também fazem parte das obrigações os direitos dos sócios, acionistas, ou o dono de uma micro empresa individual em relação ao patrimônio da pessoa jurídica. O Patrimônio Líquido é uma subconta do PASSIVO total, que faz parte de uma empresa. O patrimônio Líquido abrange o capital social, agregado pelos acionistas através de contas de reserva que podem ser formados (como por exemplo, reserva legal), lucros agregados pela empresa, aportes, entre outros. Toda empresa tem certas contas que são necessariamente declaradas no Patrimônio Líquido, mas, ele representa o investimento que os donos fazem na empresa e as reservas de caixa e lucro dessa empresa.

*O Patrimônio Líquido representa o que, de fato, a empresa tem. Representa a sua riqueza efetiva, o que sobra depois de pagar todas as dívidas. O Patrimônio Líquido é formado pelo conjunto de contas que registra o valor contábil que pertence aos quotistas ou acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com