TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Evoluções da historia da contabilidade

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Sendo assim, com a organização da agricultura, do pastoreio e a organização econômica acarretaram a separatividade, surgindo divisões e senso de propriedade, o que originou que cada um criava sua própria riqueza e a herança que era deixada pelos seus antecedentes, passou a ser chamada de patrimônio.

A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. Onde que a prática não era exclusiva só dos fenícios, mas era exercida nas principais cidades da Antiguidade, fazendo com que a atividade de troca e venda requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada e eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Além disso, a cobrança de impostos já era feita por escritas.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia à necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o registro. Aquele tempo, as compras, vendas e trocas era todas à vista e a medida que as operações econômicas se tornavam complexas, o seu controle se refinava. E com isso, a evolução da ciência contábil seguiu da seguinte forma:

Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com as primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã. Nesse período, os primeiros registros foram processados de forma rudimentar, e logo o homem encontrou formas eficientes e passou a utilizar gravações e outros métodos. Com isso, surgiu o inventário, que exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo a natureza: rebanhos, metais,...

Os sumérios, babilônicos e assírios, faziam os seus registros em peças de argila (Uruk), onde gravava-se a cara de animais cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes. Além disso, na cidade de Ur, na Caldéia, foram encontrados em escavações, tabelas de escrita cuneiforme onde era registradas contas referentes a mão- de-obra ( custos diretos).

O sistema contábil evoluiu e os registros se tornaram diários, onde foram sintetizados em papiros ou tábuas. E com isso, sofreu nova sintetização e agrupou vários períodos. As partidas de diário assemelhavam ao processo moderno: o registro se iniciava com a data, nome da conta, seguindo-se quantitativos unitários e totais, transporte, se ocorresse, sempre em ordem cronológica de entradas e saídas. Foram os egípcios os primeiros a utilizar o valor monetário (a moeda Shat) em seus registros. No entanto, houve também relatos bíblicos que o próprio Jesus Cristo relatou que o administrador fraudou o senhor alterando os registros de valores a receber de devedores.

Contabilidade do mundo medieval – período que vai de 1202 até 1494. Nessa época estudavam-se técnicas matemáticas, pesos, medidas,... tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. Foi um período muito importante, pois foi denominada a “Era Técnica”, devido as grandes invenções como moinho de vento... O aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade foram conseqüências das necessidades geradas pelo capitalismo nos séculos XII e XIII. O processo da produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital alterando as relações de trabalho. Onde o trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. Além disso, o método das partidas dobradas teve sua origem na Itália.

Contabilidade no período moderno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com