TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 10

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Terminologia e classificação de custos.

Introdução

Em qualquer atividade onde se tem por objetivo a obtenção do lucro, para obter remuneração do capital investido a gestão dos custos é fundamental para a manutenção do empreendimento. Na maioria das vezes um dos motivos determinantes para a falência de uma empresa está ligado diretamente com a falta de controle financeiro e um plano de negócios.

Toda empresa necessita de elementos e informações rápidas e exatas para que possa tomar decisões em tempo hábil assim mantendo o equilíbrio econômico e financeiro aumentando sua eficiência.

A finalidade da Contabilidade de Custos é a determinação de custos unitários.

Exemplo: O custo por departamento, por fase de fabricação, por produto, por serviço, por material, por mão – de – obra, por despesas gerais e etc.

“Para se poder fixar o preço de venda e necessário saber previamente o seu preço de custo”.

Custos Diretos

Podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeado no momento de sua ocorrência ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo.

Pode ser atribuído ou identificado direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de Custos Diretos

 Matérias primas usada na fabricação do produto: Mão – de – obra direta

 Serviços subcontratados e aplicados diretamente produtos ou serviços

São mensuráveis de maneira objetiva e qualificados aos portadores finais (produtos) individualmente considerados.

Constituídos de todos aqueles elementos de custo individualizáveis respeitando o produto ou serviços, identificando – se imediatamente com a produção dos mesmos se correspondendo proporcionalmente.

“Custos constitui a expressão monetária dos insumos ou consumos ocorridos para a produção e venda de um determinado produto ou serviço.”

O custo é reconhecido no momento de sua utilização ao ser associado na produção torna – se custo, sendo bem elaborado volta novamente à condição de investimento.

Apropriação dos custos diretos

Para uma determinada empresa conhecer o consumo de materiais, basta manterem um sistema de aquisições de modo, a saber, para qual produto foi utilizado o material retirado do almoxarifado.

Para conhecer o consumo de mão – de – obra direta, é precisa que a empresa tenha um sistema de apontamentos verificando quais operários trabalham em determinado produto, por período e por quanto tempo. Esse acompanhamento pode ser feito pela “Ordem de serviço” anotando os custos alocados diretamente.

Custos Indiretos

São gastos que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos, outro segmento ou atividade operacional, e se forem atribuídos aos produtos, serviços ou departamentos, serão mediantes critérios de rateio. São gastos que a empresa tem para exercer suas atividades não tendo relação direta com um produto ou serviço específico se relacionando ao mesmo tempo com vários produtos.

É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um no momento de sua ocorrência.

Ou ainda pode ser entendida como aquele custo que não pode ser atribuído diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessitam de taxas / critérios de rateio ou parâmetros para atribuição do objeto custeado.

 Mão – de – obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços.

 Materiais indiretos: São materiais empregados nas atividades auxiliares de produção (graxas, lubrificantes, lixas e etc.)

 Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito a existência do setor fabril ou de prestação de serviços (depreciação, seguros, manutenção de equipamentos e etc.)

Custos Industriais

Gastos, Custos e Despesas são palavras sinônimas ou possuem conceitos diferentes?

Qual a definição de desembolso, Investimento e Perda?

Abaixo analisaremos os questionamentos acima e suas definições:

Gasto: Compra de um produto ou serviço, que gera “desembolso” para a empresa, conceito amplo aplica- se a todos os bens e serviços adquiridos como:

- Gastos com a compra de matérias – primas;

- Gastos com mão – de – obra tanto na produção quanto na distribuição;

- Gastos com honorários da diretoria;

- Gastos na compra de um imobilizado etc.

Notemos que “gasto” implica “desembolso” más possuem conceitos diferentes.

Desembolso: Pagamento do bem ou serviço pode ocorrer antes, durante e após a compra do que será utilizado.

Investimento: “Gasto” ativo em função da vida útil de cada empresa ou benefícios futuros.

São chamados de investimentos os bens e serviços que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização. Matéria prima é um “gasto” contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um “gasto” que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são “gastos” classificados como investimentos circulantes ou não circulantes dependendo do que levou determinada sociedade a essa aquisição.

Custo: Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

O custo também é conhecido como “gasto” no momento da utilização de determinado bem ou serviço.

Exemplos:

Matéria prima foi um gasto em sua aquisição, porém transformou – se em investimento, no momento de sua utilização na fabricação de um bem ou serviço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com