TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

         

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

         DISCIPLINA: CONTABILIDADE

         Prof.ª KELLY CRISTINA

 

          

         ACADÊMICOS:

 

Ângela L. dos Santos Souza RA 9095460656 

Karoline de Oliveira RA  8831403490 

Elizeu Matonovic Jorge RA 1299100744

Lindemberg Amorim RA 9857494173 

Ana Rúbia dos Santos de Almeida RA: 8080807787

         

          

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 

 

 

ABRIL DE 2015
JACAREÍ-SP
 

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................... P 3

ETAPA 1 -  Aula-tema: Introdução à contabilidade ..............................................P 4

Etapa 1.1................................................................................................................. P 4

Etapa 1.2................................................................................................................. P 7

Etapa 1.3.................................................................................................................P 8

Etapa 1.4.................................................................................................................P 9

INTRODUÇÃO

Nesta primeira parte do trabalho, cada integrante do grupo apresentou um resumo referente ao vídeo assistido e elaboramos as classificações das tabelas juntamente com a realização do balanço patrimonial.

 Podemos dizer que a técnica contábil é uma junção onde tudo se compõe ao redor de um administrador e contador. Exemplo: um registro contábil pode demonstrar ao contador se empresa está ganhando e o quanto está perdendo (se ele vai ter lucro ou prejuízo), e  como vou saber se minha empresa teve lucro ou prejuízo? Primeiramente iremos colocar nos livros contábeis ou relatórios contábeis.

Os métodos  onde se registra tudo que entra e sai da empresa, são chamadas partidas dobradas, elas são usadas por todos os contadores de uma empresa, varejo e etc. Esse método foi criado pelo Frei e matemático Luca Pacciolli e é o método mais usado hoje em dia. Por qualquer empresa, e é o método mais importante.

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Introdução a Contabilidade.

Esta atividade é importante para que você entenda as premissas iniciais da Contabilidade, ou seja, tenha familiaridade com termos contábeis, bem como, com a classificação contábil.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos  

Passo 1 (Individual)

Cada integrante do grupo assistiu ao vídeo indicado,

 E exprimiu os conceitos aprendidos bem como os exemplos apresentados conforme a visão de cada um.  

Resumo sobre os Métodos de Escrituração - Ângela

Conforme pesquisa, a palavra método se origina do grego methodos (caminho) que quer dizer (meio utilizado para chegar a um fim). Por esse caminho se atinge um objetivo. O Método de Escrituração é o meio pelo qual obtemos os  registros de fatos contábeis.

Existem várias formas e maneiras de escriturar os fatos contábeis, porém todas elas surgem de dois métodos: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.

 O Método das Partidas Simples

Atualmente não é mais usado, pois é um método incompleto. Com ele registramos apenas operações realizadas com pessoas, ocultando o registro de elementos do patrimônio e do resultado. Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, imóveis, despesas, veículos e receitas, são controlados extras contabilmente. Nele, apenas uma das operações débito ou crédito é contabilizado.

Método das Partidas Dobradas. Este método é atualmente usado em cada lançamento, e os valores do débito deve sempre ser igual a do crédito. Se aumentar de um lado, deve conseqüentemente aumentar do outro lado também. Ambos têm que ser iguais sempre.

 Conforme análise é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".

Tipos de lançamentos:

1 conta débito + 1 conta crédito
1 conta débito + Várias contas crédito
Várias contas débito + 1 conta crédito
Várias contas débito + Várias contas crédito


Sendo assim, seguem quatro verdades: Exemplo tirado de um site.

- Ativo = Passivo + PL
- Saldo devedor = Saldo credor
- Não há débito sem crédito.
- Não há crédito sem débito.

 Se "X" tem um crédito de $200,00 contra "Y", é certo que "Y" tem um débito de $200,00 para com "X".

Em conseqüência do método das partidas dobradas, a soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), de tal forma que, se esses dois saldos não "baterem no centavo", isso denuncia um erro de lançamento que precisa ser detectado e corrigido.

Resumo Elizeu

No vídeo nos mostra, as principais técnicas contábeis onde são escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e a analise das demonstrações contábeis. Os registros dos fatos ou atos administrativos nos relatam onde o patrimônio é afetado ou ira ser afetado, esse registro é chamado de lançamentos onde é colocado nos livros contábeis pelos auditores e contadores entendo que a escrituração também e entendida como um conjunto de lançamento.

A escrituração é dada ao inicio dos documentos onde se efetiva os fatos e existem dois métodos de comprovação, das partidas simples que o controle das contas é individual sem relacionar entre si e partidas dobradas sendo que as contas se relacionam entre si, que a cada debito corresponde ao mesmo valor de credito e esse é o mais utilizado nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com