TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLEIDIANE MARTINS DE OLIVEIRA

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“contabilidade  comercial– 3º Semestre”

        

[pic 3]

Garanhuns-PE

Cleidiane Martins de Oliveira

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Contabilidade comercial – 3º Semestre”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual individual.

Orientador: Equipe de Professores do 3º Semestre.

Garanhuns-PE

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................  03

2.DESENVOLVIMENTO..................................................................................  04

2.1 PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO BRASIL.  05

2.2 PAPEL DO DEPARTAMENTO PESSOAL................................................ 06

2.3 DEPARTAMENTO CONTABIL ................................................................. 07

2.4 PAPEL DO DEPARTAMENTO FISCAL.................................................... 08

2.5 A IMPORTANCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTABIL......................................................................... 09

2.6 A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXILIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR E CONSEQUENTIMENTE NA GESTÃO EMPRESARIAL................................. 10

2.7 DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE ESTRESSE E SINDROME DE BORNOUT....................................................................................................... 11

2.8 CONCEITO DE RACIONALIDADE E BUROCRACIA ASSOCIADOS NA IMPORTANCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTABIL........................................ 12

3. CONCLUSÃO.............................................................................................. 13

4. REFERANCIAS........................................................................................... 14

1. INTRODUÇÃO

   O seguinte trabalho tem por finalidade apresentar os principais tópicos  quem fazem parte da contabilidade comercial, seus recursos que auxiliam no desenvolvimento contábil de uma empresa.

   A contabilidade é o controle que a empresa necessita para ter um controle maior de seu patrimônio, sua vida financeira e econômica, além disso a contabilidade organizada é de extrema importância para que a empresa possa está dentro da lei pagando seus imposto , por que um empresa necessita de uma escrituração contábil  e um contador tem por dever manter  suas atividades de acordo com a legislação contábeis com seus direitos e deveres como profissional contábil.         

2.2 PERCENTUAIS DE EMPRESA COMERCIAL NO BRASIL

  Ao Passar dos últimos cinco anos, notou-se um crescimento na participação das empresas de serviços no total das empresas que surgem no país.

  Está participação aumentou 5,9 pontos percentuais entre os primeiros meses de 2010 e o mesmo período de 2014. Então pode se falar que anualmente, mas de 1,2 milhão de novas empresas formais são criadas no brasil.

  As micro e pequenas empresas são responsáveis por, mas da metade das carteiras assinadas no pais.

  Por outro lado, o setor comercial de empresas que são criadas no tem diminuindo ao modo que as empresas indústrias que são criadas no mesmo período tem se mantido estável no mercado.

2.3 O PAPEL DO DEPARTAMENTO PESSOAL NA ESCRITURAÇÃO CONTABIL.

   O Departamento de pessoal é de extrema importância para o bom  desenvolvimento e funcionamento de uma empresa.

  Pois ele é responsável pela organização e manutenção dos arquivos da empresa, nesses arquivos contém toda a documentação obtida durante as realizações das rotinas  administrativas  e documentos exigidos pelo governo, atendendo todas as normas de atendimento a fiscalização trabalhista , segurança do trabalho e justiça do trabalho.

2.4 DEPARTEMENTO CONTABIL

  O departamento contábil da empresa trabalha com a parte fiscal  do empreendimento.

   Este departamento é uma obrigação em uma entidade de médio e grande porte, este é quem produz informações para seus administradores saberem onde e como agir. Além de mostrar em números exatos a vida financeira da empresa.

    A contabilidade é regida por leis e normas contábeis ,as quais devem ser sempre  seguidas para evitar penalidades para a empresa.

 As atividades que este setor desenvolve são Lançamento das Notas do ativo imobilizado; Lançamento da depreciação; Lançamento da Folha de pagamento; Provisão das Notas emitidas e dos impostos; Fechamento; Balanço Demonstrações Contábeis; Lançamento do Caixa; Conciliações bancárias; Análise das contas do ativo e passivo;

2.5 O PAPEL DO DEPARTAMENTO FISCAL

   A contabilidade fiscal é onde registrasse os fatos do dia a dia da empresa, servindo com base para apuração dos impostos, cumprindo as exigências fiscais e mantendo o controle das receitas e despesas da empresa, por ser um setor muito delicado de uma empresa, pois é nele quem são colocados todos os registros de entrada e saída da entidade. Com diferenciados setores da economia e portes de empresa é importante o enquadramento no regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Real Estimado. Serviços do Departamento Fiscal: A apuração de impostos: Simples; ISS, ICMS, ICMS-ST, COFINS, IRPJ, CSLL, etc. É feita de acordo com o faturamento e receitas auferidas no mês. Cada tributo tem seu cálculo especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com