TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BARRETOS – CIENCIAS CONTABEIS – 7º PERÍODO

PROJETO INTEGRADOR

                                            Monika Tamae da Silva -364939

BARRETOS

2015

Monika Tamae da Silva -364939

PROJETO INTEGRADOR

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera – Polo de Barretos, disciplina de Projeto Integrador como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da Tutora Ana Maria Simionato .

BARRETOS

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho engloba em relacionar as normas Brasileiras com a Internacional e conseguir desenvolver a sua classificações e especificas segundo a normas e pronunciamentos.

Contabilidade Internacional

No Brasil foi feito uma pesquisa das empresas BM&F  Bovespa para saber sobre a internacionalização da contabilidade,ou seja a junção das normas contábeis brasileiras com a de outros países ,vendo assim quais empresas se adequariam a tais normas ,no entanto se deu essas mudanças com a alteração das leis S/A (sociedade anônima) ,com isso eles apresentaram resultados onde uma boa parte aceito as mudanças mais algumas empresas ainda usam as normas de depreciação.

Muitos autores buscaram entender os diferentes países e suas normas contábeis ,sendo assim Weffort nos diz que a contabilidade pode ser divida em dois tipos uma de forma Direito e a outra em forma de Fatos, para concluir e aperfeiçoar o Carmo nos diz que nos países pode sim conter a forma do direito mais nas empresas são empregadas mais a junções práticas.

Nobes  sem um dentre tantos pesquisadores resolveu estudar quais as contabilidades de cada pais ,mesmo sabendo que a contabilidade e de uma forma universal ,pois demonstra as condições financeiras de uma empresa;ele determina que podemos classificar em 17 ícones que variam de país para outro;um fator muito importante que podemos dizer é que varia muito se esse país antes era metrópole ou colônia .

Sendo assim Nobes cria uma listagem com o cenário em que pode ser classificado cada país;no entanto não podemos classificar de uma forma o Brasil por ser um país de transição ,ou seja ele ainda não sem enquadra numa da siglas listadas.

Weffort evidencia no seu trabalho que apesar do método contábil no Brasil estar bem evidenciado ,o Brasil ainda peca por uma harmonização com os países aonde as empresas buscam aliados,ou investidores;Weffort coloca como base que as dois tipos de contabilidade elas se difundem,se tornando uma na forma de aplicação pois uma é norma e a outra sua prática.

Lopes e Martin vem demonstrar que nos países do Ocidente usam-se duas formas de normas jurídicas sendo elas a realmente aplicada e a outra que é lei que realmente deveria ser seguida.

Concluindo o pensamento de Weffort ele nos questiona será que realmente nos brasileiros estamos aptos a exercer a função de contador,segundo ele Não ,precisaríamos de uma reeducação da normas contábeis ,pois alem não conseguimos fazer uma harmonização das normas pois segundo o IASB sabemos e conseguimos compreender as leis mais levamos mais na prática ou seja como de costume.

No Brasil se é criado o CPC ,ele foi criado para estudo ,preparação e emissão de pronunciamentos que sejam utilizados para a unificação e elevação das normas contábeis a padrão da internacional.

O pronunciamento 27 fala sobre a depreciação trazendo então uma representação de algumas empresas e demonstrando em lista os seus segmentos.

Para concluir foi feito um estudo pelo menos da parte de bens ativo imobilizado para que na taxa de depreciação fosse feita uma comparação com os demais países para que houve uma unificação de sistemas;sendo então que a maioria das empresas utilizava do sistema de taxas fiscais até 2008 e a partir dos anos seguintes se enquadraram nas normas de depreciação de vida útil ,igualando assim as normas de contabilidade internacional ,mais no entanto alguma minoria ainda consiste em aderir a normas antigas,mostradas no artigo lido por pensadores que cada qual tem a sua identificação contábil fatores relevantes.

  1. Quais os desafios para o contador frente a contabilidade internacional?

Os desafios para o contador frente a contabilidade internacional ,na minha visão é enquadrar a empresa a um tipo de regra em qual ela não está familiarizada,ou seja trazer as leis e os pronunciamentos ao pé da letra,onde era mais costumeiro usar de praticas e costumes que não  eram unificados,ou seja apesar da contabilidade um sistema muito único e muito igualitário nos países ,muitos ainda tem peculiaridades pois sofrem com determinadas implicações tais como: Religião,inflação ,tributação e etc.

  1. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

O maior desafio para as empresas brasileiras ao meu ver seria se adaptar a uma rotina que não é exercida por todas ,ou seja nem todas elas se enquadram nas lei e pronunciamentos descritos pelo CPC para fazer assim uma unificação de contabilidades (padronizar).

  1. Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países.

No Brasil podemos citar que foram amplamente delegada duas posições,sendo a costumeira que utilizamos na práticas e as de leis de fato ,para isso foi se criado o CPC para que pudéssemos fazer uma unificação do sistema contábil brasileiro com os demais países ;podemos enxergar mais de 17 fatos usados na lista de Weffort como diferenças ,tais como :crenças,política,inflação e etc.

     IAS 1

Demonstrações Financeiras

Nós todos sabemos que para unificar um determinado assunto em mais de um país com regras e normas diferentes uma da outra não é fácil por isso foi criado o IASB, é nada mais do que uma forma de globalizar ,juntar se não isso fazer com que pelo menos se compare em normas ,padrões e transparência .

Sendo assim o IASB cria pronunciamentos como forma de simplificar e demonstrar  os processos na parte financeira e jurídica de uma empresa.

O objetivo da IAS 1 é prescrever as demonstrações financeiras ,ela é considerada em  3 aspectos : demonstrações financeiras,por entidade e por período que são apresentadas;segundo as normas do IAS elas foram criadas para que donos de entidades pudessem analisar os seus financiamentos e assim conseguissem chegar a uma tomada de decisão .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (85 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com