TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA I

PASSO I

Ao Contrario do que se previa, a economia brasileira esta passando por grandes turbulências. Já no final de 2014 a inflação não estava já segura. O B.C conseguiu conter a elevação da taxa básica de juros fechando 2014 em 6,1%. Essa taxa vinha sendo medida nos últimos 12 meses e o IPCA,salientava que ela não cairia para 4,5% como era a meta proposta pelo governo.

Alem de não ter conseguido conter a inflação de 2014 para 2015 o B.C já no final de 2013 havia relatado que o cambio e os juros manteriam-se estáveis o que não aconteceu.Essas projeções so provaram fazendo as autoridades de Politica Monetaria apertar se e levar em conta a tava SELIC de 10% para poder explicar outras altas.

Nesse cenário somento a taxa de cambio não aumentou mantendo o dólar a 2,35 (2014). Omercado fez uma projeção de aumento de 6,2 no IPCA em 2014 e 5,5 % para 2015 e 5,2 para o 1º trimestre de 2016.

Projecao essa que o governo esperava conseguir atingr já que em 2014 o cenrario de risco do B.C era de 38% na inflação do IPCA ultrapassando 6,5% neste ano. Essa mesma projeção apura para 2015 uma inflação de 27%.

As autoridades Monetarias notaram que as transmissões das ações políticas monetárias estão ocorrendo em defasagens mas com certo grau de incerteza sobre a intensidade de materialização desses efeitos.

Lembrando que esses efeitos so se materializam assim que as expectativas envolvidas nesse processo operarem de forma simultânea e com a mesma intensidade.Ou seja assim que a demanda o credito o cambio etc estiverem com suas curvas de juros mais maduras no mercado do financeiro. Essas experiências na econômica brasileira segundo o Copom infere no ciclo de ajuste na taxa SELIC fazendo com que haja alguns implusos monetários.

Segundo relatório do presidente do B.C Alenxadre Tombino, esses impulsos estão fazendo com que haja choque nos preços de alguns alimentos, nos preço da gasolina e de alguns serviços públicos como eletrecidade.

Quanto a esses impulsos o convite responde que essa elevação nos índices de preços  dos últimos 12 m esta sendo percebida pelos agentes econômicos e esta sendo diagnosticado como um processo de  certa duração.

Com isso a inflação tende a cair fazendo com que os investimentos e o consumo obtem ao seus patamar normal.

PASSO II

Risco

Vem dos principais riscos do CDB é o de créditos ou seja de  instituição bancaria ¨quebrar¨e ficar sem recursos para pagar o valor aplicado ao investidos.Esse tipo de aplicação garantido pelo FGC(FUNDO GARANTIDO DE CREDITO) ate o limite de R$ 250.000,00.Para aplicações ate este valor o investidos pode aplicar sem grande receio.

Os CDBS de grandes bancos em geral rendem menos do que os CDBS de bancos menores, exatamente pela velha regra do risco x retorno. Bancos maiores normalmente são mais difíceis de falir, portanto teoricamente possuem menos risco e seus CDBS rendem menos.

Liquidez

A liquidez e uma aplicação de longo prazo mas podemos efetuar resgates a qualquer momento pois possui liquidez imediata parcial ou total mesmo antes da data do vencimento.

Alguns bancos falam que há liquidez apenas no vencimento ou em certa data especifica.Em geral a remuneração e maior se o CDB não tiver liquidez exatamente por você não ter a possibilidade de resgatar antes do vencimento.

Neste caso tem que tomar muito cuidado com o planejamento para ter a certeza que você não precisara mesmo dos recursos antes de fechar negócios.

Rentabilidade

A corretora Geração Futuro e o banco Brasil e Plural acabaram de lançar um CDB com rentabilidade bruta de 1% ao mês. O retorno e superior a media de outros investimentos de renda fixa conservadores e 56 % maior  do que o rendimento da poupança, em um período de dois anos mesmo descontando o imposto de renda.

Rentabilidade após desconto do imposto de renda.Do rendimento de 1% ao mês deve ser decontado o imposto de renda. Como o pagamento de juros é mensal são aplicados alíquotas diferentes ao longo prazo.

Se o investimento for feito em dois anos(vencimento mínimo) é 21,22%, retorno de 56% maior do que o rendimento da poupança com a SELIC atual (10,5% que no mesmo prazo rende 13,53%)

PRAZO

O prazo do resgate é definido pelo banco mas o investidos pode retirar antes da sua rentabilidade sem prejuízos, se respeitar o prazo mínimo de aplicação que varia de um dia a um ano,dependendo da remuneração.

O CDB funciona como um deposito que permite receber o seu dinheiro mais o juros ao final do prazo predeterminado e cada modalidade de CDB possui prazo diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com