TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  28/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

IBIRUBÁ-RS

2013

[pic 9]

[pic 10]

Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral às Atividades Interdisciplinares.

                                                              Orientador: Prof.º José Manoel da Costa

Prof.ª Vânia de Almeida Silva Machado

Prof.ª Mônica Maria Silva

Prof.ª Regina L.S. Malassise

Prof. º Sérgio G. Barboza  

[pic 11]SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS        

2.1        TEORIA QUE DESENVOLVEU        

2.2        PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO        

2.3        CONCEITO DE PATRIMÔNIO        

2.4        FONTES (ORIGENS DE RECURSOS)        

2.5        ANÁLISE DE MERCADO        

2.6        DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO        

2.7        ESTRUTURAS DE MERCADO        

2.8        CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        

 



  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu na antiguidade quando o homem viu a necessidade de proteger seu patrimônio, bens que eram heranças recebidas dos pais surgindo assim o patrimônio e cada vez aumentava a necessidade de registros das propriedades, no comércio e na prestação de serviço para fim de se organizar a sociedade.

A necessidade de aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade para ter o controle é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna, onde se baseia em números, pelos quais nos fornece informações úteis de decisões, na qual temos aspectos quantitativos e qualitativos muito importante para os usuários internos ao desempenhar suas funções. Atualmente o balanço patrimonial, demonstrativos contábeis, registros, relatórios transmitem uma boa clareza sobre a situação financeira de uma empresa.


  1. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
  1. TEORIA QUE DESENVOLVEU

        A administração ou gestão é uma área de conhecimentos fundamentada em um conjunto de princípios e normas como: planejamento, organização, coordenação e controle. Uma organização é constituída de pessoas e recursos que se relacionam num determinado ambiente, objetivos em comuns. As organizações estão inseridas em ambientes que irão influenciar e serão influenciadas.

Ambiente externo são forças que estão do lado de fora do muro da empresa e influenciam na forma que ela irá comportar-se mediante o mercado, destacam-se os aspectos econômicos, sócias, tecnológicos e ambientais, como entidades representadas pelos concorrentes, sindicatos, fornecedores, governos e bancos. Acrescente abertura do mercado externo e a globalização está cada vez mais ganhando um espaço maior. O ambiente interno são todos agregados em aspecto físico, financeiros, humanos e tecnológicos, mesmo tendo um maior controle, pode sofrer impacto direto do ambiente externo.

O administrador deve administrar de forma atingir objetivos da empresa e ficar atento ao ambiente externo, acompanhando as mudanças e tem tendências futuras a fim de avaliar o impacto que isso pode causar no negócio de sua empresa e aproveitar a oportunidade adequando-se para obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado de negócios. O fundamental é ter objetivos definidos pela organização e que essas estão de acordo com as metas e valores da empresa.

Como toda ciência, Henri Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e para formar administradores, Fayol via os diferentes órgãos da empresa  uma forma mais ampla. Para administrar é preciso organizar, comandar, controlar, prever e projetar ações a ser desenvolvida.

Fayol desenvolveu 14 princípios da  administração como; divisão de trabalho, autoridade, disciplina, unidade de direção, subordinação do interesse individual, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade e manutenção de pessoal, iniciativa, espírito de equipe.

Além disso definiu cinco elementos básicos do processo administrativo utilizados até hoje; planejamento, organização, direção, coordenação e controle, seis grupos de operações que poderiam ser encontradas em empresas econômicas; função técnica, comercial, financeira, segurança, contábil, administrativa.

Houve algumas críticas a teoria de Fayol como; ausência de trabalhos experimentais, tratava a organização como um sistema fechado e não trata de aspectos e relações informais intra-organizacionais.

  1. PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

        As grandes mudanças que aconteceram após a segunda Guerra Mundial, como transformações no processo de fabricação de mercadorias deu origem a chamar por primeira Revolução Industrial, antes desse processo as oficinas artesanais produziam a maior parte dessas mercadorias consumidas na Europa, pois o artesão controlava toda a produção, ele que definia a jornada de trabalho das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com