TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  2/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Nome do curso

Unidade de Ensino: Nome da Unidade

Nome

Dayane da Silva Marcelino

RA

1299198420

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera – Rio Claro

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Fabrício dos S. S. Viegas.

[pic 5]

Custo de Capital

Como esta sendo informado em GROPPELLI & NIKBAKHT(2012), o custo de capital é muito importante dentro das empresas, pois usam como ponto de referencia para a tomada de decisão. O custo de capital nada mais é que a taxa de retorno (custo) que a empresa deve pagar aos investidores para induzi-los a arriscar seus fundos e comprar títulos, ações preferências e ações ordinárias emitidas pela empresa.

Muitas pessoas aplicam o dinheiro a finanças, não se preocupando com o dia de amanha que cada vez mais temos que nos preocupar com os riscos, a inflação, e a liquidez. Na tomada de decisão muitos preferem a liquidez que é manter o dinheiro em caixa para emergência inesperada entre outros assuntos importantes para a empresa.

Ao pensar em investimento também temos que pensar principalmente se vai me trazer lucro ou prejuízo, e se o meu investimento vai estar em alta no mercado no futuro. E para saber é utilizado os critérios de avaliação de investimentos que são os: valor presente liquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), e Payback.

O Risco como já foi comentado é usado para tomada de decisão sobre o investimento, e esta interligado ao retorno, que quanto mais nos arriscarmos maior será o retorno esperado, mas muitas das vezes este retorno pode ser um resultado bom ou ruim para o investimento.

A tomada de decisão de investimento é um ponto importante que o gerente de uma empresa, antes de tomar qualquer decisão tem que analisar para saber se vai ter um bom retorno. O ponto de referencia para saber sobre o retorno é o custo de capital.

Orçamento de capital é uma ferramenta muito importante para o gerente financeiro, através dela é seguido um conjunto de procedimentos para avaliar, comparar, e selecionar projetos. Assim se consegue informar se o investimento com fluxos de caixa e taxas de retorno serão satisfatório.

E como esta sendo mencionado na aula tema 7, a política ou a decisão de dividendos caracteriza-se pelo percentual do lucro obtido que é distribuído em dinheiro aos acionista. Os dividendos, é claro, reduzem o montante dos lucros retidos e, por conseguinte, afetam a política de financiamento. Quanto mais lucros a empresa reter, menor será a necessidade de recursos de terceiros para financiar os investimentos previstos. Os financiadores externos adotam como referência básica para medir o risco financeiro de cada empresa, além do potencial de geração operacional de lucros, o grau de endividamento atual e futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com