TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  11/9/2015  •  Ensaio  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ABERTURA DE EMPRESA

Alessânia

Cleidiane

Daiane

Edimar

Luciana

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

Orientador (a): Prof. Jaconias Nunes da Silva

LUZIÂNIA/GO

2015

TEMA

        Abertura de Empresa – Procedimentos legais para abertura do MEI e de uma Micro e Pequena empresa. Tem como objetivo auxiliar o empreendedor no processo de formalização da empresa.

JUSTIFICATIVA

        A escolha do tema se deu diante do desafio que o empreendedor enfrenta na hora de formalizar a empresa. O objetivo é orientar o empreendedor sobre os procedimentos realizados para abertura do MEI e de uma Micro e Pequena empresa. Faremos uma relação de todos os itens burocráticos e legais necessários nesse processo e a maneira correta para obtê-los.

        Outro ponto abordado será a classificação da empresa quanto ao porte, para isso, usaremos o valor da receita bruta. Demonstraremos as diferença entre os tipos de empresa. Nosso foco principal será o MEI e as micro e pequenas empresas ligadas ao ramo do comércio.

        Nossa intenção é ajudar as pessoas que desejam abrir uma empresa, mais não sabem os procedimentos legais para a legalização da sua empresa junto aos órgãos públicos.

        O grande desafio será unir os conceitos científicos (teoria) a pratica, de forma simples, para que todos possam compreender, inclusive aqueles que não tenham nenhuma experiência relacionada ao assunto.

        

        Para facilitar a vida do empreendedor o Governo Federal regulamentou  o Redesim ( Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) através da  Lei Federal nº 11.598, de 03 de Dezembro de 2007, que tem por objetivo simplificar , estabelecer diretrizes e integrar o procedimento de registro e legalização de todos os tipos de empresários e pessoas jurídicas. A sua implantação prevê a utilização de sistemas informatizados que permitirão a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa, por meio de uma entrada única de dados e de documentos, acessada via internet.

        O MEI (Micro Empreendedor Individual) foi a primeira etapa de implantação do Redesim. Através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) é possível realizar o registro, alteração e baixa do micro empreendedor individual.

        

        

        

PROBLEMATIZAÇÃO

            O sonho de abrir uma empresa é mais comum do que imaginamos. Abrir uma empresa pode parecer simples, mas não é tão simples assim. O primeiro desafio do empreendedor será na hora de formalizar a empresa.

         O que muitos não sabem é que na hora de criar uma micro ou pequena empresa, o empreendedor precisa enfrentar uma verdadeira maratona de burocracias para registrara-la. Para dar inicio no processo de abertura, o empreendedor precisa fazer um levantamento completo do empreendimento, saber em que categoria se enquadra e qual o seu tamanho e faturamento. Dependendo das características do empreendimento o processo é diferente.              A criação de uma empresa exige planejamento, pois envolve muita espera, documentos importantes e registros junto a órgãos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com