TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria da liquidez

Conforme verificamos, a contabilidade , através das demonstrações contábeis, devem evidenciar a situação econômica e financeira da empresa.

Considerando que são muitos, os agentes  interessantes (funcionários, governo, sócios, acionista, credores, bancos e o próprio mercado) a contabilidade ganha importância na economia e por isso as suas demonstrações devem ser o mais transparentes possível.

A ordem de liquidez visa atender tal necessidade. Consiste em demonstrar o patrimônio priorizando sempre os componentes mais líquidos.

Entende-se por mais liquido aquilo que é realizável mais facilmente, ou seja, aquilo que é convertido em dinheiro mais rapidamente. Portanto, considera-se mais liquido os componentes patrimoniais ,transforma rapidamente em dinheiro

A teoria entendesse que o bem de menor valor é vendido e recebido com mais facilidade, que um bem de maior valor.

Na mesma forma em relação as obrigações, a teoria considera mais liquida, aquilo que a empresa desembolsa mais rapidamente. isso implica que as contas passivas de menor valor devem ser expressa primeiro. As contas de longo prazo (financiamentos, empréstimos bancários, leasing) também deve seguir a ordem consequentemente serão expressas por ultimo.

A legislação brasileira tem uma peculiaridade, que se relaciona com a ordem de liquidez. No brasil, a legislação comercial determina, que o primeiro agente, a receber haveres com a empresa, devem ser o empregado. isso resulta que este grupo(salários a pagar) é o mais liquido mesmo que o valor devido seja superior a outras obrigações,

Teoria da liquidez versus teoria da contabilidade

Aspecto Legal> por este ordem de liquidez devem ser respeitadas nas demonstrações contábeis,  para que estas seja patronizadas de forma universal,

Aspecto da Evidenciação>por este aspecto a ordem de liquidez deve ser expressa, de forma:

a)facilitar, evidenciar a situação econômica e financeira da empresa cumprindo assim objetivo da contabilidade.

Pela evidenciação os agentes de interesse devem visualizar e interpretar, as demonstrações com mais clareza permitindo que interprete corretamente

        

Questões

O que são bens direitos obrigações, posteriormente coloque os dentro do balanço patrimonial obedecendo a ordem de liquidez:

Impostos a recolher 2.326,00 – obrigação

Moveis e utensílios 3.532,00- bens

Bancos 11.718,00 direito

Fornecedores 31.140,00 obrigação

Clientes 9.200,00 direito

Capital social 60.000,00 OBRIGAÇÃO

Salários a pagar 7.900,00 obrigação

Prédios 240.000,00 bem

Lucros acumulados 176.907,00 OBRIGAÇÃO

Caixa 14.623,00 bem

Aluguel a pagar 800,00 obrigação

[pic 1]

Escambo- troca de serviço

POSTULADOS CONTABEIS

        Postulado pode ser definido como uma proposição ou uma realização de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a não verificação.

        Em contabilidade relaciona com aspectos que cercam o campo e as condições que a contabilidade deve atuar.  Postulado devem ser exposições de verdade, mas que por não delimitar o campo dos princípios contábeis nem sempre os explicam, portanto os postulados possuem controversas.

        Os postulados que nos interessam são as premissas básicas há cerca do ambiente econômica, politico e social no qual a contabilidade deve operar.

        Desta forma os dois postulados mais importantes para a contabilidade são:

- postulado da entidade contábil

-postulado da continuidade

        Esta abordagem é a identificação da entidade contábil, ou seja, a entidade econômica, que tem controle sobre seus recursos, aceita a responsabilidade por tarefas e conduz a atividade econômica.

        Para a contabilidade qualquer individuo, empresa ou entidades que efetue a atividade econômica tão importante a um grande grupo de interesse pode tornar-se uma entidade contábil. Alguns autores entende que ate mesmo uma sub divisão e setores dentro da empresa, pode ser  uma entidade contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (138.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com