TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR  DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

[pic 3]

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de  Administração - Bacharelado  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Introdução à Contabilidade.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        ................................................................................................... 04

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – A Contabilidade como ferramenta de gestão empresarial................................05

2.2 – Desenvolvimento da atividade solicitada...........................................................07

3 – CONCLUSÃO .....................................................................................................09

4 – BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................09

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho veremos acerca da Contabilidade como instrumento importante na tomada de decisões e também para a Gestão Empresarial. Assim como sua importância para as empresas e seus objetivos principais. Relataremos sobre a utilização da Gestão Contábil nos diversos setores e departamentos de uma empresa ou organização. A importância da contabilidade para o desenvolvimento empresarial e para uma gestão fundamentada em bases sólidas: as demonstrações contábeis. E ainda, iremos dar relevante consideraração a relação administrador e contador, uma excelente sincronia para que uma empresa ou organização prospere e obtenha bons resultados. Além de considerações acerca da contabilidade como item indispensável em um empreendimento.

A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL

“A Contabilidade tem como função fornecer informações úteis para a tomada de decisões” MARION, 1998.

Freqüentemente os responsáveis pela administração das empresas estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para um boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma máquina, preço de um produto, contrair uma dívida a curto ou a longo prazo,[pic 4]

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetarimente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatório  ou de comunicados,  que contribuem sobremaneira  para a tomada de decisões.

quanto de dívida contrair, que quantidade de material para estoque deve-se comprar, reduzir custos, produzir mais, etc.

Observa-se com certa freqüência que várias empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Existem empresários que criticam a carga tributária, os encargos sociais, a falta de recursos, os juros altos, etc., fatores estes que, sem dúvida, contribuem para debilitar uma empresa. Entretanto, descendo a fundo nas investigações, constata-se que, muitas vezes, o problema principal não repousa naquelas críticas, mas na má gerência, nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observa-se, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.

        Vive-se num momento em que “aplicar os recursos escassos disponíveis com máxima eficiência” tornou-se, dadas as dificuldades econômicas (concorrências, inflação, etc.), uma tarefa nada fácil. A experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos no quadro atual; exige-se um elenco de informações reais, que norteiam tais decisões. E essas informações estam contidas nos relatórios elaborados pela Contabilidade.

A empresa  é um Sistema maior interagindo com suas diversas áreas: Contabilidade, Administração, Marketing, Recursos Humanos, Compras, Produção, Financeiro, Jurídico, entre outros. Neste sistema maior é fundamental a sincronia harmônica de todas as áreas existentes em cada empresa de tal forma que contribua para uma maximização dos resultados da mesma.

        É nesta integração, no desenvolvimento das atividades de cada setor da empresa, que deve a contabilidade atuar de maneira a auxiliar todos os profissionais na execução de suas tarefas, deve a ciência Contábil ser utilizada como forma de “Ferramenta da Gestão empresarial”, fornecendo informações úteis para cada setor da empresa e consequentemente servindo de elo entre todas as áreas.

        As informações geradas pela Contabilidade permite que o Administrador ao tomar decisão, esteja seguro dos seus resultados. Cada sistema menor da empresa, cada área da empresa (Administração, Marketing, R.H., Compras, Financeiro, Comercial, etc.) utilizam dos serviços contábeis para uma maximização de seus resultados e consequentemente contribuindo para o sucesso do sistema maior: A própria empresa.

Referências:

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 210 p.

IUDÍCIBUS, Sérgio, MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade para não Contadores. São Paulo: Atlas, 3 ed. 2000.

ATIVIDADE SOLICITADA

Levando-se em consideração o texto acima, a leitura do material didático disponibilizado da disciplina e ainda, seu conhecimento acerca da Contabilidade e da Gestão Empresarial, PEDE-SE:

  •  Apresente com suas palavras uma resenha de 02 a 05 páginas acerca da Contabilidade como Ferramenta para tomada de decisões, como instrumento necessário para a Gestão Empresarial. Discorra acerca do que vem a ser a contabilidade, seus objetivos e sua importância para as empresas.

Resposta:

A Contabilidade define-se como uma ciência econômica e administrativa que tem a finalidade de manter o registro dos atos e fatos contábeis relacionados com as diversas variações do patrimônio da entidade, o qual é o objeto da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com