TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade DESENVOLVIMENTO

Tese: Contabilidade DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No mercado contemporâneo e globalizado o ambiente da administração de empresas é complexo e ramificado. Tendo como objetivo único que se trata da maximização dos resultados, patrimonial, poder de solvência, lucratividade entre outros. O gestor financeiro necessita de ferramentas e estratégias que vão muito além da capacidade de negociar. Precisa utilizar se de ferramentas e dispor de habilidade em cálculos financeiros que contribuem e são imprescindíveis para a solução e estratégia nos assuntos relacionados e aplicados nas diversas áreas contábeis

2.DESENVOLVIMENTO

Empresas em geral e em qualquer ramo de atuação ou até mesmo pessoas física necessitam de informações e cálculos financeiros para tomada de decisões que antecedem ou decorrem de investimentos. É imprescindível que o gestor tenha uma gama de informações e habilidades para minimizar ou sanar os riscos ou prejuízos que uma decisão incorrida sem fundamentos pode trazer.

Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária no controle de bens e produção como a agricultura e criações. Até os dias atuais os pensamentos e aprimoramentos nos cálculos e controle são aprimorados e adaptados baseados nas mudanças de comportamento de mercado, leis e pensamento de seus idealistas. Nos departamentos responsáveis dentro das empresas temos algumas áreas de atuação relacionadas em finanças, em que cada qual enfoca um assunto mais em específico, porém com o mesmo objetivo das demais, calcular, controlar e maximizar o rendimento da organização e seus investidores.

Contabilidade compõe as ciências empresariais, pois, juntamente com a administração econômica, marketing e direito, se encarrega da gestão da empresa, contribuindo para o desempenho financeiro da mesma, proporcionando a geração de riquezas. Responsável pela produção de informações para o gestor, a contabilidade traz dados através de relatórios sobre a saúde da empresa e sobre todo o seu patrimônio, contendo demonstrativos financeiros, balanço patrimonial, demonstração de resultados, de origem de aplicação de recursos, de mutações do patrimônio liquido, relatório da administração, parecer do conselho fiscal e parecer dos auditores independentes.

Os princípios fundamentais da contabilidade são; entidade, prudência, competência, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original e atualização monetária.

Embasado nos dados da contabilidade e demais departamentos da empresa como controladoria, marketing, auditoria, produção e planejamento o gestor financeiro é determinante para a organização. Necessita ter extrema habilidade e competência para com o mercado contemporâneo, é estrategista, planeja, organiza e comanda as ações na organização afim de que os resultados propostos sejam aceitáveis e condizentes com as necessidades da empresa. Precisa estar sempre atento ao cenário econômico financeiro de mercado e estabelecer o melhor caminho a ser trilhado para o bom funcionamento da empresa e suas atividades, contribuindo para a maximização dos resultados aumentando sua eficiência, controlando os custos e melhorando a capacidade.

Em um mundo cada vez mais dinâmico a competitividade aumenta muito a responsabilidade do gestor financeiro, pois fatores macroeconômicos como câmbio, legislação, impostos, importações entre outros, estão sempre entre os assuntos envolvidos em que o gestor financeiro encontra como aliados, como oportunidade ou empecilhos e obstáculos nas tomadas de decisão na empresa.

Um planejamento empresarial financeiro é constituído por varias etapas desde o planejamento orçamentário, estratégico, pessoal, produção e marketing chegando até o plano de vendas. As globalizações das atividades empresariais também fazem parte do contexto em que o moderno gestor financeiro precisa estar focado e capacitado para ajudar a empresa a gerir fluxos de caixa em diversas moedas, protegendo-as contra riscos que decorrem de forma natural entre transações internacionais e, contudo tornando ainda mais complexa a função e a responsabilidade do gestor em administração financeira.

O gestor financeiro necessita e utiliza diversas ferramentas para conduzir todas as atribuições que são de altíssima responsabilidade e, contudo torna-se imprescindível que tenha vasto conhecimento em matemática financeira e finanças corporativas para solução nas situações propostas. Dentre os recursos da matemática financeira como calculo de juro composto, taxa de juro nominal, efetiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com