TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da contabilidade e contabilidade gerencial no desenvolvimento do instituto e os benefícios que ela pode oferecer para empresas em geral

Pesquisas Acadêmicas: O papel da contabilidade e contabilidade gerencial no desenvolvimento do instituto e os benefícios que ela pode oferecer para empresas em geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

SOBRINHO, Cleber Caetano; RIBEIRO, Juliana. Controladoria e contabilidade gerencial , 2013. 10 f. - Curso de Ciências Contábeis da Faculdades Alves Faria. Goiânia, 2013.

A pesquisa bibliográfica tem por finalidade compreender o papel da controladoria e da contabilidade gerencial no desenvolvimento de uma instituição e os benefícios que a mesma pode proporcionar as empresas em geral. O trabalho realizará uma abordagem nas relações de assuntos financeiros e contábeis. A metodologia a ser adotada será a pesquisa bibliográfica. Como resultado, espera-se compreender o papel que a contabilidade gerencial exerce na sociedade empresarial nos dias atuais envolvendo os processos de gestão e aperfeiçoando os instrumentos de planejamento.

Palavras-chave: Pedagogo. Professor. Identidade do professor. Sociedade. Educação.

SUMÁRIO

1 TÍTULO 4

2 JUSTIFICATIVA 4

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

4 PROBLEMATIZAÇÃO 6

5 HIPÓTESES 6

6 OBJETIVOS 7

6.1 Geral 7

6.2 Específicos 7

7 METODOLOGIA 7

8 REFERÊNCIAS 8

1 TÍTULO

A construção histórica da identidade do pedagogo: perfil e espaços de atuação

2 JUSTIFICATIVA

Esse tema foi escolhido para ser pesquisado por dois fatores: primeiro, como estudante do curso de Pedagogia, é natural o interesse em conhecer os espaços de atuação do pedagogo no início desse século; segundo, pela necessidade de entender a construção histórica da identidade do pedagogo em um contexto marcado por profundas contradições. Enquanto a sociedade desvaloriza o profissional da educação, o mercado de trabalho exige pessoas capacitadas para atuar no mundo competitivo e globalizado, valorizando habilidades específicas e a criatividade humana. Faz-se, portanto, necessário compreender o perfil e o espaço de atuação do pedagogo, no contexto do século XXI, em Goiânia, tendo em vista as novas diretrizes para o curso de Pedagogia.

As contradições da sociedade brasileira são grandes. Investe-se pouco em educação, no entanto, exigem-se pessoas aptas e qualificadas para atuar no mercado de trabalho. Tendo em vista estas exigências, novamente o educador/pedagogo está sendo requisitado no sentido de preparar os profissionais da área empresarial, desenvolvendo habilidades humanas e técnicas com objetivo de compreender as transformações provocadas pelo avanço das ciências e das novas tecnologias, visando melhorar o desempenho das pessoas e conseqüentemente, dos produtos e serviços. Além das empresas, o pedagogo pode atuar em áreas emergentes do campo educacional em contextos não escolares, tais como: instituições civis, Organizações Não Governamentais (ONGs), TVs educativas, produção de brinquedos pedagógicos, editoras, brinquedolândias, bibliotecas, jornais, revistas, rádio, agências publicitárias, hospitais, sindicatos, partidos políticos, igrejas, associações de bairro, recreação, turismo e lazer, dentre outros. O profissional habilitado em Pedagogia pode atuar tanto no setor público como no setor privado, na docência, na organização e gestão de sistemas de ensino, unidade e projetos educacionais, na produção e difusão do conhecimento e nas diversas áreas da educação.

Nota-se, portanto, que, apesar da desvalorização do profissional educador, como o não-reconhecimento enquanto categoria, profissionalidade dividida e baixa remuneração, pode-se afirmar que o pedagogo está preparado para enfrentar o mercado de trabalho competitivo atual, que exige um profissional com sólida formação, capaz de diagnosticar problemas e apresentar soluções no campo da educação formal e não-formal, de modo a garantir o desenvolvimento de múltiplas competências e saberes necessários para atuar na sociedade informatizada.

Diante de um mercado de trabalho excludente, o perfil esperado de um pedagogo não é muito diferenciado do dos demais profissionais de outras áreas. Dentro desse novo paradigma de produção, exige-se um profissional competente, flexível, criativo, crítico, conhecedor das novas tecnologias, que saiba conviver e trabalhar em equipe, que possua autonomia de pensamento, que seja sociável, que saiba compreender processos e incorpore novas idéias, que tenha habilidade de gestão, auto-estima, etc.

É exatamente neste ponto, que a sociedade é contraditória: desvaloriza o pedagogo, o seu fazer pedagógico e, ao mesmo tempo, recorre à educação para formar e capacitar profissionais em toda e qualquer área.

Diante desses contrastes e contradições é que esta pesquisa passa ter relevância social, uma vez que ela pretende analisar esses fatos de forma objetiva e com embasamento teórico, procurando compreender a desqualificação profissional pela qual vem passando os educadores brasileiros.

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo Fernandes (2008), as integrações tecnológicas de processos através da tecnologia da informação (aplicações e infra-estrutura computacional e de comunicação de dados) fazem com que o risco que TI representa para a continuidade do negócio seja altamente visível. [...]

Fernandes (2008) coloca, ainda que, a política de segurança da informação consiste na determinação de diretrizes e ações referentes à segurança dos aplicativos, da infra-estrutura, dos dados, pessoas e organzações (fornecedores e parceiros).

Fernandes (2008) [...] qualquer evento de risco relacionando com a segurança da informação poderá trazer grandes prejuízos para a empresa.

(NBR ISO/IEC 27001:2006) A adoção de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação SGSI deve ser uma decisão estratégica para uma organização. A especificação e a implementação do SGSI de uma organização são influenciadas pelas suas necessidades e objetivos, requisitos de segurança, processos empregados e tamanho e estrutura da organização. É esperado que este e os sistemas de apoio mudem com o passar do tempo. É esperado que a implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com