TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Financeira X Contabilidade Grencial

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1.0 INTRUDUÇÃO...............................................................................................3

2.0 CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL.........4

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................7

4.0 REFERÊNCIAS..............................................................................................8

1.0 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é muito utilizada no mundo empresarial, nos governos, em diversas esferas da sociedade e pelas pessoas físicas. Cabe aos seus usuários conhecer o funcionamento bruto desta ciência e saber como utilizar as informações extraídas na mesma.

Na sua concepção a Ciência Contábil se divide em dois grandes campos que diferem de maneira singular a sua função e seus usuários, no entanto, em alguns momentos esses dois ramos se fundem e formam a ciência propriamente dita, e em outros momentos vão a caminhos opostos.

A seguir, uma explanação conceitualizando cada um desses campos, evidenciado onde se confundem e apontando suas principais diferenças.

2.0 CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL

Segundo Angelo (2011), a contabilidade se divide em dois ramos principais: Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial. A Contabilidade Financeira atende principalmente, entidades fora da empresa como, por exemplo, os acionistas, os bancos e fisco. Por outro lado, a Contabilidade Gerencial fornece informações aos gestores para sua tomada de decisão dentro da própria empresa sobre a própria empresa. A Contabilidade Gerencial subdivide-se em Contabilidade Analítica e de Custos.

Os dois ramos da contabilidade geram relatórios através de suas análises. Com base nesses relatórios é possível identificar as funções de cada ramo, suas diferenças e onde sem encontram no processo contábil.

Para Angelo (2011) os principais relatórios da Contabilidade Financeira são o Balanço, Demonstração de Resultados (L&P) e Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos. Na Contabilidade Gerencial, especificamente no subgrupo analítico os principais relatórios são o Histórico de venda por grupo de produtos, Demonstração da apuração das quebras e o Lucro financeiro por grupo de produtos.

O autor complementa que a Contabilidade de Custos preocupa-se na indústria em levantar os custos dos produtos nas várias etapas de produção e no varejo em calcular as despesas ligadas à operação do negócio.

Silva (2008) explica a importância das demonstrações financeiras.

A informação contábil é indispensável para qualquer tomada de decisão. Os relatórios contábeis evidenciam essa informação, habilitando o gesto de negócios a alavancar os resultados da empresa. Esses relatórios são identificados como demonstrações financeiras que, sendo obrigatórios por Lei (6.404/76, art.176), deverão ser elaborados ao final de cada exercício social pela diretoria, com base na escrituração contábil mercantil da companhia (sociedade por ações), e estes relatórios deverão ser publicados. [...] A duração do exercício social [...] é, de um ano.[...] Atrações contábeis [...], proporcionam uma base objetiva de informações indispensáveis aos acionistas, administradores, governo e sociedade em geral sobre a situação econômica, financeira e patrimonial das empresas. (SILVA, 2008, p. 159).

Costa (2013) explica que todas as empresas brasileiras devem apresentar as demonstrações contábeis. Lembrando que essas fazem parte do ramo da contabilidade financeira. As sociedades anônimas precisam publicar isso anualmente. Esses relatórios são chamados demonstrações contábeis e são padronizadas através da Resolução do Concelho Federal de Contabilidade nº 1121/2008.

Costa (2013), ainda diz que essas demonstrações precisam ser assinadas por contador registado ao órgão. Complementa que qualquer informação errada que cause prejuízo a alguém é de responsabilidade do contador.

Bertó (2017) trata a Contabilidade Gerencial como Abrangência de Cálculo de Custos. Esse termo está voltado às tomadas de decisões diárias que envolvem alguma forma de custo. O autor organiza essa abrangência em: contábeis; vinculadas ao planejamento; voltadas à gestão econômico-financeira, mercadológica; e voltadas ao controle.

As aplicações contábeis, segundo Bertó (2017) trabalham com a avaliação dos estoques e custos de produtos vendidos; avaliação e imobilizações próprias; avaliação de bens de fabricação própria para uso futuro na empresa. A abrangência e aplicações vinculadas ao planejamento determinam as aplicações, propriamente ditas, ao orçamento, projeção de planos de vendas e produção, estudos de viabilidade e análise de investimentos.

O autor complementa que na Contabilidade Gerencial, a abrangência e aplicações na gestão econômica financeira mercadológica as aplicações são inúmeras, porém, destacam-se a formação do preço de venda, ou o valor de produtos e serviços; a avaliação do desempenho de produtos e serviços; a formulação das políticas de produtos e preços; a formulação de políticas de distribuição e segmentação de mercado e; a avaliação do desempenho de negociações.

Na abrangência e aplicações voltadas ao controle, Bertó (2017) diz que os custos são em essência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com