TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediaria

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade I

Curso de Bacharel em Ciências Contábeis – 3ª e 4ª Fase

Ciências Contábeis

Carolina Rysiecki Espindola – RA: 9093479765

Dayane Chaves Vieira – RA: 2978565490

Jessica Silvano – RA: 9911150271

Thatiane de Campos – RA: 9894556076

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

        

Joinville

Setembro de 2015

Carolina Rysiecki Espindola – RA: 9093479765

Dayane Chaves Vieira – RA: 2978565490

Jessica Silvano – RA: 9911150271

Thatiane de Campos – RA: 9894556076

                ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                

                             

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional como requisito da disciplina de Contabilidade Intermediária, sob orientação do Prof. Aldir Norberto Porto.

Joinville

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

METODOLOGIA DO PLANO DE CONTAS        

LIVROS CONTÁBEIS – SPED.        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Estamos em uma época em que as empresas têm que se manter organizadas em suas estruturas, regulando todos os procedimentos internos, o plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, em nosso trabalho faremos uma reflexão sobre a metodologia do Plano de Contas e o sobre os livros contábeis, que são a base da empresa. A respeito do Plano de contas abordaremos sobre sua importância e a metodologia utilizada para sua elaboração, que por ser uma ferramenta de extrema importância para a contabilidade deve-se dar uma atenção especial, pois é através dele que serão realizada todas as demais escriturações contábeis, falaremos sobre os cuidados que são necessários, como observação do tamanho da empresa, ramo da atividade, sistema utilizado, prestar atenção na estrutura das contas, nas informações lançadas dentre outros. Abordaremos também a respeito dos livros contábeis (diário, razão, entradas/saídas e livros auxiliares), da importância e obrigatoriedade, para que serve dentro de uma organização, em que momentos os gestores farão uso desta ferramenta, das mudanças na legislação, alterações obrigatórias no SPED, como o Contador responsável deve agir com relação a estas alterações e quais são as vantagens destas novas regras que cada vez estão mais complexas.

Há muito tempo os procedimentos contábeis eram feitos a impressão de livros, para que então fossem tomadas as assinaturas do representante legal da empresa e do contador para o registro nas Juntas Comerciais do Estado. Por tratar-se de um processo rústico e que não faz jus a evolução que profissão contábil e toda a sociedade estão passando, foi instituído o projeto da Escrituração Contábil Digital (ECD), subprojeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), pela necessidade de uma fiscalização mais rígida, abrangente e dinâmica assim integrando as informações, agilizando cada vez mais os processos. A implantação de um projeto desta magnitude implica em uma adaptação das empresas e por sua vez, do contador, que deverá auxiliar tanto o empresariado quanto o fisco nesta trajetória.

METODOLOGIA DO PLANO DE CONTAS

O plano de contas é uma junção de todas as contas criado pelo contador, para atender as necessidades dos fatos administrativos, tida como necessárias nos registros contábeis de uma entidade. Serve como princípio para o registro das operações da organização, em que se pode montar toda a estrutura contábil que servirá de base para o registro dos fatos ocorridos em determinado período. Por isso sua importância nas empresas, pois sem um plano de contas, não se pode, nem mesmo, dar início aos lançamentos contábeis. O plano de contas é a estrutura sobre a qual se constrói toda a escrituração financeira da empresa, com a finalidade de mantê-la ordenada, obtento deste modo de maneira clara e objetiva, as informações contidas nos Balanços Patrimoniais e nas Demonstrações dos Resultados. Antes de se elaborar um plano de contas é importante que conhecer as características e as necessidades informacionais das empresas, a fim de disponibilizar informações eficazes na hora da tomada de decisão. Segue abaixo alguns dos requisitos fundamentais que devem ser observados na hora da montagem de um plano de contas:

Característica

Descrição

Tamanho da empresa

Amplitude do desdobramento das contas, cada empresa tens suas características, e uma difere da outra.

Ramo da atividade

O plano de contas deve ser elaborado considerando a necessidade de cada empresa, levando em consideração a atividade por ela operada.

Sistema contábil

Deve ter um sistema contábil que possa ser adaptado de acordo com a necessidade da empresa.

Interesses dos usuários

Deverá expressar os interesses dos usuários, de maneira que possa ajusta-lo conforme necessidade.

A montagem do modelo de Plano de Contas deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, já que os gestores podem necessitar de informações específicas sobre determinadas contas, vale ressaltar que o Plano de Contas deve ser planejado para possuir a mesma estrutura do Balanço e da Demonstração do Resultado do Exercício. Conforme o Portal de Contabilidade para a montagem do Plano de Contas devem ser levado em considerações três objetivos fundamentais:

  • Atender as necessidades de informação da administração da empresa;
  • Observar o formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis;
  • Adaptar-se tanto quando possíveis às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda;

Conforme supracitado, em primeiro lugar deve-se priorizar atender as necessidades que os gestores e administradores das empresas precisam para melhor gerir a empresa, mas sempre se deve ficar atendo para não produzir um Plano de Contas divergente das exigências do Fisco, pois as informações nelas reproduzidas são de grande importância para os mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com