TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.452 Palavras (30 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 30

        [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA


SUMÁRIO

  1. – INTRODUÇÃO

3/4/5

1.2 – Elaborar Balancete de Verificação

5/6

1.3 – Apresentação de Lucro Antes do IR/CSLL (DRE)

6/7

1.4 – Cálculo do Ativo Circulante 31/12/2010

7

2.2 – Conceito de Regime de Competência e Regime de Caixa

7/8

2.3 – Etapa 2 Passo 3 – Escrituração Contábil – Companhia Beta

8/9/10

3.1 – Etapa 3 Passo 1 – Contas Redutoras

10

3.2 – Etapa  Passo 2 – Cálculo Exaustão, Amortização e Depreciação Acumulada

11/12

3.4 – Etapa 3 Passo 4 – Provisão Para Crédito de Liquidação Duvidosa

12/13/14

4.1 – Etapa 4 Passo 1 – Folha de Pagamento- Adicional Insalubridade, Adicional Periculosidade.

14

4.2.1 – Horas Extras, Adicional Noturno, Vale Transporte e Salario Família

14/15/16/17

4.2.2 – Previdência Social, Imposto de Renda, FGTS, Contribuição Confederativa, Contribuição Sindical, Faltas e Pensão Alimentícia

17/18/19/20/22

4.3 – Resolução da Folha de Pagamento Empresa Aliança Ltda

22/23/24/25/26/27

4.4 – Fraudes Contábeis  

27/28/29

- Conclusão

30

  1. – INTRODUÇÃO

        O balancete de verificação, é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores).

        Ele tem como método as partidas dobradas (este método estabelece que não há devedor sem credor), por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de igual valor, e a finalidade principal do balancete é averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual à soma dos saldos credores.

        Através do balancete é possível chegar a vários resultados importantes para a contabilidade de uma empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, em outras palavras, o balancete é um relatório contábil, no qual são relacionadas todas as contas movimentadas no livro razão e que apresentam saldo diferente de zero no dia de sua elaboração.

        Apesar do balancete não está contemplado na Lei nº 6.404/76 como demonstrativo obrigatório, todavia é extremamente útil, pois serve de base barra a elaboração do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) entre outros demonstrativos contábeis.

        O saldo de cada conta é representado de acordo com sua natureza (devedora ou credora), e não apenas de acordo com o grupo a que pertence. Ou seja, para elaborar um balancete, cada conta será transferida do razonete para o balancete, com seu respectivo saldo.

         Assim, se a conta no razonete apontar saldo final devedor (lado esquerdo), este saldo será transportado para a coluna do saldo devedor do balancete. Se a Conta apresentar no razonete saldo final credor (lado direito), este saldo será transportado para a coluna do saldo credor do balancete.

        Há várias maneiras de se apresentar um balancete de verificação. Em todos eles deve existir o cabeçalho onde se indica o nome da empresa e a data do balancete. É possível representa-lo com os saldos iniciais de cada conta (devedor ou credor) e com os respectivos movimentos no período (débitos e créditos), ou simplesmente com os saldos finais das contas (devedor ou credor). Este último caso é o mais comum e também o mais prático.

        Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento, é instrumento contábil de grande relevância para tomada de decisões.

As contas listadas no balancete são tanto patrimoniais quanto de resultado de um determinado período.

        As contas Caixa, Banco conta corrente, Estoques, Veículos, Máquinas e equipamentos e Móveis e utensílios fazem parte das contas patrimoniais (ficam no Ativo);

  • A conta Depreciação acumulada de veículos faz parte das contas patrimoniais (fica no Ativo), porém, é uma conta retificadora (diminui o ativo) e o seu saldo é credor;
  • As contas Fornecedores, Salários a pagar e ICMS a recolher fazem parte das contas patrimoniais (ficam no Passivo);
  • A conta Capital Social faz parte das contas patrimoniais, ficando no Passivo Total, porém, fica na subdivisão do Passivo, chamada Patrimônio Líquido (PL);
  • As contas Receita de vendas, Receita financeira, ICMS s/ vendas, CMV, Desp. c/salários, Desp. c/férias, Desp. c/FGTS e Desp. c/depreciação fazem parte das contas de resultado, sendo elas receitas, despesas ou custos.

        Identificação do erro de lançamento

        Periodicamente, os responsáveis pela contabilidade devem utilizar o balancete contábil como ferramenta para verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos. Se a soma dos débitos não é igual à soma dos créditos, os registros contábeis estão incorretos. O contador, por sua vez, deverá averiguar onde está o erro, o quem nem sempre é uma tarefa fácil, pois é um trabalho de pesquisa junto aos lançamentos contábeis realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (392.6 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com