TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Societária

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação de Investimentos - Método da Equivalência Patrimonial

1. Sociedades coligadas, controladas, empresas que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

Sociedades Coligadas: É uma entidade, sobre a qual o investidor possui influência significativa e que não é uma subsidiária nem uma participação em um empreendimento em conjunto. Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas não é o controle individual ou conjunto sobre tais políticas. 
Se um investidor detiver, direta ou indiretamente (por exemplo, por meio de subsidiárias), 20% ou mais do poder de voto da in vestida, presume-se então que o investidor possui influência significativa, a menos que possa ser demonstrado claramente que esse não é o caso. Ao contrário, se o investidor detiver, direta ou indiretamente (por exemplo, por meio de subsidiárias), menos que 20% do poder de voto da investida, presume-se que o investidor não possui influência significativa, a menos que essa influência possa se r claramente demonstrada. A participação majoritária o u substancial de outro investidor não impede necessariamente que o investidor tenha influência significativa.

Sociedade Controladora: É a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Não há dúvida de que esses direitos são conferidos as ações com direito a voto, a certos tipos de ações preferenciais, quando assim definido no estatuto da empresa. Outra situação frequente em que existe a controlada é a de empresas que tenham seu capital muito pulverizados, ou seja, muitos acionistas com pequenos investimentos individuais. Neste caso pode ocorrer que um acionista, mesmo tendo somente, digamos 40% do capital votante, ainda detenha a preponderância nas deliberações sociais, de forma que, se possa dizer permanente, pois todos os demais 60% estão espalhados por muitos pequenos acionistas que detêm individualmente, pequena porcentagem. 

Empresas que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum:

[pic 1]

                   

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

          100%                80%              70%            60%

    [pic 8][pic 9][pic 10]

                                                                                       [pic 11][pic 12][pic 13]

                       5%                               8%         12%                                                                

                                                           

[pic 14]

2. Controle Direto e Indireto

Controle Direto: Quando uma sociedade controla diretamente outra sociedade,
admite-se participação direta e indireta, o que não ocorre com as sociedades
coligadas, cuja participação será sempre direta. Assim com a participação o
controle também poderá ser direto e indireto.

Controle Indireto: Quando o controle é feito através de outra sociedade controlada.

Exemplo:

A Cia. A possui 80% das ações da Cia. B
A Cia. B possui 90% das ações da Cia. C
Logo,
B é controlada direta de A (80% das ações ordinárias)
C é controlada direta de B (90%) e Indireta de A, pois A controla C através de B.

                                                                   

3. A técnica da equivalência patrimonial

Os investimentos avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial, aplicamos a técnica: A medida em que o Patrimônio Líquido das investidas aumenta ou diminui, a conta Investimentos da Investidora deverá também aumentar ou diminuir proporcionalmente ao percentual de participação. Para se determinar a contrapartida desse débito ou crédito vai depender da origem da movimentação do Patrimônio Líquido das investidas. A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.  
O valor do investimento, portanto, será determinado mediante a aplicação da porcentagem de participação no capital social, sobre o patrimônio líquido de cada sociedade coligada ou controlada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com