TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

 Exercicio 1 do I bimestre

Estude  os capítulos 10, 11 e 12 do livro de “Contabilidade Tributária” e responda as questões e exercícios abaixo:

 Respostas

1-No artigo N°77 do CTN é referente a cobrança de taxas que é feita  União, Estados e Municípios e tem como fato gerador o exercício regulador do Poder de polícia.

Embora todo cidadão, seja livre para estabelecer-se como uma indústria ,mas existe um porém a mesma não, pode instalar-se em um bairro restritamente comercial.

No artigo N°78 do CTN administração pública de limita esse direito de instalar uma indústria chama poder de polícia.

Esse poder refere-se a possibilidade, de fiscalizar autorizar ,determinada atividade delimitando a em razão do interesse público relativo à segurança, à higiene ,à ordem e aos costumes etc. conformidade .

2-Devido maior facilidade de legislar por lei ordinária, cuja aprovação é por maioria simples no Congresso Nacional, somada ao fato de que a repartição da receita tributária da União estados e municípios refere-se apenas aos impostos é razão pela qual a união tem preferido aumentar sua arrecadação por meio de alterações nas contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico.

3- A  emenda 33/2001 é referente as contribuições, sociais e de intervenção do domínio econômico nos casos da importação e exportação. Logo se nota, que essa emenda constitucional 33/2001 seria ,capaz de incidir sobre a importação do petróleo e de seus derivados, gás natural e seus derivados, álcool e combustível agora com a nova redação dada ao citado inciso II emenda Constitucional N° 42/2003, tiveram sua incidência ampliada por toda e qualquer importação de, produtos estrangeiros ou serviço.

4- É o princípio que estabelece que não haverá cobrança de tributo no mesmo exercício fiscal da lei que o instituiu. Assim sendo, um tributo só poderá ser cobrado pelo Fisco no ano seguinte àquele em que a lei que o criou fora promulgada. Sua base legal é a Constituição Federal, em seu art. 150, II, "b".

5- Aliás, a lei vem aumentando cada vez mais as exigências para cada Instituições de Educação e assistências sem fins lucrativos, com severas as disposições relativas a sua contabilidade, e demonstrações de receitas e despesa, expondo até sobre a destinação dos eventos superávits. Pois o fato de ser uma entidade sem fins lucrativos não significa que deva trabalhar com prejuízo, mas os eventuais resultados positivos sejam empregados na instituição. Mas o estado querer dispor sobre como deve ser empregado e sem dúvida um evidente exagero.

6- Seletividade do IPI normalmente se associa ao atendimento das necessidades básica de uma pessoa, tais como alimentação, vestuário, medicamentos e habitação, mas o princípio tem, além dos propósitos, extensão mais ampla, destacando-se a importância como “instrumento de tutela do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado”.

7- É um fator definido em lei que, aplicado sobre a base de cálculo, determina montante do tributo a ser pago.

8-Além do imposto devido, apurado pela aplicação da alíquota sobre a base de cálculo, ás vezes a lei o pagamento de mais um valor, sob nome de adicional, que incide sobre determinada base de cálculo que ela fixar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com