TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade UNIDADE

Por:   •  4/8/2015  •  Resenha  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

 A utilização das Partidas Dobradas permite que através de um único lançamento, as duas alterações sejam anotadas:

- Redução de $40.000,00 no dinheiro existente no patrimônio; e

- Aumento de $40.000,00 aplicados em aquisição de veículo.

Em termos contábeis: Debita-se a conta veículos (representando a aplicação de recurso) e credita-se a conta caixa (representando a origem dos recursos aplicados).

CONTABILIDADE

UNIDADE 1

AULA 1

Os usuários internos incluem os administradores, funcionários, gerentes, acionistas, dentre outros interessados, pertencentes à estrutura administrativa da organização.

Os usuários externos são aqueles que não pertencem à organização, mas necessitam informações sobre a mesma, como: clientes, instituições financeiras, governo, acionistas, investidores em geral, fornecedores, concorrentes, etc.

Basicamente, todo ser humano é uma pessoa física e as empresas são pessoas jurídicas.Podendo Ser estas empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Os usuários da Contabilidade são pessoas físicas ou jurídicas que direta ou indiretamente tenham interesse na situação econômico-financeira de uma entidade. Na sua maioria, os usuários da contabilidade são pessoas jurídicas, podendo estas ser empresas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.A resposta para essa questão depende de se o usuário é externo ou interno.

Quando nos referimos aos usuários externos é mais difícil saber as informações específicas que atendem a expectativa de cada um deles. Assim, para esse tipo de usuário, a Resolução CFC nº 1.121/08 destaca que “o objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica”.

Já para os usuários internos, fica mais fácil identificar as necessidades informacionais individualizadas. Assim, informações específicas modeladas para o processo decisório podem ser fornecidas também pela Contabilidade.

Os funcionários buscam identificar nas demonstrações contábeis se as empresas podem pagar os seus salários e se eles têm espaço para crescimento na mesma.

Os administradores são os usuários que utilizam as informações contábeis com mais profundidade e frequência para utilização em seu processo decisório.

Os sócios ou acionistas são pessoas que geralmente estão longe da administração das organizações, elas estão interessadas nas demonstrações contábeis para analisar a rentabilidade e a segurança dos seus investimentos.

O governo utiliza as demonstrações contábeis para verificar a arrecadação de impostos, e também para colher dados estatísticos sobre lucratividade, crescimento, investimentos ambientais e sociais, entre outros.

Os fornecedores verificam nas demonstrações contábeis a capacidade da empresa em pagar as suas dívidas.

Os investidores buscam nas demonstrações contábeis identificar as informações econômico-financeiras da empresa, para avaliar a capacidade da empresa em gerar lucros, entre outras informações, visando identificar a melhor opção de investimento.

Os bancos utilizam as demonstrações contábeis para fins de análise de crédito para empréstimos, limites de crédito, entre outras.

Os sindicatos verificam a produtividade dos setores, fator relevante na definição dos reajustes salariais

Os concorrentes buscam extrair nas demonstrações contábeis as estratégias utilizadas, o desempenho, lucratividade, dentre outros indicadores das suas concorrentes.

ATIVIDADE AULA 2

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE – ESTE PRINCIPIO SIGNIFICA O QUE PARA TODO E QUALQUER EMPRESARIO É PRIMORDIAL: PROSSEGUIMENTO NO INVESTIMENTO FEITO,SEJA ELE EM FORMA DE NOVAS FILIAIS ,MULTIPLICAÇÃO DE OFERTAS DE PRODUTOS.SEMPRE INVESTINDO PARA QUE AUMENTE OS LUCROS DE FORMA SEGURA PARA QUE NÃO HAJA PERIGO DE A EMPRESA TER PREJUIZOS COM MÁ ADMINISTRAÇÃO.

Princípio da Entidade: NESTE PRINCIPIO DEVE- SE DIFERENCIAR PATRIMONIO PARTICULAR DE PESSOA FÍSICA. AS DESPESAS DE PESSOAS FÍSICAS NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO DESPESAS DA EMPRESA.OS BENS DOS EMPRESARIOS NÃO DEVEM SER REGISTRADOS NA EMPRESA.ATE MESMO SE UM EMPRESARIO TIVER MAIS DE UMA EMPRESA NAO DEVE-SE MISTURAR DESPESAS DELAS.

São os princípios da entidade, da continuidade, do registro pelo valor original, da Oportunidade, da Competência e da Prudência.

Principio de continuidade: O contador deve considerar a continuidade dos negócios da entidade, que a validade da empresa tenha prazo indeterminado.

        

Principio da Prudência: O contador deve observar o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo.

AVALIACAO UNIDAD 1:

A Situação líquida patrimonial é a diferença entre o Ativo (Bens e Direitos) e o Passivo (Obrigações). ATIVO – PASSIVO = SITUAÇÃO LIQUIDA PATRIMONIAL.

EXISTEM TRES FORMAS EM QUE A SITUAÇAO LIQUIDA PODE SER REPRESENTADA:

  1. QUANDO O ATIVO FOR MAIOR QUE O PASSIVO  DENOMINA-SE SITUAÇAO LIQUIDA POSITIVA. (A>P)
  2. QUANDO O ATIVO FOR MENOR QUE O PASSIVO DENOMINA-SE SITUAÇAO LIQUIDA NEGATIVA.( A
  3. QUANDO O ATIVO FOR IGUAL AO PASSIVO  DENOMINAMOS DE SITUAÇAO LIQUIDA NULA.(A=P)

SITUAÇÃO LÍQUIDA Por este raciocínio, se o ativo tem o valor de 1.000 e o passivo exigível é de 600,o preço de aquisição seria apurado com base na diferença: 1.000 - 600 = 400.Se a aquisição desta sociedade ocorrer por preço superior a 400, haverá ágio. Se por valor inferior,deságio.A diferença entre o ativo e o passivo exigível recebe o nome de situação líquida.Há 3 espécies possíveis de situações líquidas:1 - Situação Líquida Nula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com