TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade avançada

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.832 Palavras (20 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 20

Tema

Adaptação do Profissional Contábil Aos Novos Padrões Internacionais.

1.1.  Problema

        Segundo Niyama (2010) a contabilidade de forma geral é fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. Como cada país possui seu próprio ambiente politico, econômico, social e cultural. Consequentemente, a evolução das mesmas está vinculada ao  desenvolvimento da contabilidade.

Com a globalização a contabilidade ganhou sua devida importância, deixando de ter sua utilidade limitada e servindo como instrumento decisório em nível internacional, tornando-se a principal fonte de informação econômica (principalmente de natureza econômica financeira) utilizada para analisar o desempenho empresarial e avaliação do risco para se realizar um investimento. Portanto, os relatórios contábeis sempre são solicitados pelos investidores para avaliação de oportunidade para concretizar seus negócios.

        Niyama (2010) aponta que a linguagem contábil não é homogênea em termos internacionais, pois cada país possui suas praticas contábeis próprias, ou seja, significa que o lucro apurado em uma empresa no Brasil não seria o mesmo se adotado as praticas contábeis de outros países, dificultando a compreensão devido à diversidade.

        Portanto, todos os países possuem seus próprios critérios para reconhecer e mensurar suas transações, com o intuito de melhorar a qualidade das informações apresentadas e evitar mal entendidos nas intepretações das demonstrações contábeis das organizações de diversos países, foi criado à harmonização contábil internacional, que busca uma linguagem homogênea para comparabilidade.

Entretanto, partindo do principio que o Brasil durante décadas possuía sua maneira particular de apresentar suas demonstrações contábeis, nota-se que para o profissional contábil a adaptação aos novos padrões não foi uma tarefa fácil, forçando uma mudança brusca em sua forma de trabalho e de postura profissional de modo a alcançar a valorização desejada no mercado de trabalho. A exigência diante dessa nova regra é muito grande, sendo necessário assumir u/m compromisso com responsabilidade e preparação de conhecimento para aplicação das normas internacionais de forma correta dentro das empresas brasileiras.

Nobes (1998) entende que a questão do ensino da área contábil é diretamente relacionada pela politica educacional de um modo geral e pelo nível do desenvolvimento econômico do país, porém, destaca que não há evidencias conclusivas sobre seu entendimento. Utilizando como exemplo ao dizer que existem vários países africanos com baixo nível de desenvolvimento econômico, porém, seu sistema contábil é similar aos da Grã-Bretanha, e alguns totalmente diferentes como os da França. Em contraposição, lembra que Grã-Bretanha é Holanda têm níveis de desenvolvimento econômico similar ao da Alemanha e Itália, países que possuem sistemas contábeis completamente diferentes entre si.

        Saudagaran (2004) aponta que a educação na área contábil possui forte influencia na qualidade do sistema contábil e no tipo de informação gerada. Nos países com longa tradição em matéria contábil, a contabilidade já é objeto de curso de graduação, mestrado e doutorado, o que contribui para fortalecê-la no campo educacional. Porém, em outros países a profissão é vista como uma vocação com o ensino fraco e muitas vezes limitada.

        Niyama (2010) destaca que o Brasil em vários aspectos possui profissionais limitados. Pois, convivemos com duas categorias profissionais (contador e técnico de contabilidade), o que raramente acontece em outros países. Também pela visão que a sociedade tem de que o contador é responsável apenas pela escrituração e pelo imposto de renda. E o mais alarmante, os cursos de mestrados e doutorado em contabilidade não alcançam nem  1% dos graduados em contabilidade, ou seja, pelo pouco interesse ou dificuldade os estudantes de ciências contábeis estacionam no curso de bacharelado e não buscam prosseguir em busca de novos conhecimentos e aprendizado.

O exame aplicado aos bacharéis em ciências contábeis e aos técnicos revela que o nível de ensino está longe do que o mercado de trabalho deseja, segundo Niyama (2010).

Portanto, concluímos que o problema identificado neste projeto é a falta de conhecimento do profissional contábil para aplicabilidade das normas internacionais dentro das empresas.

1.2. Constatações

A falta de conhecimento dos profissionais contábeis diante das novas normas internacionais pode ser solucionada através de cursos de especialização pós-graduação, mestrado, doutorado, palestras e a leitura.

1.3. Objetivos

1.3.1. Objetivo Geral

O objetivo geral do presente estudo é identificar os impactos gerados pela implantação das normas internacionais no Brasil, o que mudou para o profissional, e de que forma o contador era visto antigamente e nos dias atuais.

1.3.2. Objetivos Específicos

        Para que seja alcançado o objetivo geral exposto, será necessário focar nos seguintes objetivos específicos;

  • Buscar através de literaturas especifica as principais abordagens relacionadas ao tema.

  • Identificar quais foram às mudanças ocorridas dos após a aprovação das normas internacionais no Brasil, e o que influenciou na profissão do contador.

1.4. Justificativa

        Optamos em falar da adaptação do profissional contábil aos novos padrões internacionais, por ser um tema bastante comentado e discutido desde sua implantação no Brasil. Estas mudanças proporcionam a valorização do profissional contábil que precisa entender e adequar-se às novas exigências de maneira correta e segura.

        Enquanto alunas do Curso de Ciências Contábeis, temos à oportunidade através deste estudo de aprofundar nossos conhecimentos, sabedorias sobre o que mudou na contabilidade nos dias atuais. Estamos vivendo um momento de aperfeiçoar o aprendizado construído no decorrer do curso, e colocando em pratica o conhecimento teórico sobre o tema escolhido.

        Como fonte de pesquisa, a escolha do tema foi em função da necessidade de aprofundarmos nosso aprendizado, pois, diante de tantas mudanças que vem ocorrendo sobre este tema, foi necessário melhorar nosso conhecimento para entendermos melhor sua aplicabilidade e quais os desafios que teremos que enfrentar ao exercer a profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (345.8 Kb)   docx (137.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com