TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade avançada

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.318 Palavras (18 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 18


[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 7º.  PERÍODO

       

CONTABILIDADE AVANÇADA I

PALMAS

2015


CONTABILIDADE AVANÇADA I

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de CONTABILIDADE AVANÇADA I, do Curso de Ciência Contábeis, da Faculdade Anhanguera sob a orientação do professor-Tutor presencial:

 

PALMAS

2015                                             


                                         CONTABILIDADE AVANÇADA I

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de CONTABILIDADE AVANÇADA I, do Curso de Ciência Contábeis, da Faculdade Anhanguera sob a orientação do professor-Tutor presencial:.

.

Aprovado em:

Banca Examinadora

____________________________________

Professor

_____________________________________

Professor

PALMAS

2015


SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................        1

2 - Títulos de crédito.............................................................................        2

3- Valores mobiliários...........................................................................        5

4- Aplicações financeiras......................................................................        6

5- Investimentos....................................................................................        9

6- Juros sobre capital próprio..............................................................        12

Conclusão............................................................................................        14

Referências bibliográficas...................................................................        15


       INTRODUÇÃO

A necessidade de se entender que títulos de crédito são basicamente uma troca entre credor e devedor, analisando por essa perspectiva pode-se dizer que é a capacidade de “soltar” linhas de crédito com base na confiança que o credor deposita no devedor por meio de apurações pregressas e relatórios que contenham a real situação financeira do mesmo

Existem dezenas de espécies de títulos de crédito no Brasil, todos eles regulados por legislação específica. Para os propósitos deste breve estudo, vamos apresentar as principais modalidades que garantem a grande maioria das operações de crédito no mercado brasileiro. Valores mobiliários são documentos emitidos por empresas ou outras entidades (públicas ou privadas), que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários.

Fatores importantes são necessários para um bom trabalho, tratando quanto á reestruturação societária na contabilidade, conceituando e exemplificando á Incorporação, Fusão e Cisão de Empresas. A Contabilidade Avançada é bem ampla que envolve muitos conceitos e precisa-se entender a contabilização do imposto de Renda e da Contribuição Social. Dentre os impostos contabilizados o trabalho estará abordando sobre o Imposto de Renda Diferido, apresentando os principais pontos encontrados e necessários para se puder apurar e contabilizar o Imposto de Renda e a Contribuição Social. E então tratar sobre os assuntos que envolvem Juros sobre o Capital Próprio,importante tema da Contabilidade Avançada, que necessita de estudos específicos exemplos de contabilização dos Juros sobre o Capital.


2 - TÍTULOS DE CRÉDITO

Título de crédito é o documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado Cesar Vivante.

Títulos de crédito são basicamente uma troca entre credor e devedor, analisando por essa perspectiva pode-se dizer que é a capacidade de “soltar” linhas de crédito com base na confiança que o credor deposita no devedor por meio de apurações pregressas e relatórios que contenham a real situação financeira do mesmo. Três são as características que distinguem os títulos de crédito dos demais documentos representativos de direitos e obrigações: primeiramente o fato dele referir-se unicamente a relações creditícias, posteriormente por sua facilidade na cobrança do crédito em juízo (não há necessidade de ação monitória) e, finalmente, pela fácil circulação e negociação do direito nele contido. 

Uma outra característica implícita , que dá aos títulos de crédito o caráter de seguridade e confiabilidade, que o torna capaz de atender aos interesses da coletividade: o rigor formal, rigor este, que deve ter o documento para que seja considerado um título de crédito.

Existem dezenas de espécies de títulos de crédito no Brasil, todos eles regulados por legislação específica. Para os propósitos deste breve estudo, vamos apresentar as principais modalidades que garantem a grande maioria das operações de crédito no mercado brasileiro. 

São eles: 

a) Letra de câmbio; 

b) Nota promissória; 

c) Cheque; 

d) Duplicata 


2.1 As características ou princípios básicos dos títulos de credito 

Os títulos de crédito nas suas mais variadas espécies guardam em si três características fundamentais, quais sejam: 

2.2.  Cartularidade 

A cartularidade é a característica do título que tem por base sua existência física ou equivalente, ou seja, o título tem que existir na sua essência como elemento efetivo e representativo do crédito. Assim, um título de crédito existe enquanto existir a sua cártula, ou seja, enquanto existir o próprio título impresso, não sendo admitido inclusive cópia para efeitos de execução da dívida. Daí decorre o axioma jurídico de que “o que não está no título não está no mundo”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com