TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade básica

Por:   •  1/5/2015  •  Seminário  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho é apresentado com intuito de enfatizar os conteúdos vistos durante o semestre, especificamente voltados para o cenário empresarial, destacando a matemática como ferramenta importante no auxílio às empresas, os fatores ambientais das organizações, os aspectos jurídicos do empresário e finalmente a participação da contabilidade nas empresas.

Entende-se que os fatores citados acima são de extrema importância para as rotinas de uma empresa, portanto o aprofundamento destes conhecimentos se faz essencial para um empresário. Nós futuros contadores também devemos desenvolver estes conhecimentos para dar o apoio a estes novos empresários.

DESENVOLVIMENTO

Podemos dizer que contabilidade e matemática estão muito próximas no sentido de ajudar o empresário a desenvolver suas atividades diárias, sendo imprescindível o aprofundamento de conhecimento relacionado à matemática.

De acordo com (Araman.2009, p. 2), em diversas áreas do conhecimento, a matemática é imprescindível como uma ferramenta para compreender os cálculos financeiros, as funções e suas propostas, nas soluções dos diversos problemas.

Os fatores ambientais das organizações tem relação direta com os resultados das em presas, antes este fato poderia ser deixado em segundo plano, mais hoje com a evolução de todos os meios este tema torna-se relevante para os empresários.

De acordo com Silva (2010.p. 150) as organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados.

Ainda segundo Silva (2010.p.150):

Ambiente externo são as forças que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante ao mercado. Podemos destacara aqui os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos governo e concorrentes e ambiente interno são todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto no ambiente externo. Assim cabe ao administrador obter recursos internos e administra-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras afim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.

Conforme (ALBANO, 2011, p.27):

Em regra toda e qualquer pessoa que possua capacidade civil plena pode exercer a atividade empresarial, salvo aqueles que a lei proíbe: em especial os Funcionários Públicos, os Militares, os Magistrados, os Corretores e leiloeiros, os Cônsules, o Médico na atividade de farmácia, o falido e os Estrangeiros não residentes no país. Veja que estes não estão proibidos de ingressaremem sociedades, mas não podem ocupar cargos de gerência, apenas de investidores da sociedade empresarial.

De acordo com (Martins, 2009, p. 76) Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.

A responsabilidade do contador está prevista no Código Civil de 2002, que prevê tanto o amparo legal no exercício de suas funções quanto a punição, no caso de esse profissional agir com dolo. A responsabilidade penal, por sua vez, está prevista no artigo 342 do Código Penal.

“Art. 1.178. Os preponentes são responsáveis pelos atos de quaisquer prepostos, praticados nos seus estabelecimentos e relativos à atividade da empresa, ainda que não autorizados por escrito.Parágrafo único. Quando tais atos forem praticados fora do estabelecimento, somente obrigarão o preponente nos limites dos poderes conferidos por escrito, cujo instrumento pode ser suprido pela certidão ou cópia autêntica do seu teor.”

A Lei nº 10.268/2001 altera a redação do Código Penal enfatiza que:

A Lei nº 10.268/2001 altera a redação do Código Penal para, entre outras disposições, incluir os contadores no crime de falsidade ou falso testemunho em processo judicial ou administrativo, inquérito policial ou em juízo arbitral, tipificados no art. 342 do referido Código.

“Artigo 342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral:§ 1º. As penas aumentam-se de um sexto a um terço, se o crime é praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta.

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.§ 2º. O fato deixa de ser punível se, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade. Artigo 343. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, perícia, cálculos, tradução ou interpretação:Pena - reclusão, de três a quatro anos, e multa.Parágrafo único. As penas aumentam-se de um sexto a um terço, se o crime é cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administração pública direta ou indireta.”

Com a evolução tecnológica e comercial, a contabilidade nas empresas torna-se devidamente importante, por isso devemos saber alguns conceitos relacionados à empresa e a contabilidade, com intuito de orientar os nossos clientes e investidores.

Segundo (Costa, 2009, p. 47)

Em outra definição, o patrimônio líquido são os recursos dos sócios ou acionistas investiram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com